7 Benefícios da Gratidão cientificamente comprovados

gratidão

#7 benefícios da gratidão comprovados cientificamente que irão motivá-lo a agradecer o ano todo

by Amy Morin

gratidãoÉ nessa época do ano que muitas pessoas começam a pensar em tudo o que têm para agradecer. Embora seja bom contar suas bênçãos no Fim do Ano, ser grato ao longo do ano todo pode ter enormes benefícios em sua qualidade de vida.

Na verdade, a gratidão pode ser uma das ferramentas mais negligenciadas a que todos nós temos acesso todos os dias. Cultivar a gratidão não custa dinheiro nenhum e certamente não leva muito tempo, mas os benefícios são enormes. Pesquisas revelam que a gratidão pode trazer estes sete benefícios.

#1

A gratidão abre as portas para mais relacionamentos. Não só dizer “obrigado” constituem boas maneiras, mas mostrar apreço pode ajudá-lo a conquistar novos amigos, de acordo com um estudo de 2014 publicado na Emotion. O estudo constatou que agradecer a um novo conhecimento torna-os mais propensos a procurar um relacionamento duradouro. Então, se você agradece a um estranho por segurar a porta ou você envia uma rápida nota de agradecimento a esse colega de trabalho que ajudou você com um projeto, reconhecendo as contribuições de outras pessoas pode levar a oportunidades novas.

#2

A Gratidão melhora a saúde física. Pessoas gratas experimentam menos dores e dores e eles relatam se sentir saudável mais do que outras pessoas, de acordo com um estudo de 2012 publicado no Personality  and Individual Differences. Não surpreendentemente, pessoas gratas também são mais propensas a cuidar de sua saúde. Elas se exercitam mais frequentemente e são mais propensas a participar de check-ups regulares com os seus médicos, o que parece contribuir para uma maior longevidade.

#3

A Gratidão melhora a saúde psicológica. Gratidão reduz uma infinidade de emoções tóxicas, que variam de inveja e ressentimento à frustração e arrependimento. Robert A. Emmons, Ph.D., um dos principais pesquisadores sobre gratidão, tem realizado vários estudos sobre a relação entre gratidão e bem-estar. Sua pesquisa confirma que a gratidão efetivamente aumenta a felicidade e reduz a depressão.

#4

A gratidão aumenta a empatia e reduz a agressão. Pessoas gratas são mais propensas a se comportar de uma forma pró-social, mesmo quando os outros se comportam  de forma menos amável, de acordo com um estudo de 2012 pela Universidade de Kentucky. Os participantes do estudo que pontuaram mais alto em escalas de gratidão eram menos propensos a retaliar contra os outros, mesmo quando recebiam um feedback negativo. Eles experimentaram mais sensibilidade e empatia para com outras pessoas e uma diminuição do desejo de vingança.

#5

Pessoas gratas dormem melhor. Escrever em um diário de gratidão melhora o sono, de acordo com um estudo de 2011 publicado na Applied Psychology: Saúde e Bem-Estar. Gaste apenas 15 minutos anotando alguns sentimentos de gratidão antes de dormir, e você pode dormir melhor e por mais tempo.

#6

Gratidão melhora a autoestima. Um estudo publicado em 2014 no Journal of Applied Sport Psychologyobservou que a gratidão aumentou a autoestima do atleta, que é um componente essencial para o desempenho ideal. Outros estudos têm mostrado que reduz as comparações sociais. Em vez de tornar-se ressentido com as pessoas que têm mais dinheiro ou melhores empregos – o que é um fator importante na redução da autoestima das pessoas – pessoas gratas são capazes de apreciar as realizações de outras pessoas.

#7

Gratidão aumenta a força mental. Durante anos, a investigação tem mostrado que reconhecimento não só reduz o stress, mas também pode desempenhar um papel importante na superação de trauma. Um estudo de 2006 publicado em Behavior Research and Therapy descobriu que veteranos de guerra do Vietnã com níveis mais elevados de gratidão experimentaram taxas mais baixas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Um estudo de 2003 publicado no Journal of Personality and Social Psychology descobriu que a gratidão foi um dos principais contribuintes para a resiliência após os ataques terroristas em 11 de setembro Reconhecer tudo que você tem a agradecer – mesmo durante os piores momentos de sua vida – promove a resiliência.

Todos nós temos a capacidade e a oportunidade de cultivar a gratidão. Basta tomar alguns momentos para se concentrar em tudo o que você tem – ao invés de reclamar sobre todas as coisas que você acha que você merece. Desenvolver uma “atitude de gratidão” é uma das maneiras mais simples de melhorar a sua satisfação com a vida.

Amy Morin é psicoterapeuta e autora de 13 Things Mentally Strong People Don’t Do..

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *