Astronautas deixam cair caixa de ferramentas durante caminhada espacial

astronautas deixam caixa de ferramentas no espaço; maleta vagando no espaço; NASA relata que maleta perdida no espaço poderá ser vista com binóculo; caixa de ferramenta orbitando a Terra

Uma maleta agora orbita o planeta e talvez seja visível com binóculos nos próximos meses

Os astronautas da NASA Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara realizaram sua primeira caminhada espacial este mês, mas inadvertidamente deixaram uma caixa de ferramentas flutuando no espaço.

A dupla completou as tarefas de manutenção fora da Estação Espacial Internacional (ISS) em seis horas e 42 minutos, conforme relatado pela agência espacial.

A caminhada, ocorrida em 1º de novembro, viu Moghbeli e O’Hara finalizarem as atividades nos painéis solares da estação, que seguem a trajetória do sol. Contudo, os astronautas ficaram sem tempo para recolher e armazenar uma caixa eletrônica de comunicações.

Embora tenham avaliado como a recuperação poderia ser realizada, decidiram deixar essa tarefa para uma caminhada espacial futura.

Durante a missão, a maleta de ferramentas escapou e foi considerada “perdida” pela NASA, sendo detectada pelos controladores de voo por meio das câmeras externas da ISS. Felizmente, as ferramentas não eram essenciais para concluir as tarefas da caminhada.

“O Controle da Missão analisou a trajetória da caixa e determinou que o risco de novo contato com a estação é baixo, e que a tripulação e a estação espacial estão seguras, sem necessidade de ação”, afirmou a NASA em seu blog oficial.

De acordo com o EarthSky, um site que monitora eventos cósmicos, a maleta de ferramentas está atualmente em órbita à frente da ISS. E possivelmente, poderá ser avistada da Terra com um par de binóculos nos próximos meses, até que se desintegre na atmosfera terrestre.

Esta não é a primeira vez que um astronauta perde ferramentas no espaço. Em 2008, a maleta de Heide Stefanyshyn-Piper flutuou enquanto ela realizava a limpeza e lubrificação das engrenagens de uma junta rotativa com defeito.

Em uma caminhada espacial em 2006, os astronautas Piers Sellers e Michael Fossum perderam uma espátula de 14 polegadas. Isso, enquanto testavam um método de reparo para o ônibus espacial.

Nesse sentido, lixo espacial ou detritos, como esses objetos, consistem em materiais artificiais em órbita ao redor da Terra, que não estão mais em uso. Assim, podem variar desde pequenos pedaços de tinta até peças descartadas durante o lançamento de foguetes.

Em setembro de 2023, a Agência Espacial Europeia estimou que 35.290 objetos estavam sendo rastreados e catalogados por diversas redes de monitoramento espacial. Totalizando mais de 11.000 toneladas em massa para os objetos orbitando a Terra.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *