Gerenciar suas emoções pode salvar seu coração

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Gerenciar suas emoções pode salvar seu coração

emoções e doenças do coração

Muitas vezes pensamos no coração e no cérebro como sendo completamente separados um do outro. Afinal, o seu coração e cérebro estão localizados em diferentes regiões do corpo, e a cardiologia e a neurologia são disciplinas separadas. No entanto, esses órgãos estão intimamente ligados, e quando suas emoções afetam negativamente seu cérebro, seu coração é afetado também.

O impacto negativo das emoções quando seu coração já está vulnerável

Existem dois tipos de estresse que afetam o cérebro. O estresse útil (também conhecido como eustress) pode ajudá-lo a fazer as coisas, ajudando a concentrar sua atenção. E o estresse inútil (sofrimento), por outro lado, pode ser tão grave que pode levar à fadiga e às doenças cardíacas.

Se você tem doença arterial coronariana (DAC), o seu coração pode ser privado de oxigênio. Esta privação, chamada de isquemia do miocárdio, pode ocorrer em 30% a 50% de todos os pacientes com DAC. Ela pode ser agravada por estresse emocional. Na verdade, se você tiver algum tipo de doença cardíaca, qualquer emoção forte como a raiva também pode causar ritmos cardíacos irregulares graves e fatais. Expressões como “morreu de medo” e “preocupado com a morte” não são apenas uma hipérbole – são possibilidades fisiológicas. Além disso, quando os pacientes com doença cardíaca diagnosticada recentemente tornam-se deprimidos, a depressão aumenta o risco de um evento prejudicial relacionado com o coração, ocorrer no decorrer deste ano.

O impacto negativo das emoções quando você não tem doença cardíaca

Claro, o stress pode ter um grande efeito em seu coração, mesmo se você não tiver uma doença cardíaca. Aqui segue apenas um exemplo: Em 1997, o cardiologista Lauri Toivonen e colegas realizaram um estudo das mudanças de ECG em médicos saudáveis ​​antes e durante os primeiros 30 segundos de uma chamada de emergência. Eles viram mudanças que indicavam privação de oxigênio e ritmos cardíacos anormais.

cérebro e coração

Estudos mais recentes também observaram essas alterações na configuração com o stress, a ansiedade e a depressão – todos os quais são, naturalmente, condições baseadas no cérebro. Mesmo em pessoas sem doença cardíaca prévia, a depressão maior duplica o risco de morrer de causas relacionadas com o coração.

Psicologia cardíaca: gerenciando as suas emoções, por amor ao seu coração

É importante controlar a sua preocupação e estresse, não só porque você vai se preocupar menos e se sentir melhor, mas porque preocupação a menos significa menos estresse para o coração. Isto aplica-se a toda a gama de fatores de estresse, a partir de um pequeno episódio de pânico agudo à um contexto maior, como a vida através de um desastre natural. Por todas as razões acima expostas, uma nova abordagem baseada na emoção para a saúde do coração, chamada psicologia cardíaca, está a receber cada vez mais interesse.

Você realmente pode mudar seu cérebro e obter um coração saudável no processo.

Aqui estão algumas maneiras de começar:

  • Procurar ajuda profissional. Não ignore o stress, a  ansiedade, a depressão, a preocupação excessiva, ou acessos de raiva que sobrecarregam sua vida. Procure ajuda profissional. Se você satisfaz os critérios para o diagnóstico, o tratamento pode ajudar a reduzir os sintomas, protegendo assim o seu cérebro e o seu coração.
  • Tratamentos disponíveis em psicologia cardíaca. Além de um tratamento mais tradicional psiquiátrico e exercício, programa psico-educacional, formação, gestão do stress, biofeedback, sessões de aconselhamento e técnicas de relaxamento deverem ser consideradas antes ou depois de um evento relacionado ao coração. tratamentos mais recentes, como a terapia de aceitação e compromisso e escrita expressiva também podem ser úteis.
  • Exercício. O exercício físico pode ajudar você a ter um coração e cérebro saudáveis – nas medidas certas. Por exemplo, muitos estudos recentes têm demonstrado que o exercício aeróbico pode ajudar você a ser mais mentalmente ágil, ajudando você a pensar mais rápido e mais flexivelmente. Mesmo frágeis adultos mais velhos têm melhorado o seu pensamento e em geral bem-estar psicológico de exercer, durante uma hora, três vezes por semana. E as pessoas em reabilitação após serem diagnosticado com insuficiência cardíaca relataram pensamento mais claro quando os seus níveis de aptidão melhoraram. A investigadora clínica Michelle Lavrador comentou, “o exercício é alimento para o cérebro.” Vários tipos de exercícios aeróbicos, incluindo jogging, natação, ciclismo, caminhadas, jardinagem e dança, têm sido comprovada para reduzir a ansiedade e depressão e melhorar a auto estima. Isto é acredita-se devido a um aumento da circulação do sangue no cérebro, e o fato de que o exercício pode melhorar a capacidade do cérebro para reagir ao stress.

Um ponto de partida para uma melhor cérebro e coração saudáveis

Se você luta com o estresse, a raiva, a ansiedade, a preocupação, a depressão ou problemas com a auto estima, fale com o seu médico de cuidados primários – ou um cardiologista, se você tiver um. Uma consulta com um psiquiatra pode ser muito útil. Juntos, você pode explorar qual destas terapias potenciais podem melhor proteger o seu estado psicológico, o seu cérebro e seu coração. Existem muita ferramentas complementares de tratamento holístico como yoga, acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda – a Medicina Tradicional Indiana,  meditação, práticas de respiração consciente enfim, muitas alternativas cada dia mais disponíveis ao conhecimento e alcance de mais pessoas.[Harvard Health Publications]

Espero que este texto tenha servido de ajuda em sua busca.
Até a próxima!
Namaste!

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