Como seus pensamentos afetam seu cérebro, células e genes

Como seus pensamentos afetam seu cérebro, células e genes

Entenda de que forma seus pensamentos mudam seu cérebro, células e genes

Por Debbie Hampton

A cada minuto de cada dia, seu corpo está reagindo fisicamente, literalmente mudando, em resposta aos pensamentos que passam pela sua mente.

Já se tem provado algumas vezes que só de pensar em alguma coisa faz com que o cérebro libere neurotransmissores, mensageiros químicos que lhe permitem comunicar com partes de si mesmo e com seu sistema nervoso. Neurotransmissores controlam praticamente todas as funções do seu corpo, a partir de hormônios para digestão para sentir-se feliz, triste ou estressado.

Estudos têm demonstrado que os pensamentos só podem melhorar a visão, aptidão, e força. O efeito placebo, como observado com operações falsas e drogas simuladas, por exemplo, funciona por causa do poder do pensamento. Expectativas e associações aprendidas demonstraram alterar a química do cérebro e circuitos, o que resulta em resultados fisiológicos e cognitivos reais, tais como menos fadiga, menos reação do sistema imunitário, níveis elevados de hormônio, e redução da ansiedade.

Lynne McTaggart
Lynne McTaggart. Via: lynnemctaggart.com.

Em The Intention Experiment: Using Your Thoughts to Change Your Life and the World, Lynne McTaggart descreve:

“Um corpo considerável de pesquisas que exploram a natureza da consciência, exercida por mais de trinta anos em instituições científicas de prestígio em todo o mundo, mostra que os pensamentos são capazes de afetar tudo, desde as máquinas mais simples até os seres vivos mais complexos. Esta evidência sugere que os pensamentos humanos e intenções são um verdadeiro “coisa” física com poder surpreendente para mudar nosso mundo. Cada pensamento que temos é a energia tangível com o poder de transformar. Um pensamento não é apenas uma coisa; um pensamento é uma coisa que influencia outras coisas. “(Leia mais)

Seus pensamentos esculpem seu Cérebro

Cada pensamento que você tem causa mudanças neuroquímicas, algumas temporárias e algumas duradouras. Por exemplo, quando as pessoas conscientemente praticam a gratidão, elas têm um aumento de neurotransmissores gratificantes, como a dopamina, e experimentam um alerta geral e brilho da mente, provavelmente correlacionadas com mais neurotransmissor norepinefrina.

Em um estudo, estudantes universitários profundamente apaixonados observaram fotos de seus amados, e seus cérebros se tornaram mais ativo no núcleo caudado, um centro de recompensa, dando-lhes um êxtase no amor. Quando eles pararam de olhar para as imagens, os seus centros de recompensa voltaram ao repouso.

O que flui através de sua mente também esculpe o seu cérebro de forma permanente.

Pense em sua mente como a circulação da informação através de seu sistema nervoso, que em um nível físico é todos os sinais elétricos indo e voltando, a maioria dos quais está acontecendo por baixo de sua percepção consciente. Como um pensamento viaja através de seu cérebro, os neurônios disparam juntos, de formas distintas com base na informação específica a ser tratada, e esses padrões de atividade neural realmente mudam a sua estrutura neural.

Regiões ocupadas do cérebro começam a fazer novas conexões umas com as outras, e sinapses existentes, as conexões entre neurônios, que experimentam mais atividade, ficam mais fortes, cada vez mais sensíveis, e começam a construir mais receptores.

Novas sinapses também são formadas.

Um exemplo disso são os estudos bem conhecidos com motoristas de táxi de Londres, que mostraram que quanto mais tempo alguém estava dirigindo um táxi, maior era o seu hipocampo, uma parte do cérebro envolvida na memória visual-espacial.

Seus cérebros literalmente expandiram para acomodar as demandas cognitivas de trafegar no emaranhado de ruas de Londres.

A investigação também tem provado os inúmeros benefícios da meditação para o cérebro e mostrado que a meditação produz resultados mensuráveis, de alterações no volume de substância cinzenta a atividade reduzida nos centros do “eu” no cérebro para o aumento da conectividade entre regiões cerebrais.

“Cuide de sua mente, seu corpo vai agradecer. Cuide do seu corpo, sua mente vai agradecer.”

Seus pensamentos programam suas células

Um pensamento é um evento eletroquímico ocorrendo em suas células nervosas produtoras de uma cascata de mudanças fisiológicas. O artigo, “como seus pensamentos Programa de suas células”, explica desta forma:

“Há milhares e milhares de receptores em cada célula do nosso corpo. Cada receptor é específico para um peptídeo ou proteína. Quando temos sentimentos de raiva, tristeza, culpa, excitação, felicidade ou nervosismo, cada emoção separada lança sua própria onda de neuropeptídeos. Esses peptídeos afluem através do corpo e ligam-se com aqueles receptores que alteram a estrutura de cada célula como um todo. Onde isso fica interessante é quando as células realmente dividem-se. Se uma célula que tenha sido exposta a um determinado peptídeo mais do que os outros, a nova célula que é produzida através da sua divisão terá mais do receptor que corresponde com aquele peptídeo específico. Da mesma forma, a célula também terá menos receptores de peptídeos que sua célula-mãe / irmã não foi exposta por muitas vezes.”

Então, se você estiver bombardeando suas células com peptídeos de pensamentos negativos, você está literalmente programando suas células para receber mais dos mesmos peptídeos negativos no futuro. O que é ainda pior é que você está diminuindo o número de receptores de peptídeos positivos nas células, tornando-se mais inclinado para a negatividade.

Cada célula do seu corpo é substituída a cada dois meses. Assim, a boa notícia é que você pode reprogramar as células pessimistas para ser mais otimista, adotando práticas de pensamento positivo, como a atenção plena e a gratidão, para resultados permanentes.

Seus pensamentos ativam seus genes

Você está falando com os seus genes a cada pensamento que você tem. O campo de rápido crescimento da epigenética está provando que quem você é, é consequência das coisas que acontecem com você em sua vida, que mudam a maneira como seus genes operam. Os genes são realmente ativados ou desativados, dependendo de suas experiências de vida, e seus genes e estilo de vida formam um ciclo de feedback. Sua vida não altera os genes com os quais você nasceu. O que muda é a sua atividade genética, ou seja, as centenas de proteínas, enzimas e outras substâncias químicas que regulam suas células.

Via: pablofdezr | Shutterstock.
Via: pablofdezr | Shutterstock.

Apenas cerca de cinco por cento das mutações do gene são aceitas como sendo a causa direta de problemas de saúde. Isso deixa 95% dos genes ligados a doenças que funcionam como formadores de opinião, o que pode ser influenciado de uma maneira ou outra, dependendo de fatores da vida. Claro, muitos deles estão além de seu controle, como eventos da infância, mas alguns estão inteiramente dentro do seu controle, tais como dieta, exercícios, gerenciamento do estresse e estados emocionais. Os dois últimos fatores são diretamente dependentes de seus pensamentos.

Sua biologia não dita o seu destino, e você não é controlado por sua composição genética.

Em vez disso, sua atividade genética é em grande parte determinada por seus pensamentos, atitudes e percepções. Epigenética é a prova de que suas percepções e pensamentos controlam a sua biologia, o que coloca você no assento do motorista. Mudando seus pensamentos, você pode influenciar e moldar sua própria leitura genética.

Você tem uma escolha na determinação do que introduz para seus genes receberem. Quanto mais positivo o estímulo, mais positiva a resposta de seus genes. Epigenética é permitir escolhas de estilo de vida serem diretamente registradas no nível genético e está provando a conexão irrefutável de mente-corpo. Ao mesmo tempo, a investigação sobre epigenética também está enfatizando o quão importante as práticas positivas de autocuidado mentais são, porque elas afetam diretamente nossa saúde física.

A meditação mindfulness coloca-o em contato com a fonte do sistema mente-corpo, dando seus pensamentos acesso direto à atividade genética benéfica, que também afeta a forma como as células funcionam através da atividade genética no interior das células.

Use seus pensamentos a seu favor

Você tem muito mais poder do que nunca acreditou para influenciar suas realidades física e mental. Sua mentalidade é reconhecida pelo seu corpo – até ao nível genético – e quanto mais você melhorar seus hábitos mentais, mais respostas benéficas você vai iniciar a partir de seu corpo. Você não pode controlar o que aconteceu no passado, que formou o cérebro que você tem hoje, programou suas células, e causou a ativação dos genes.

No entanto, você tem o poder neste momento de ir à frente, de escolher a sua perspectiva e comportamento, que vai mudar seu cérebro, células e genes. [Via]

Este artigo foi útil pra você? Então, considere curtir e compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *