10 Motivos para comer mais gengibre

Conheça 10 razões para consumir mais gengibre no dia a dia

O gengibre é uma planta medicinal poderosa, cuja parte consumida é o rizoma (parte subterrânea da planta), uma das especiarias mais experimentadas e amadas em todo o mundo por milhares de anos com seus benefícios sobre a saúde reverenciados tanto pelo povo quanto pelos mais sábios terapeutas do corpo e da alma. Referências a ele podem ser vistas desde os textos mais antigos e tem sido valorizado por culturas diferentes, desde os primórdios da humanidade. O gengibre tem o sabor picante e adstringente, com aroma característico e notado à distância por muitos. Existem variedades amarelas, brancas e vermelhas.

Os efeitos curativos do gengibre são tamanhos que fazem com que este seja um dos tops na lista de alimentos medicinais. Esta dádiva da Mãe Terra é um poderoso aliado para a desintoxicação, limpeza e defesa do organismo, é capaz de transformar saladas, pratos frios, sucos e chás em verdadeiras delícias culinárias repletas de nutrientes especiais. Neste artigo, vamos destacar 10 razões pelas quais o gengibre é infinitamente benéfico para nós e dar algumas ideias de receitas saudáveis para você adicioná-lo em sua alimentação diariamente.

Pois então, quais são os 10 motivos pelos quais o gengibre deve fazer parte da nossa alimentação?

Vamos a elas:

Potente Antioxidante

Um antioxidante é uma molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas. A oxidação comumente gera radicais livres que impulsionam uma reação em cadeia prejudicial às nossas células. A oxidação de moléculas com consequente liberação de radicais livres é fator de risco para as doenças cancerígenas. Consumir alimentos tão ricos em antioxidantes como é o caso do gengibre é literalmente usar o poder rejuvenescedor da natureza para manter-se livre de doenças. Prevenindo a formação de radicais livres estamos prevenindo o envelhecimento precoce do organismo causado por frequentes danos celulares.

Remédio para tontura, enjoo/náusea

Quem sofre com náuseas geralmente pela manhã quando acorda, ou em viagens e até mesmo durante a gestação, pode confiar no gengibre como remédio natural para o enjoo. Há tempos sua eficácia em aliviar tonturas e náuseas vêm sendo comprovada. E o melhor, o gengibre possui substâncias ativas muito eficazes, não sendo necessário consumir mais do que um punhado que lhe agrade. Como é considerado seguro para gestantes, torna-se um excelente remédio natural para as náuseas matinais do período gravídico.

Ajuda na digestão e reduz a flatulência

O Gengibre é um dos alimentos curativos mais utilizados na medicina ayurvédica, ele aumenta o agni – nosso fogo digestivo – é um carminativo (previne flatulência) e um antiespasmódico intestinal (o que significa que reduz o peristaltismo intestinal). Essas qualidades o fazem excelente para melhorar distúrbios gastrointestinais incluindo a produção de gases.

Anticancerígeno

Os estudos científicos demostram que os gingerols, principais componentes ativos no gengibre, são muito benéficos no combate às células cancerígenas. Os resultados indicam que os gingerols inibem a ação de células causadoras de câncer colorretal em humanos. Experimentos de laboratório apresentados por pesquisadores da Universidade de Michigan, mostraram que gingerols, induziu tanto apoptose (suicídio celular programado ), quanto autofagocitose (auto-digestão) em células cancerígenas do ovário. O pesquisador Dr. Lui e seus colegas de equipe examinaram o efeito de um extrato de gengibre inteiro contendo 5% de gingerol em um número de diferentes células de cancro do ovário.

Poderoso anti-inflamatório

Outro fator de risco para o câncer em geral são os estado inflamatórios no organismo. O gengibre é um forte anti-inflamatório, e muita gente sabe disso, na prática quando tem aquela dor de garganta! Mas seu poder anti-inflamatório é comprovado também em estudos com pessoas acometidas por doenças inflamatórias como osteoartrite e artrite reumatoide. Gingerols são os agentes anti-inflamatórios mais ativos e demonstram ter seu efeito potencializado quando se consome gengibre regularmente.

Expectorante natural e antitussígeno

Consumir regularmente gengibre estimula a expectoração de muco, além disso, ajuda a reduzir a tosse.

Reduz a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares

Gengibre é capaz de reduzir a pressão arterial e o agregamento plaquetário na corrente sanguínea, promovendo maior fluidez ao sangue, reduzindo o risco de aterosclerose e coágulos sanguíneos. Tudo isso é uma enorme ajuda para quem nunca teve os melhores hábitos alimentares e deseja mudar isso, pois essas propriedades medicinais do gengibre previnem acidentes comuns como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico o que certamente é uma mão amiga para os iniciantes nas atividades físicas e aspirantes à uma vida mais saudável.

Gengibre aquece o organismo

Essa especiaria conforme disse mais acima, tem propriedades que estimulam o sistema circulatório, propriedades indutoras da sudorese, o que justifica também aquecer o organismo (na visão da medicina ayurvédica estimula o agni), sendo um ótimo aliado para o tempo frio. Então, quando perceber seu corpo querendo se contrair no inverno, traga mais gengibre para sua comida e aproveite as características do elemento fogo em seu corpo.

Ajuda na desintoxicação do organismo

O gengibre é conhecido por promover a saúde também através da transpiração, eliminando toxinas geradas no organismo durante os processos digestivos e inflamatórios. Somam-se a isso as qualidades antioxidantes excepcionais e outros benefícios, então você tem um alimento com verdadeiro efeito detox. E o melhor gostoso e natural.

Limpeza e saúde da pele

De acordo com o que os cientistas têm descoberto, no suor existe uma substância chamada dermicidin, responsável por evitar germes e microorganismos invasores na pele. Uma vez que o gengibre estimula a transpiração saudável ele contribui para a manutenção da saúde da pele.

Desfrute da força da natureza usando gengibre no dia a dia em receitas de:

Chá de gengibre com limão;

Sopas/Caldos;

Saladas;

Substituindo o alho;

Suco de abacaxi com hortelã e gengibre

e onde der na telha de experimentar, e se fizer, já sabe.. Comente por aqui!

Abraços, muita Paz, muita Saúde!

Inspiração: naturalhealth365

Foto: Stefan Lins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *