Dicas para começar uma horta em vasos

Pimenta Cayene

6 Dicas para não errar na hora de fazer sua horta em vasos

Olá pessoas queridas 🙂

Hoje vamos falar de plantas, que eu claro, amo muito tudo isso!

Quem não gostaria de ter sempre à mão temperos e hortaliças fresquinhas, sem agrotóxicos?Hortelã plantada horta em vasos

Antigamente era assim, e com o passar do tempo a sociedade moderna vem se rendendo e reconhecendo o valor do alimento natural. Cada vez mais pessoas querem desfrutar desse hobby de ter sua própria mini-horta. Com paciência e dedicação é possível criar uma pequena horta em casa, mesmo que não tenha espaço num canteiro podes manter uma fonte rica de saúde em vasinhos preparados para isso.

Pimenta Cayene - Horta em vasos

Comece pelo começo!

Leia com atenção essas dicas que separei sobre como fazer uma horta em vasos, essas atitudes são para evitar pequenas falhas que cometemos na ansiedade de ter nosso vasinho de salsinha, cebolinha, pimentas, etc…

A sugestão é vá com calma, faça do seu cultivo de ervas uma terapia, aprendendo aos poucos. Curta o momento de lidar com as plantas, para ficar satisfeito com seus resultados é preciso aprender, estar atento as mudanças e as necessidades de cada tipo de planta.

Pois muito bem… Chega de papo e vamos as dicas

1. Escolha o lugar ideal para cada planta:

Observe antes onde pretende colocar seus vasos. O quanto de tempo em média durante o dia o lugar pega sol e sombra. As plantas diferem quanto a quantidade de sol e sombra que necessitam. Tomilho, lavanda, alecrim e salvia, por exemplo, desenvolvem-se muito bem a pleno sol, enquanto plantas como alface e manjericão precisam de um local à meia sombra.

2. Atenção na escolha do tamanho do vaso:

Cada plantinha tem uma proporção de crescimento, existem mesmo aquelas que não são ideais para vasos e devem ser evitadas, sendo reservadas ao canteiros. O caso é que é preciso se informar sobre a planta que quer ter para saber o tamanho médio que ela costuma ficar e adequar o tamanho do vaso destinado a ela. Plantas como orégano, aceitam bem vasos pequenos. Alecrim e hortelãs precisam de vasos médios, já para a couve, tomate são necessários vasos grandes.

3. Comece pelas plantas mais fáceis:

É isso mesmo caro leitor (a), quando começamos pelas plantas que são mais simples e não exigem tantos conhecimentos, cuidados como a respeito do solo e poda podemos conseguir ter ervas e temperos rapidamente em casa, o que vai te deixar mais animado. Com o tempo conforme for aprendendo mais e ficando mais jeitoso vá aumentando sua horta. Comece com um vasinho ou dois, escolha as suas favoritas e mãos à terra!

4. Irrigar na quantidade e hora certas:

Quem já conhece cultivo de planta, sabe que nunca as irrigamos na hora quente do dia. Sempre irrigar nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde. Nunca devemos molhar em excesso, isso aumenta a chance de proliferação de fungos e prejudica as raízes, a quem considera pior encharcar a planta do que pouco irrigar. Como sempre indico, vamos buscar o equilíbrio. Segundo os experts no assunto 2 a 3 copos de água por dia num vaso, claro a depender do tamanho, já seria suficiente.

5. Não fique trocando os vasos de lugar:

Assim como nós, os animais, as plantas são seres adaptáveis, mas nelas isso pode ser observado de forma fácil e evidente. Basta observar como as plantas expõem suas folhas voltadas a melhor forma possível de captar a luz do sol. Se ficar mudando os vasos de lugar muitas vezes, a pobrezinha pode sofrer e não conseguir adaptar-se a tantas mudanças, o que certamente prejudicará seu bom crescimento.

6. O adubo:

Quando cultivar uma horta em vasos, é necessário estar mais atento quanto às necessidades de adubar, que poderão ser mais frequentes e sempre, sempre utilizar a dosagem correta indicada pelo fabricante. O ideal é que utilizemos adubos orgânicos e outras técnicas naturais para garantir o desenvolvimento de ervas e temperos saudáveis.

Se ainda tem dúvida se deveria ter uma horta, seguem dois pontos positivos pra te ajudar a decidir, ok? 🙂

  • Hortas caseiras permitem aumentar nosso contato com a natureza e
  • estimulam o consumo de alimentos saudáveis.

  Agora é com você:

  • Gostou das dicas de como iniciar uma horta em vasos?
  • Tem alguma sugestão, crítica, ou assunto que gostaria que estivesse aqui?
  • Participe do Brotando Consciência, deixe seu comentário.

Abraços, e até a próxima!

2 comentários em “Dicas para começar uma horta em vasos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *