LUZ MOSER JÁ É USADA EM MAIS DE 15 PAÍSES
O brasileiro Alfredo Moser da cidade de Uberaba-MG com seu projeto simples, porém eficiente – A LUZ DE MOSER – está a mudar a vida de pessoas em todo o mundo levando iluminação à milhares de casas espalhadas pelo globo. Em entrevista ele fala que a intensidade da luz emitida foi medida por um engenheiro, depende de quão forte é o sol, mas fica entre 40 e 60 watts.
A Luz Engarrafada
A ideia como ele afirma surgiu durante a crise de apagões em 2002. Para solucionar o problema de cortes de energia em casa, encontrou uma forma de iluminação utilizando a luz solar refratada em garrafas PET transparentes, com água e cloro. Ele explica que adiciona 2 tampas de cloro na água da garrafa para evitar que ela fique suja, esverdeada pela proliferação de algas. Elas são então presas em no telhado, sendo que para isso é importante utilizar cola de resina evitando-se assim qualquer vazamento na chuva. A dica do inventor ainda é envolver a tampa da garrafa com fita preta, pois assim funciona ainda melhor.
Mudando a vida de milhares de pessoas
A Instituição MyShelter especializada em construções alternativas, com casas sustentáveis feitas de materiais reciclados, como garrafas PET descobriu brasileiro e começou a fazer lâmpadas seguindo o método Moser. A entidade treina pessoas para fazer e instalar lâmpadas e assim ganharem uma renda. Com essa Lâmpada de Moser a vida de muita gente foi modificada, para o inventor o que importa mesmo é ver as pessoas satisfeitas com a grande diferença que ter acesso a luz de forma barata possibilita. Para Angelo Diaz, diretor executivo da fundação de caridade MyShelter “Alfredo Moser mudou a vida de um enorme número de pessoas, acredito que para sempre.
Ganhando ou não o prêmio Nobel, nós queremos que ele saiba que um grande número de pessoas admiram o que ele está fazendo.” Segundo ele só nas Filipinas onde segundo a ONU um quarto das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza com menos de US$ 1 a ideia foi instalada em 140 mil casas.
Com essa luz é possível fazer garantir até o crescimento de plantas em pequenas hortas hidropônicas. Que ideia incrível não é? Esta é uma daquelas que vale a pena guardar, fácil, barata e o melhor, funciona!
- Gostou desse texto?
- Comente! Deixe a sua opinião!
Gratidão pela visita!
Abraços.