DNA Revela Sociedade Ancestral Americana Matrilinear

sociedade americana matrilinear

DNA Revela Sociedade Ancestral Americana Matrilinear

sociedade matriarcal

Relativamente pouco se sabe sobre a estrutura social de muitas sociedades americanas primitivas, mas a genética acaba de descobrir uma dinastia feminina que existiu por séculos.

Quando o tenente James H. Simpson e seu guia Carravahal entraram pela primeira vez no Chaco Canyon, no Novo México, durante uma expedição militar de 1849, ficaram tão impressionados com os restos de uma enorme estrutura que eles chamaram de Pueblo Bonito. ” Escavações subsequentes revelaram cerca de 650 quartos dentro de Pueblo Bonito, incluindo pacotes embalados e enterrados cheios de milhares de peças de joias.

Nova análise de DNA de restos humanos enterrados revela uma dinastia pré-histórica matrilinear, onde linhagem, direito de nascença e status social foram definidas através da ascendência da mãe e não do pai, como é comum em sociedades patriarcais. Os pesquisadores acreditam que a dinastia centrada nas mulheres de elite durou 330 anos, das 800 às 1130 d.C..

Os resultados, publicados na revista Nature Communications, representam a primeira vez que DNA e análise arqueológica documentaram relações hereditárias entre indivíduos dentro de uma linhagem de elite na ausência de um registro escrito. Enquanto alguns povos primitivos nativo-americanos como os maias desenvolveram sistemas de escrita, outros como a sociedade chacoana em Pueblo Bonito não.

chaco canyon grandes casas
Ruínas escavadas de chaco Canyon – Novo México

“Historiadores há muito debatem como Chaco foi organizado politicamente”, disse a Seeker o principal autor Douglas Kennett, chefe do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual da Pensilvânia. “Uma teoria é que a sociedade era igualitária (onde todas as pessoas são vistas como iguais). Na outra extremidade do espectro, alguns teorizaram que era uma sociedade de nível de estado (classe estruturada) forte. Uma sociedade pré-histórica complexa com pelo menos algum elemento hierárquico.”

A cripta dentro de Pueblo Bonito alojou tesouros incríveis. Estes incluíram cerca de 20.000 peças de turquesa e milhares de conchas e pingentes que eram todos originalmente parte de colares, tornozeleiras e pulseiras. Bastões cerimoniais de madeira, tigelas e cântaros de cerâmica, flautas e instrumentos musicais múltiplos e outros objetos também foram encontrados no local.

Quartos adjacentes continham ainda mais riquezas, como esculturas em madeira, joias e cerâmica. Talvez o mais surpreendente fosse a evidência – incluindo montes copiosos de guano – de várias araras vermelhas que viveram na estrutura na época da dinastia.

“Como essas aves não são nativas da região, as araras vermelhas devem ter sido trazidas de locais tropicais no México”, disse Kennett. “Os pássaros têm a capacidade de conversar e considerando que este período de tempo foi muito antes da invenção de televisores e outras formas de entretenimento, ter uma sala inteira cheia de exóticos pássaros coloridos conversando deve ter sido bastante espetacular.

Os Chacoans, uma das primeiras sociedades estruturadas da América do Norte, viviam em edifícios maciços de vários andares conhecidos como grandes casas. Não se sabe se existiam árvores grandes na área ao redor, por isso pensa-se que grandes toras foram trazidas para construir as casas, que também incluem alvenaria de pedra. Pueblo Bonito é a maior das grandes casas, e tem sido um foco de pesquisa ao longo de décadas.

No último estudo, Kennett e sua equipe coletaram amostras de DNA de nove dos indivíduos que foram enterrados dentro da cripta de Pueblo Bonito, conhecida como “Sala 33.” A análise genética descobriu que todos os indivíduos tinham genomas mitocondriais idênticos. Uma vez que o DNA mitocondrial é herdado unicamente da mãe, todos os indivíduos pertenciam à mesma linhagem materna. Os indivíduos enterrados em Pueblo Bonito incluem homens e mulheres, que foram enterrados sequencialmente ao longo dos 330 anos.

Enquanto o enterro da dinastia estava cheio de riquezas, os restos de outras pessoas na região fora de Pueblo Bonito eram mais humildes. Kennett disse: “Alguns desses outros restos foram encontrados em montes de lixo.”

Robert Drennan, do Centro de Arqueologia Comparada da Universidade de Pittsburgh, disse a Seeker que a nova pesquisa “fornece um lembrete altamente visível de um enterro o qual é uma prova vitalmente importante da desigualdade social”.

As evidências suportam que entre os ricos e desamparados em Chaco Canyon cerca de 1.200 anos atrás, homens e mulheres estavam em ambos os grupos.

“As mulheres que viveram em Pueblo Bonito provavelmente tiveram poder e muita influência sobre o que estava acontecendo na sociedade”, disse Kennett.

As mulheres entre as elites poderiam até ter tido melhor status, em termos de posição política, do que a maioria das mulheres em todo o mundo possuem agora.

“Nas sociedades em que a maioria das pessoas do mundo vivem hoje, os papéis importantes na liderança política e sua transmissão de um líder para o outro são ocupados esmagadoramente por homens”, explicou Drennan. “Antropólogos, que estudam toda a gama de sociedades humanas que existiram no presente e no passado, sabem que este não é de forma alguma o estado” natural “ou necessário das coisas”.

“Em muitos casos, esses papéis são desempenhados extensivamente ou predominantemente por mulheres”, disse ele. “Os exemplos de sistemas matrilineares entre os norte-americanos nativos incluem os Hopi, os Iroquois e os Lenape. A evidência apresentada por Kennett e seus colegas sobre a importância das dinastias matrilineares na antiga sociedade do Chaco aumenta esta lista de sociedades nas quais as mulheres e seus papéis são especialmente importantes e respeitados.”

Entretanto, há uma diferença entre matrilinear e matriarcado. É possível em uma sociedade ter uma linhagem feminina de herança de propriedade e título, mas ainda ser uma população que é controlada principalmente por homens. A cultura judaica, por exemplo, tem descendência matrilinear, mas principalmente líderes masculinos.

Dentro de Pueblo Bonito, “Os dois sepultamentos de criptas de status muito alto eram do sexo masculino”, disse Stephen Lekson, curador de arqueologia e professor de antropologia do Museu de História Natural da Universidade do Colorado. “O argumento (apresentado no artigo) é para a descendência matrilinear, e não necessariamente a governança matriarcal.

Os dois machos foram isolados dos outros restos e cercados por turquesa e adornos. Um dos homens morreu aos 40 anos depois de um golpe letal na cabeça.

“Não temos certeza do que levou ao golpe”, disse Kennett. “É possível que ele tenha morrido numa batalha, embora não tenha sido considerado um local particularmente violento, existem outras evidências em áreas de conflitos, como danos por flechas”.

No ano de 1130, a sociedade de Chaco entrou em colapso.

“As construções na região pararam, os enterros acabaram, e as pessoas parecem ter se dispersado da área”, disse Kennett, acrescentando que várias razões poderiam ter levado ao colapso.

A região experimentou várias secas devastadoras, juntamente com outras alterações climáticas que devem ter afetado as fontes de alimentos. Os pesquisadores também não descartaram doenças ou conflitos na área como contribuintes para o colapso da sociedade.

Se a dinastia acabou ou não completamente, entretanto, é inconclusivo. Se seus membros se afastaram e se estabeleceram em outra área, então seus descendentes poderiam ainda estar vivos hoje. Encontrá-los pode revelar-se difícil, mas o novo estudo mostra o poder do DNA para tais investigações.

A mais recente pesquisa, “apresenta um magnífico exemplo de como usar tecnologia arqueológica avançada para responder perguntas que importam, porque as respostas nos dão um conhecimento mais completo da natureza de uma determinada sociedade antiga, bem como uma compreensão mais profunda da dinâmica social humana em geral”, diz Drennan.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *