Maitake O “cogumelo dançante” que estimula a Imunidade e cura o Câncer

Maitake: O Cogumelo Dançante  que estimula a imunidade e mata o câncer

cogumelo maitake

Por Chantelle Zakariasen

Maitake tem seu nome japonês traduzido como ‘cogumelo dançante’ por uma boa razão. Encontrar um grupo destes cogumelos que aumentam a imunidade traz tanta alegria que as forrageiras muitas vezes dançam de alegria. A lenda folclórica é de que a pessoa que teve a sorte de topar com estes cogumelos na floresta foi capaz de trocá-los pelo equivalente ao seu peso em prata.

Também conhecidos como galinha-das-madeiras, cogumelos maitake têm sido utilizados na medicina tradicional chinesa (MTC) durante séculos. Na fitoterapia tradicional, o maitake é classificado como um adaptógeno, uma substância que produz um efeito de equilíbrio no sistema imunológico, bem como ajuda o corpo a resistir aos efeitos negativos do estresse.

Recentemente, a medicina moderna está começando a tomar nota das propriedades curativas que os cogumelos maitake têm para oferecer. Cogumelos medicinais, incluindo, mas não se limitando ao maitake, são ricos em polissacarídeos. Estas moléculas de carboidratos de cadeia longa tem dentro de si muitas maravilhas medicinais. Especificamente, as beta-glucanas, que produzem um efeito anti-inflamatório profundo e podem ser utilizados no tratamento de uma ampla gama de doenças, de câncer a níveis elevados de colesterol.

cogumelos maitake

Muitos estudos apontam para a capacidade do maitake melhorar o sistema imunológico e interromper o desenvolvimento do câncer. Num momento da história em que o câncer está afetando mais e mais pessoas, é seguro dizer que devemos tanta adição de substâncias que combatem o câncer em nosso arsenal quanto possível. Esta tarefa pode ser muito mais fácil do que você pensa, já que cogumelos maitake crescem em grande parte os EUA Oriental e no Canadá e são relativamente fáceis de crescerem sozinhos.

[Nota: Não consuma qualquer cogumelo selvagem até que você identifique-os com 100% de precisão.]

“Maitake pode alcançar tamanhos gigantescos, às vezes até 50 libras por exemplar! Maitake maciço pode formar-se anualmente a partir de raízes dendríticas de árvores que estão morrendo por muitos anos, até mesmo décadas “, observa Paul Stamets, autor de Growing Gourmet & Medicinal Mushrooms  e educador de cultivadores de cogumelos em todo o mundo.

Qualidades nutricionais

Cogumelos maitake são realmente um alimento saudável, eles têm uma abundância de vitaminas do complexo B e uma quantidade chocante de potássio. Para comparar, uma banana contém cerca de 422 mg de potássio, em comparação com 10 vezes esse valor na mesma medida do maitake. Maitake Vence!

Maitake contém:

377 calorias por 100 gramas de peso seco

25% de proteína

3-4% de gorduras (1% de gordura poli-insaturada; 2% de gordura insaturada total; 0,3% de gordura saturada)

60% de carboidratos (41% são carboidratos complexos)

28% de fibras

0% de colesterol

Vitaminas do complexo B (mg / 100 g): niacina (64,8mg); riboflavina (2,6 mg); e ácido pantotênico (4,4 mg)

A alta concentração de potássio: (2.300 mg / 100 g) ou 2,3 ​​por cento da massa seca!

Source: International Journal of Medicinal Mushrooms, vol. 7, p. 109-116.

cogumelos maitake

Propriedades antitumorais

Cogumelos contêm substâncias denominadas beta-glucanas, um açúcar complexo conhecido pela sua capacidade de modular o sistema imunológico. D-Fracção, um extrato de betaglucana do cogumelo maitake, foi testado em vários ensaios clínicos, devido à sua capacidade para ativar a imunidade celular. A razão por que tais maitakes mostraram grande eficácia é a sua capacidade para estimular os glóbulos brancos do sangue, os quais são necessários para combater os cancros e doenças imunológicas.

Um estudo mostrou que através da ativação de células NK (natural killer), maitake inibiu o crescimento de câncer de cólon, pulmão e melanoma. Também foi mostrado para ativar as células T-helper que desempenham um papel importante na modulação do sistema imunológico e permitindo que outros glóbulos brancos façam seu trabalho lutando contra células cancerígenas e outros invasores externos.

Como a maioria dos protocolos de cura, pode ser útil para combinar com outras substâncias terapêuticas para potencializar o efeito. Maitake é frequentemente consumido com vitamina C, que tem sido bem estudada por sua capacidade de matar células cancerígenas. Há estudos que têm mostrado que até mesmo altos níveis de vitamina C por via intravenosa matou o câncer sem prejudicar as células saudáveis. Um estudo feito in vitro, utilizando tanto o extrato bioativo de maitake PDF e vitamina C deu aos pesquisadores esperança para uma alternativa potencial de terapia convencional do câncer.

“Esses estudos mostraram que PDF era de fato capaz de modular parâmetros imunológicos e hematológicos, inibição ou regressão do crescimento de células cancerígenas, e até mesmo melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer,” estudo de escritores autor Sensuke Konno em um artigo publicado pelo International Journal of General Medicamento.

Talvez o estudo humano mais conhecido com cogumelos maitake é o feito pelo Centro de Câncer Memorial Sloan Kettering em 2009. Publicado no Journal of Cancer Research, mostrou que o extrato polissacarídeo do cogumelo maitake estimulou significativamente o sistema imunológico de mulheres com câncer de mama – efetivamente estagnou a progressão em alguns.

Um outro estudo expuseram ratos a um conhecido agente cancerígeno, N-butil-N’-butanolnitrosoamina (BBN), que causa câncer de bexiga, a cada dia por um período de oito semanas. Todos os ratinhos que receberam BBN desenvolveram câncer de bexiga. Os ratos foram divididos em três grupos, e cada grupo foi alimentado com um tipo diferente de cogumelos maitake, shiitake e cogumelo ostra. “Embora cada um dos cogumelos tenha reduzido o número de cancros da bexiga”, os pesquisadores descobriram que “maitake foi claramente mais eficaz.” Os resultados do estudo mostraram que “carcinomas foram observadas em 46,7% dos ratinhos tratados com maitake em comparação com 52,9% e 65% para shiitake e ostra, respectivamente.”

Anti-Diabético

Níveis de diabetes continuam a crescer, e enquanto a medicina alopática se esforça para encontrar uma cura, a natureza nos ofereceu uma abundância de substâncias que tenham sido comprovadas serem bastante eficazes.

Existem vários estudos que apontam a capacidade de maitake de baixar a glicose no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina, e ajudar a controlar o diabetes. Isso faz sentido, já que muitas outras substâncias ricas em beta-glucanas têm demonstrado um efeito similar.

Maitake não é o único cogumelo medicinal que pode ajudar com o diabetes. Cogumelos Reishi, Cordyceps, Agaricus e até mesmo os cogumelos comuns são todos úteis. Tomar uma combinação destes cogumelos medicinais, incluindo maitake é uma boa ideia para quem procura uma solução natural para diabetes.

Mais razões para dançar

Os nossos fígados são trabalhadores duros em uma idade moderna, cheia de toxinas ambientais que de alguma forma precisam processar. Os fatores ambientais pode ser agravados pelo abuso de drogas e escolhas alimentares pouco saudáveis ​​- que, quando combinados, são uma receita para a doença hepática gordurosa.

Um estudo animal mostrou que maitake tem a capacidade de inibir o acúmulo de lipídeos hepáticos drasticamente. Outros estudos indicaram que poderia maitake ter um bom desempenho em conjunto com tratamentos alopáticos tanto para a redução da pressão sanguínea elevada e certos tipos de colesterol, bem como o tratamento de envenenamento por alimentos provocada por bactérias Listeria.

Fertilidade

Um pequeno estudo japonês mostrou que maitake aumenta a ovulação através da normalização do sistema de resposta glicose-insulina em mulheres com SOP (síndrome do ovário policístico). Tipicamente um medicamento de sensibilização à insulina é prescrito para induzir a ovulação, mas maitake prova ser uma boa alternativa natural. Se você já experimentou a infertilidade e você tem diabetes, sabemos que existe uma ligação entre os dois.

cogumelos maitake

Anti-inflamatório

Na raiz de todas as doenças e desconforto há uma coisa em comum – que é a inflamação. A qualquer momento o corpo está sob estresse, nosso estímulo de resposta inflamatória. Isto pode estar salvando a vida ou pode se tornar cronicamente debilitante. Aumentar as substâncias anti-inflamatórias em nossas dietas é a melhor medicina preventiva.

Maitake e estes cogumelos aliados são todos anti-inflamatórios. Uma razão pela qual maitake é tão eficaz na eliminação de câncer em feroz ataque sobre o corpo é o seu efeito anti-inflamatório.

Como consumir Cogumelos Maitake

Cogumelos maitake são um delicioso complemento para qualquer dieta. Você pode conseguir encontrar maitake fresco em sua mercearia asiática local. Eles também são bastante fáceis de cultivar (kits de cultivo podem ser encontrados on-line). Eles são deliciosos a sauté por si em manteiga ou azeite e são um adicional rico em beta-glucanas para sopas, molhos, e caldos. Você pode encontrar algumas grandes receitas com maitake aqui.

Complementos com maitake é outra boa maneira de incorporar este poderoso cogumelo. Maitakes podem ser adquiridos em uma forma pura de tintura em álcool, tintura em forma dual-extração, e em cápsulas. Os benefícios variam dependendo de qual forma você optar consumir.

Tinturas puramente a base de álcool não contém beta-glucanas, porque elas não são solúveis em álcool. No entanto, elas contêm outros componentes que de outro modo seriam difíceis de extrair, tais como esteróis e certos antioxidantes.

Para extrair as beta-glucanas deve-se tomar um tipo de dupla extração (um tipo de tintura que extrai os compostos utilizando tanto o álcool e água) ou uma decocção. Decocções podem ser feitas fervendo o cogumelo seco durante um período de tempo prolongado, tipicamente em qualquer ponto entre 30 minutos e 5 horas. A maioria das decocções são feitas usando uma proporção de 20 partes de água para 1 parte de erva ou cogumelo. Quanto mais tempo você ferver, mais forte a sua decocção será.

Cogumelos Maitake em pó é outra opção que muitos acham mais conveniente do que tomar uma tintura ou fazer uma decocção. Ao escolher um suplemento de cogumelo maitake, é aconselhável procurar um produto que contém tanto o micélio quanto os corpos do fruto, a fim de obter o máximo de benefícios.

“Muito tem sido escrito sobre métodos de extração para isolar partes individuais dos constituintes”, escreve Stamets. “Extração exclui necessariamente outros derivados. Água quente, por exemplo, tem sido usada há séculos em chás e sopas. A água quente isola açúcares solúveis, incluindo certas beta-glucanas, glicoproteínas e triterpenos.

A extração com álcool, também provou ser eficaz há mais de dois milênios, por outro lado, pode solubilizar muitos esteróis, ergotinas, glicosídeos e flavonoides.”

Maitake também está incluído em muitas misturas de cogumelos medicinais. Combinando vários cogumelos medicinais, como chaga, reishi, cordyceps e outros, é uma versão de suplementos poli vitamínicos de cogumelos. Para a manutenção geral e prevenção estes tipos de fórmulas são uma boa opção. [Reset.me]

3 comentários em “Maitake O “cogumelo dançante” que estimula a Imunidade e cura o Câncer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *