#6 RITUAIS DIÁRIOS DE AUTOCUIDADO PARA PESSOAS ALTAMENTE SENSÍVEIS

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6 rituais diários de autocuidado para Pessoas Altamente Sensíveis (PAS)

pessoas altamente sensíveis

Vocês muitas vezes se sentem vulneráveis ​​ao mundo exterior? Em grandes multidões, falatórios excessivos, cheiros fortes, ou as pessoas em geral ficam impregnadas sob sua pele? Ou talvez você esteja apenas sobrecarregado com as exigências da vida diária e não sabe como gerenciar isso tudo.

Se uma dessas coisas soa como algo que você experimenta regularmente, você pode ser uma Pessoa Altamente Sensível.

Segundo o Dr. Elaine Aron, pessoas altamente sensíveis (PAS) compõem 20 por cento da população total mundial, ou seja, uma em cada cinco pessoas tem essa característica. Semelhante ao ter sardas ou olhos castanhos, ser sensível é algo com que nascemos, não é algo que você escolhe.

Pessoas altamente sensíveis têm afinado sistema nervoso, o que significa que as coisas são sentidas mais fortemente (positivas e negativas), se machucam com facilidade, muitas vezes, pode ler e sentir a energia de outras pessoas, e às vezes pode antecipar quando algo vai acontecer antes que ocorra. Então como é que uma Pessoa Altamente Sensível gerencia toda essa sobrecarga?

Duas palavras: auto+ cuidado

Aqui estão seis maneiras como Pessoas Altamente Sensíveis podem praticar regularmente o autocuidado:

#1) Aterramento

O aterramento é uma prática simples que não leva muito tempo e envolve a conexão com seu corpo e a Terra da maneira que faz sentido para você.

Minha maneira favorita de aterrar a mim mesma é me colocar deitada no chão ou na grama. Todas as manhãs, depois que eu levanto da cama, eu deito no chão sobre uma esteira de yoga e medito durante pelo menos 10 minutos. Isto me permite começar o dia com o pé direito, porque ela me faz estar presente em meu corpo.

Desde que eu comecei esta prática diária, tenho notado que eu me sinto menos sobrecarregada e não fico incomodada por coisas pequenas. Quando eu posso, eu pratico isso várias vezes ao longo do dia e fico relaxada quase que instantaneamente.

Outras formas de “aterrar-se” incluem andar descalço na grama, dar uma caminhada na natureza, ou boiar na água.

#2) Escovação seca

Escovação seca não só ajuda a remover a pele morta, ela também permite que você desintoxique suas células e órgãos internos.

Usando uma bucha de cerdas naturais com uma longa alça, basta começar de seus pés e escovar em movimentos circulares, de forma a trabalhar todo o seu corpo até o rosto. A chave é a escova partir da base para o topo, para manter o fluxo de sangue fresco movendo-se para o seu coração. (Esta área é também onde seu sistema linfático faz a drenagem.)

Escovação seca permite que você se sinta mais revigorado e energizado para começar o dia, o que pode ser especialmente útil para Pessoas Altamente Sensíveis que se sentem sobrecarregadas.

#3) Diário

A maioria das Pessoas Altamente Sensíveis vivem em suas cabeças, o que significa que muitos de seus pensamentos ficam presos lá em cima sem ter para onde ir. Na minha experiência, eu descobri que depois de um dia estressante, escrever no diário realmente ajuda porque eu sou capaz de anotar o que eu estou pensando no papel e trazer sentido aos meus sentimentos.

Não sabe o que escrever? Comece por simplesmente pegar um papel e uma caneta para escrever sobre como você se sente. Veja o que acontece a partir daí!

#4) Banhos de sal

Após um longo dia, ficar de molho em um banho de sal instantaneamente me relaxa. E a melhor parte é que tudo que você precisa é de uma banheira, água e sal. Imersão durante 10 a 15 minutos tem uma infinidade de benefícios, que incluem criar tempo para si mesmo, tendo uma pausa de tudo o que o seu dia conteve, permitindo que seu corpo possa colher os benefícios restauradores de um longo e quente banho de imersão.

#5) Yoga

Yoga é naturalmente relaxante e libertadora de energia. Quando se trata de PAS, eu recomendo dois estilos: Kundalini Yoga, que abre seus canais de energia (chakras) a uma maior consciência espiritual; e Yoga Restaurativa, um intenso alongamento dos seus músculos, fáscias, e os tecidos conjuntivos de seu corpo.

Com este último, cada postura é mantida por 3 a 5 minutos, o que não só lhe permite obter os benefícios do alongamento, mas também auxilia na liberação de emoções ou energia armazenada em seus músculos. Descobri que praticar qualquer um desses antes de dormir melhora a qualidade do sono e acalma as vozes na minha cabeça.

#6) Massagem ou acupuntura

Ambos: massagem e acupuntura servem como uma liberação das toxinas em seu corpo, que por sua vez promove um caminho mais fácil para o relaxamento. A massagem é ótima porque incorpora o toque e promove relaxamento em geral. A acupuntura é benéfica, porque as agulhas acionam o seu sistema nervoso para enviar serotonina ao seu cérebro – uma técnica de relaxamento imediato!

Querendo ou não você é uma PAS, estas seis técnicas de autocuidado praticadas regularmente podem permitir que você tenha melhor qualidade de vida no geral.[Via mbg]

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