5 Coisas a saber sobre meditação

meditação autocuidado

Se você está pesquisando sobre consciência, precisa saber dessas 5 coisas sobre meditação.

Sempre que a palavra “meditação” aparece em qualquer lugar nós tendemos a imaginar iogues ou um treinamento mental. Isso não significa que a meditação não os envolva, apenas, isto não é todo o cenário. E sim. É necessário meditação.

Por quê? Isso vai continuar a ser discutido no post, mas vamos primeiro nos libertar da predefinição da Meditação em nossas mentes e começar do básico.

Uma das características definidoras para os seres vivos, como todos sabemos é a sensibilidade. O que é sensibilidade? Trata-se de capacidade de se adaptar após sentirmos o ambiente. Os seres humanos ganham sensibilidade através da consciência. Consciência significa formar uma percepção ou estar consciente, de nós mesmos e do nosso arredor. Em outras palavras, é através de nossa consciência que sentimos em torno do ambiente e respondemos respectivamente. Robôs ou máquinas falando de modo simplista são feitas por seres humanos; ainda existe um objetivo consciente colaborando com sua inteligência, que é chamada de Inteligência Artificial. Assim, estar consciente é uma característica única de nós, seres humanos!

Atualmente sabemos que existem três estados de consciência: vigília, sonho e sono. Quando estamos acordados, sentimos o nosso ambiente e respondemos às situações que encontramos. Mas, se só temos um relacionamento normal de estímulo-resposta com o nosso meio ambiente, por que nos deparamos com condições como o stress? Porque, todos os dias nós acordamos e tentamos fazer atividades que agradam aos nossos sentidos.

Uma coisa fascinante sobre os nossos sentidos é que assim como qualquer outro sistema em nosso corpo as suas necessidades aumentam exponencialmente com o tempo. Portanto, nunca podemos satisfazê-los e a exaustão provocada por essa busca constante por satisfação dos sentidos resulta em mais stress. No mundo onde a concorrência põe rapidamente tudo abaixo, não estamos em uma situação de compromisso com o melhor que podemos dar. Logo, tudo se resume a aumentar o seu potencial para ser uma pessoa melhor do que era um segundo antes.

E o que precisamos para alcançar satisfação?

Uma mente calma e plena dá clareza aos pensamentos, o que facilita a compreensão, a determinação, a coerência ao se comunicar, ganhar estabilidade emocional e intuição são apenas alguns benefícios possíveis de mencionar.

Então, Por que meditação?

1 – Isso acalma o seu lado “aberração”.

Em situações nas quais você não sabe por que exatamente estava gritando com determinada pessoa ou jogou fora algo ou apenas sentia querer fugir de lá, a razão por trás dessas atitudes são alguns pensamentos instáveis ​​e emoções escondidas ou reprimidas por algum motivo. O ponto aqui não é nem você nem os outros ou o lado que vocês estão. A Meditação desvia a mente do estado caótico para uma condição mais estável, neste estado, você é capaz de concentrar toda a sua energia para relaxar a mente. Os pensamentos e emoções reprimidas se não são resolvidos, em seguida, pelo menos, não se projetam como raiva ou frustração. Então, depois que você meditar por um tempo; a mente calma esquece os acontecimentos e está pronto para um novo começo.

2 – Você se torna mais esperto!

Sim, é verdade e claro como tanto ouvimos de nossos pais, anciãos ou conselheiros. Agora, é obvio que se você meditar uma vez em um mês ou numa semana não espere ir para o topo das listas. Porém, uma vez que você cultiva um hábito regular de meditação, aumenta seu poder de foco, que melhora a atenção. Quanto mais você conseguir focar a atenção em alguma coisa, mais você vai se lembrar desse tópico.

3 – Você será atualizado!

Já verificou-se que a meditação aumenta o nível de consciência de um indivíduo. O benefício da evolução do seu nível de consciência é que a quantidade de desordem ou distúrbios na vida parecem ser insignificantes. Isto significa que com a assimilação regular da meditação, decepções triviais irão durar apenas um momento para você, não ocupando sua mente durante todo o dia.

4 – Estar além da mente, é bom para o seu corpo também!

A Meditação estimula o sistema nervoso parassimpático. Ela acalma o corpo do estado de preparo para luta ou fuga gerado pelo stress. Isso reduz o nível de ansiedade do indivíduo, que no decorrer do tempo pode até mesmo tratar distúrbios como insônia. Ela retarda a respiração fazendo um indivíduo ter apenas mais e mais profundas respirações. Por que é importante? Em cada respiração que se faz o oxigênio é fornecido para os pulmões e transportado para o resto do corpo, nós sabemos o quanto isso é muito importante para todos os órgãos e sistemas do corpo. Então, respirações superficiais e mais rápidas reduzem o tempo deste procedimento, resultando em transporte inadequado de oxigênio e gás carbônico.

5 – Livre-se da depressão.

A Meditação equilibra o sistema neuroquímico do corpo que reduz não apenas a ansiedade, mas também a depressão e, além disso, aumenta o seu poder de pensamento crítico! Como é isso?!

Pois é, ela também ajuda a permanecer no momento presente e isso afeta todos os aspectos da sua vida e relacionamentos. A meditação cria ou mais do que isso, ela transforma uma personalidade para o bem. Indivíduos passam a conhecer mais sobre si mesmos e isso traz motivação de descobrir mais sobre o enigma da vida. Perguntas são encontradas como “O que é vida? E por isso eu vivo num círculo de felicidade e tristeza que vai e volta?” Isso Irá levá-lo por uma viagem emocionante ainda completamente diferente. Isso só vai enriquecer a sua consciência cada vez mais, resultando em você a percepção de todo o universo como parte de si mesmo. No entanto, por mais fácil e insignificante que possa parecer, é importante para um ser humano na procura de respostas profundas pra si mesmo na vida.

E você, já pratica meditação? Usa algum método que gostaria de compartilhar? Conte pra gente!

(Via)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *