Há muito poucas certezas na vida e não há garantias de que a vida que estamos vivendo hoje será a mesma para nós amanhã.
Mas, uma coisa que permanecerá certa através de sua vida é, você continuará a ter desafios e problemas a serem superados e, enquanto estes desafios serão diferente de pessoa para pessoa, a solução para todos os problemas podem ser divididas em 7 áreas-chave para o desenvolvimento.
Em um texto sagrado chamado de Sabbasava Sutta, Buda descreve essas 7 áreas e minha interpretação deste texto está a seguir. O texto original está disponível para ler aqui em pali e Inglês
#1) Conhecimento / insight
Atualmente, vivemos na era da informação e enquanto esse arsenal de conhecimento pode às vezes ser esmagador, também é muito útil para a superação de desafios em sua vida.
Quando você tem um desafio há sempre uma solução lá fora, é o seu trabalho reunir a informação, filtrar o bom do ruim e elaborar um plano para chegar lá.
Nem sempre é fácil; na verdade, é geralmente muito difícil e, dependendo do problema que você está enfrentando pode levá-lo a algumas reais tentativas e erros.
Mas se você está determinado a superar um problema que você está enfrentando, sempre haverá uma solução esperando, você apenas tem que encontrá-la!
#2) Resistência / Substituição
Quando você está fazendo uma transição na vida haverá momentos em que você terá que chamar sua resistência para a tentação.
Se você está começando um novo regime de exercícios, tentando superar a procrastinação ou tentando se livrar de um vício de qualquer tipo, haverá momentos em que você terá que resistir à tentação de recair em maus hábitos. Mas, apesar disso ser muito importante, é realmente apenas uma parte da solução.
Para deixar um hábito ruim usando apenas a resistência seria muito difícil, então quando você está tentando mudar uma rotina ruim você vai achar que é mais fácil se você conscientemente substitui-la por uma mais produtiva.
Se você parar de fumar, você pode começar a pintar. Se você quer parar de comer porcarias, você pode começar a comer alimentos saudáveis. Ou se você estiver parando de ir à boates e ficar bêbado, você poderia começar a ir ao yoga e beber sucos naturais.
É muito importante que você conscientemente procure um substituto saudável e sustentável a maus hábitos, porque se você não fizer isso, você pode acabar com um hábito pior no lugar.
#3) Consumo
O consumo funciona nos dois sentidos: você pode ser mais ou menos consumista.
Você pode estar comendo demais ou não o suficiente. Também pode não estar bebendo água o bastante ou bebendo demais refrigerantes. Ou pode estar a comprar muita coisa que você não precisa ou pode estar privando-se das coisas que você precisa.
No entanto, e para o seu caso, consumir mais ou menos de certas coisas vão ajudá-lo a superar alguns dos desafios da vida.
Esta lição realmente anda de mãos dadas com o conhecimento, sendo que quando você aprende mais sobre a suas necessidades como um ser humano, você tem mais compreensão do que você precisa consumir mais ou menos.
Um exemplo disto é a medicina e quando digo a medicina não estou a falar só de pílulas, eu também estou falando de plantas, ervas e alimentos medicinais.
Muitos de nós estão a tomar pílulas para problemas que podemos superar naturalmente e por causa dessas pílulas iniciam o tratamento de um problema quando os efeitos secundários destes medicamentos estão nos deixando com mais problemas do que tudo, os quais necessitam de mais pílulas diferentes para superá-los.
Este é o círculo vicioso do tratamento com base nos sintomas e não olhando a saúde como um todo.
A maioria das doenças, espiritual, emocional, mental e física pode ser superada naturalmente. Então tente seu melhor para descobrir como você pode usar a natureza para superar seus problemas antes de consumir medicamentos tóxicos e perigosos.
O consumo também funciona para a mente, seus pensamentos se tornam coisas. Então, se você está preso em um ciclo de pensamentos negativos você pode querer tentar substituí-los por algo um pouco mais positivo.
#4) Paciência / Persistência
Você não pode ter sempre o que quiser, e quando quiser! Isso não é uma coisa ruim. Apenas imagine tudo o que se propôs a fazer, já concluído imediatamente. Você não teria nada para se voltar em direção, sem objetivos e sem razão para acordar de manhã.
Se você tem algo grande que quer em sua vida você vai ter que ser paciente e você também terá de ser persistente.
Se você trabalha todos os dias por um objetivo e esse objetivo é algo que você tem algum controle sobre, então a única coisa que pode estar entre você e seu objetivo é tempo!
Uma coisa a se lembrar aqui é de tentar aproveitar a viagem, se você acha que um determinado objetivo vai lhe trazer felicidade e você luta para encontrar qualquer coisa para ser grato pelo caminho, as chances são de que quando você finalmente chegar lá, você ainda assim, não vá se sentir satisfeito.
Comemore cada pequena vitória na rota para suas grandes metas, seja paciente e persistente e você vai chegar lá no final!
#5) Evitar
Algumas coisas na sua vida vão estar fora de seu controle, certas pessoas e lugares vão deixar um impacto negativo em você. Às vezes, não será possível apenas fugir pra longe dessas coisas, mas você pode fazer o seu melhor para evitá-las.
Se alguém no trabalho age negativamente e sempre te deixa sentindo-se mal, o evite. Assim, quando você está fazendo mudanças na dieta e seus amigos estão indo a um restaurante fast food, não vá. Se o seu parceiro adora Housewives of New Jersey e você não, vá ler um livro enquanto ele está assistindo!
Algumas coisas na vida têm de ser confrontadas, mas às vezes a melhor maneira de lidar com um problema é apenas evitar ou ignorá-lo.
#6) Remover
Haverá momentos em sua vida que evitar um problema apenas, não é viável. Às vezes na vida você tem que tomar decisões difíceis, mas geralmente as decisões difíceis resultam no maior impacto.
Assim, algumas vezes, amizades e relacionamentos acabam. Em outras, a carreira está a ter um impacto tão negativo na sua vida que você vai ter que sair. Ou talvez você tenha que parar de depender da força de vontade para ajudá-lo durante sua dieta e jogar fora aqueles biscoitos de chocolate.
Sua vida é sua responsabilidade e quando certas coisas têm um impacto negativo constante sobre você, você terá que fazer uma decisão que é: eu vou aceitar isso ou removê-lo e seguir em frente.
Esta pode ser uma das coisas mais difíceis que uma pessoa pode fazer, mas quando você toma nota das coisas, pessoas e lugares que tem impacto de uma forma ruim na sua vida e fizer o seu melhor para removê-los, sua vida vai mudar para melhor.
#7) Estilo de vida
O primeiro passo para o estilo de vida é descobrir que estilo de vida você realmente quer, muitas pessoas chegam até a idade adulta sem saber o que elas querem ou o que elas representam.
O estilo de vida irá afetar a sua saúde, a riqueza e relacionamentos por isso é importante se você quiser levar uma vida satisfatória que você saiba o que quer e construa um estilo de vida em torno disso.
O estilo de vida é realmente uma combinação do conhecimento que você adquire, dos hábitos diários que você realiza e os que considera ser aceitáveis em sua jornada.
É muito importante que você defina limites estritos em algumas áreas de sua vida para se certificar de que sua vida é o que você quer para ser vivida.
Vamos encarar isso, todos nós temos a mesma quantidade de tempo durante o dia, mas algumas pessoas mal conseguem chegar ao topo das tarefas domésticas, enquanto outras conseguem executar uma afortunada empresa e ainda encontrar tempo para meditar, ir a academia e sair com os amigos e família à noite.
Portanto, é muito mais sobre ir observando sua vida e vendo o que é produtivo e empodera você e o que é negativo e mina seu poder. Então, em seguida, fazer mais do que é positivo e menos do que é negativo!
Fonte: Publicado previamente por Luke Miller aqui
Por fim, se este texto lhe foi útil, que tal compartilhá-lo com outras pessoas?
Que bom saber Felipe. 🙂 Gratidão!