16 mil animais são abandonados em navio na Austrália, após ameaças de ataque

16 mil animais são abandonados em navio; navio após ameaça houthi abandona animais em costa australiana; 14 mil ovelhas e 2 mil bovinos estão à deriva no mar australiano após ameaças de ataque na guerra entre Israel e Palestina

Em decorrência da ameaça de ataques de uma milícia, um navio que transportava 16 mil animais da Austrália para Israel foi abandonado próximo à costa australiana.

Esse incidente gerou manifestações de ativistas em defesa dos direitos dos animais, os quais exigem o desembarque dos animais devido às altas temperaturas na região.

O navio MV Bahijah partiu do porto de Freemantle em 5 de janeiro com destino ao Oriente Médio, planejando atravessar o Mar Vermelho.

Contudo, a crescente violência na rota marítima levou ao desvio e ao abandono do navio próximo ao porto australiano de Kwinana.

Atualmente, os 14 mil ovelhas e 2 mil bovinos enfrentam um impasse enquanto as autoridades locais deliberam sobre o destino da embarcação.
Os animais a bordo do MV Bahijah estão no mar há quase quatro semanas.(ABC News)
Os animais a bordo do navio MV Bahijah estão no mar há quase quatro semanas. (ABC News)

Se desembarcarem na Austrália, os animais precisarão passar por uma quarentena de 40 dias, conforme as regulamentações de biossegurança do país.

O governo também está considerando a opção de retomar a viagem à Israel contornando a costa da África, um percurso que duraria aproximadamente um mês. Mas, estaria assim, evitando o Mar Vermelho, conforme informações da Reuters.

O Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas da Austrália comunicou que um veterinário contratado pelo exportador está a bordo do navio, monitorando o bem-estar dos animais.

Segundo um porta-voz, “até o momento, todos os relatórios indicam a ausência de sinais significativos de problemas de saúde ou bem-estar com o gado a bordo”.

Fonte: ABC News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *