Computadores, pilhas, ventiladores e, até mesmo, geladeiras, são alguns dos objetos considerados lixo eletrônico ou e-lixo
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais aparelhos eletrônicos fazem parte do nosso cotidiano. No entanto, com o fim de sua vida útil, muitas pessoas podem se questionar: como descartar o lixo eletrônico?
Também conhecido com e-lixo ou REEE (Resíduos de Equipamento Eletroeletrônico), o termo engloba qualquer utensílio eletrônico, desde eletrodomésticos até computadores, pilhas e celulares.
Em 2021, o Brasil foi o quinto maior gerador de lixos eletrônicos no mundo.
A informação é da pesquisa Resíduos eletrônicos no Brasil – 2021, divulgada Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas.
Seja porque parou de funcionar, danificou ou não tem mais utilidades, tais resíduos devem ser descartados corretamente para que os componentes químicos dos objetos não se tornem prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde humana.
Como forma de solucionar este problema, algumas fabricantes e importadoras de eletroeletrônicos e eletrodomésticos se uniram para realizar a gestão da logística reversa destes produtos pós-consumo em nível nacional: a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos Eletrodomésticos).
Ao disponibilizar pontos de coleta por todo o Brasil, a associação realiza um processo de triagem para separar quais produtos podem ou não passar pela reciclagem.
Na sequência, os profissionais desmontam completamente os objetos, fazem a separação de suas peças, para ganharem uma nova utilidade.
Quais produtos são lixos eletrônicos?
Se ainda está em dúvida, fique tranquilo! Para facilitar o processo de reciclagem dos eletrônicos, os produtos recebem uma classificação entre as quatro categorias que existem, de acordo com o seu tamanho. Sendo elas:
- Linha Branca: refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar;
- Linha Marrom: monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras;
- Linha Azul: batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras;
- Linha Verde: computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares
Como realizar o processo correto de descarte?
Segundo informações da ABREE, primeiramente, devemos seguir algumas orientações para a realização correta do descarte nos pontos de coletas disponibilizados em todo o território nacional.
- Separar os produtos eletroeletrônicos de outros tipos de resíduos.
- Apagar todos os dados contidos nos produtos, como por exemplo fotos, vídeos, contatos, entre outros dados pessoais, dando especial atenção a computadores, notebooks, celulares e outros.
- Os produtos devem ir para o descarte inteiros, limpos e desligados.
Por fim, para encontrar o ponto de coleta mais próximo, basta clicar no link e especificar o tamanho e o tipo do aparelho.[CNN Brasil]
Leia também: A primeira multa por lixo espacial da história dos EUA