Óleo essencial de Lavanda: Uma ajuda natural no combate à infecção

planta lavanda

Óleo essencial de lavanda: uma ajuda natural para combater infecção

by Dr. Mercola

planta lavandaÓleo de lavanda pode ser uma arma na luta contra as infecções antifúngicos-resistente. O óleo essencial mostra um efeito potente contra fungos responsáveis por infecções comuns da pele e unhas.

Os cientistas testaram óleo de lavanda e verificou-se ser letal para uma gama de estirpes patogênicas para a pele, conhecidas como dermatófitos, bem como várias espécies de Candida. Dermatófitos causam infecções da pele, cabelos e unhas, e espécies de Candida podem causar candidíase mucocutânea, também conhecida como sapinho.

Como reportado no Science Daily:

“Atualmente, existem relativamente poucos tipos de drogas antifúngicas para tratar infecções e aquelas que estão disponíveis muitas vezes têm efeitos secundários … 

Óleos essenciais destilados a partir do gênero de plantas de lavanda (Lavandula) já são amplamente utilizados, especialmente na comida, perfumes e cosméticos. Estudos das atividades biológicas destes óleos sugerem que óleos de Lavandula tem propriedades sedativas e antiespasmódicas assim sendo potentes agentes antimicrobianos e antioxidantes.”

O óleo de lavanda foi colhido durante séculos, devido seu cheiro agradável, e é frequentemente utilizado como um componente-chave em perfumes. Mas uma nova pesquisa mostra que este óleo agradavelmente perfumado pode ser um poderoso aliado na luta contra uma variedade de cepas patogênicas de pele conhecidas como dermatófitos, assim como várias espécies de cândida.

De acordo com o estudo:

“Os dermatófitos causam infecções da pele, cabelo e unhas e usam a queratina dentro destes tecidos para obter nutrientes. Eles são responsáveis ​​por doenças como a ‘pé de atleta, micose e também podem levar a infecções do couro cabeludo e unhas. Espécies de Candida coexistem com a maioria dos indivíduos saudáveis ​​sem causar problemas, mas pode causar candidíase mucocutânea – ou aftas – em algumas pessoas. Em doentes imunocomprometidos, espécies de Cândida são capazes de provocar infecção grave se as células fúngicas caem na corrente sanguínea.”

Esta descoberta pode não só ajudar no tratamento de infecções fúngicas oportunistas que frequentemente acometem as pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, como pacientes de quimioterapia, transplantados que recebem medicamentos imunossupressores, e as pessoas que sofrem de AIDS.

Mas também poderá fornecer uma resposta até agora ausente da literatura científica sobre o que fazer com a ascensão dos chamados “super-germes”. Uma série de óleos essenciais e ervas, incluindo lavanda, apresentaram propriedades antibacterianas e antivirais, e podem ser benéficos para impulsionar o seu sistema imunológico. A vantagem mais potente de óleos essenciais é que eles não causam resistência como os medicamentos alopáticos.

Lavanda como arma contra fungos

A pesquisa do estudo acima focou especificamente em fungos classificados como dermatófitos e cândida, mas pode aplicar-se a outros fungos também. O estudo cita o mecanismo de ação como sendo o rompimento das paredes celulares de fungos, o que poderia também se aplicar a bactérias e vírus.

Esta é uma grande notícia porque, assim como vimos com bactérias e vírus resistentes aos antibióticos, vários fungos também estão se tornando mais difíceis de tratar. Já existem relativamente poucos fármacos antifúngicos, e que muitas vezes têm efeitos colaterais. O surgimento de estirpes de bactérias, fungos e vírus resistentes a antimicrobianos tornou-se um problema generalizado, devido ao uso excessivo de antibióticos em animais e seres humanos.

1312876556O óleo de lavanda proporcionou benefícios contra germes resistentes o que também é uma grande notícia para qualquer um que tenha experimentado algum efeito colateral ao tomar antibióticos, especialmente aqueles que contêm flúor. Na verdade, muitos antibióticos contendo fluoroquinolona (flúor) tem sido retirados do mercado devido aos seus efeitos colaterais terríveis. Omniflox, Raxar, Trovan, Zagam, e Tequin têm agora sido banidos. No entanto, Cipro, Levaquin, Avelox, e Floxin continuam a ser prescritos para uma variedade de infecções, tanto mais graves e quanto mais amenas. Cipro e Levaquin são de longe os favoritos, e meu conselho para você é evitá-los.

E outra vez a ciência médica vem de volta à velha verdade, que os remédios simples, holísticos como o óleo de lavanda proporcionam benefícios que as empresas farmacêuticas não podem, e com pouco ou nenhum efeito secundário. Se mais pessoas soubessem a verdade sobre o quão fácil é para manter sua saúde naturalmente sem a chamada “ajuda” da indústria farmacêutica, os EUA poderiam ser capaz de escapar do paradigma da falha de gestão da “doença” que se passa agora pela saúde.

Outros usos para óleo de lavanda

Lavanda tem muitos outros benefícios para a saúde, além de sua capacidade de combater fungos, bactérias e vírus, ainda tem estas propriedades para uso como listadas na organicfacts.net:

Sistema nervoso: óleo essencial de lavanda tem um aroma calmante, tornando-o um excelente tônico para os nervos. Por isso, ajuda no tratamento de enxaquecas, dores de cabeça, ansiedade, depressão, tensão nervosa e estresse emocional.

Sono: Óleo essencial de lavanda induz o sono e, portanto, é frequentemente recomendado para a insônia.

Alívio da Dor: óleo essencial de lavanda é também um excelente remédio para vários tipos de dores, incluindo aqueles causados ​​por dores musculares, os músculos tensos, dores musculares, reumatismo, entorses, dores nas costas e lombalgia. Uma massagem regular com óleo de lavanda proporciona alívio da dor nas articulações.

Fluxo de Urina: Óleo essencial de lavanda é bom para as vias urinárias, pois estimula a produção de urina. Isso ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal e reduz a cistite ou inflamação da bexiga urinária. Ele também reduz quaisquer cãibras associadas.

1414936052Doenças respiratórias: Óleo de lavanda é amplamente utilizado para vários problemas respiratórios, incluindo infecções de garganta, gripes, tosse, resfriado, asma, congestão nasal, bronquite, coqueluche, laringite, e amigdalite. O óleo é utilizado quer sob a forma de vapor ou aplicado sobre a pele do pescoço, peito e costas. É também adicionado em diversos vaporizadores e inaladores utilizados para o frio e tosse.

Cuidados com a pele: Os benefícios de saúde do óleo de lavanda para a pele pode ser atribuído às suas propriedades antissépticas e antifúngicas. É usado para tratar várias doenças de pele, tais como acne, rugas, psoríase, e outras inflamações. Ele cura feridas, cortes, queimaduras e queimaduras solares rapidamente uma vez que auxilia na formação de tecidos cicatricial. Óleo de lavanda é adicionado à camomila para tratar eczema.

Cuidados com o Cabelo: Óleo essencial de lavanda é útil para o cabelo, pois ele pode ser muito eficaz em piolhos e ou lêndeas.

Circulação do sangue: Óleo essencial de lavanda também é bom para melhorar a circulação sanguínea. Ele reduz a pressão arterial e sendo usado para a hipertensão.

Digestão: Óleo de lavanda é útil para a digestão à medida que aumenta a mobilidade do intestino. O óleo também estimula a produção de sucos gástricos e biliares e, assim, auxilia no tratamento de indigestão, dor de estômago, cólicas, flatulência, vômitos e diarreia.

Imunidade: O uso regular de óleo essencial de lavanda oferece resistência a doenças.

Outros benefícios de saúde do óleo essencial de lavanda incluem sua capacidade para tratar leucorreia. Também é eficaz contra picadas de insetos. O óleo também é utilizado para repelir mosquitos e as traças. Você vai encontrar muitos repelentes de mosquito contendo óleo de lavanda como um dos ingredientes.

Tal como acontece com muitos outros óleos essenciais, mulheres grávidas e lactantes devem evitar o uso de óleo essencial de lavanda.

Torne seu corpo menos hospitaleiro para Fungos

Tal como o seu corpo tenta destruir um fungo invasor, seu sistema imunológico pode danificar membranas celulares, o que provoca a inflamação, como acontece com os sintomas de sinusite. Para combater o fungo e evitar reação prejudicial do seu sistema imunológico, você vai precisar criar um ambiente dentro do seu corpo que faz com que seja mais difícil para o fungo, incluindo cândida intestinal, prosperar. Aqui estão algumas das melhores maneiras de fazer isso:

Evite açúcar ou grãos: Fungo alimenta-se de açúcar e grãos (que quebram o açúcar em seu corpo), assim ir reduzindo ou eliminando estes alimentos é necessário para manter o fungo sob controle. Se você sofre de infecções recorrentes por levedura também é imperativo  remover todas as frutas de sua dieta pois elas tendem a tornar muito difícil eliminar a infecção.

Consumir animais à base de gorduras omega-3 como Krill Oil: Consumir um óleo krill de alta qualidade a cada dia. As gorduras omega-3 de alta ordem, DHA e EPA são essenciais para manter e melhorar o seu sistema imunológico.

Coma Óleo de coco: O óleo de coco é rico em ácido láurico, que é conhecido por ser antiviral, antibacteriano e antifúngico. No entanto, ter cuidado com o óleo que você escolher, pois muitos óleos de coco contêm toxinas fúngicas. Isso é porque eles são feitos geralmente com copras, ou cocos secos, que são muitas vezes contaminados com micotoxinas.

Evite comer Os Top 10 Foods MYCO tóxicos: Aqui está uma lista dos 10 alimentos que estão contaminados com micotoxinas (toxinas fúngicas) que precisam ser evitados.

Tenha abundância de boas bactérias: Você vai querer aumentar a sua ingestão de probióticos (bactérias boas) com um suplemento probiótico de alta qualidade ou pela ingestão de alimentos cultivados e fermentados, como natto

Evite exposição a produtos químicos: tintas, detergentes, perfumes e aromas podem causar reações alérgicas e sensibilidades químicas são muito comuns em pessoas com infecção por levedura.

Aborde o emocional e problemas psicológicos: os desejos de comida, especialmente aqueles por doces, muitas vezes, são exacerbados pelas dependências emocionais. Ferramentas como a técnica de liberação emocional (EFT) podem ajudá-lo a superar os desejos por comida insalubre e outros obstáculos emocionais.

Foto 1: Via Subbotina|Shutterstock

Foto 2: Via grafvision|Shuttersotck

Foto 3: Via Tim UR|Shutterstock
Artigo fonte: reset.me

3 comentários em “Óleo essencial de Lavanda: Uma ajuda natural no combate à infecção

    1. Olá Monica!Gratidão, ficamos felizes que gostou do nosso conteúdo! Volte sempre❤ Grande Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *