Cientistas afirmam que sinais de rádio misteriosos vindos de três bilhões de anos-luz de distância podem ser de uma tecnologia alienígena.
Tais sinais são conhecidos como Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts – FRBs), e eles duram apenas um milissegundo.
Porém, para fins de comparação, apesar de extremamente rápidos cada pulso desse, carrega tanta energia quanto o nosso sol emite no período de um século.
Assim, sugeriu-se que esses sinais possam ser gerados por seres extraterrestres. Como no filme E.T. de 1982.
Além disso, supõe-se também que poderiam ser mensagens ou até mesmo uma forma de alimentar espaçonaves.
Entretanto, outra teoria é que os sinais de rádio se originem de um buraco negro ou estrela em explosão.
O fato é que o sinal FRB 20190520B – apenas o segundo exemplo repetido a ser detectado com 113 rajadas está sendo estudado por uma equipe internacional.
Agora, especialistas da China, EUA e Austrália também descobriram que campos magnéticos se torcem ao redor dos FRBs, possivelmente devido a uma “turbulenta tela magnetizada de plasma”.
Provavelmente o cenário para a produção de tal fenômeno inclui o sinal passando pelo halo de um companheiro, seja um buraco negro ou uma estrela massiva com ventos.
Finalmente, compreender mudanças drásticas no ambiente magnetizado ao redor dos FRBs é um passo importante para entender a origem dessas explosões cósmicas.
Os cientistas publicaram este estudo na revista Science.
Fonte: The sun