Nosso planeta é lar de muitas paisagens naturais e lugares deslumbrantes, alguns tão gigantes que pode-se identificá-los do espaço.
Sem dúvida, o planeta Terra possui muitas estruturas incríveis e deslumbrantes, tanto naturais como artificiais. E incrivelmente, algumas delas são tão grandes e extensas que podem ser claramente identificadas até do espaço.
Geralmente, têm um formato distinto e estão localizadas em locais abertos, sem obstruções à visão.
Nesse sentido, a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), que orbita a Terra a 400 quilômetros de altitude acima da superfície, consegue capturar alguns desses lugares, registrando-os em imagens que provam que são tão icônicos vistos de lá em cima como são em terra. Assim, citamos abaixo sete exemplos dessas admiráveis paisagens vistas do espaço. Confira!
Leia também: Paisagem antiga formada por rios e cordilheiras é descoberta abaixo do gelo na Antártida oriental
7 lugares gigantescos vistos do espaço
Pirâmides de Gizé, no Egito
As Pirâmides de Gizé ficam a cerca de 18 quilômetros do Cairo, no Egito. Foram construídas pelos egípcios por volta de 2.500 a.C. A mais alta delas tem 146,5 metros de altura e foi considerada a construção mais alta do mundo até o século 14, a chamada Grande Pirâmide de Gizé.
Inclusive, a Grande Pirâmide de Gizé é uma das sete maravilhas do mundo antigo. A primeira vez em que os astronautas da ISS tiraram fotos dessas construções foi em 2001.
Cordilheira do Himalaia
É a cordilheira montanhosa mais alta da Terra, localizada na Ásia. Passa por cinco países: Nepal, Butão, China, Índia e Paquistão. Sua montanha mais alta é o Monte Everest, com cume de 8.849 metros de altitude.
Possui picos nevados, com numerosos lagos e geleiras montanhosas, além dos principais rios: o Ganges, o Ghaghara e o Gandak. Essa obra da natureza forma um arco de cerca de 2.500 quilômetros de extensão e com largura variando de 400 a 150 quilômetros.
Grand Canyon
É um icônico desfiladeiro esculpido pelo rio Colorado no norte do estado americano do Arizona. Visto que, ele tem, em média, 445 km de comprimento, 29 km de largura e chega a até 1,6 km de profundidade em alguns trechos.
A UNESCO o declarou como Patrimônio Mundial em 1979, e é um dos pontos turísticos mais famosos dos Estados Unidos. Sua história geológica remonta a 2 bilhões de anos atrás, quando o rio Colorado e seus afluentes esculpiam o desfiladeiro.
Rio Amazonas
Localizado na América do Sul, o rio Amazonas atravessa a Cordilheira dos Andes no Peru e segue seu percurso atravessando a Colômbia e o Brasil, antes de desaguar no oceano Atlântico, entre os estados brasileiros do Pará e Amapá.
É o maior rio em vazão de água da Terra (209.000 m³/s) e o mais extenso do mundo segundo alguns estudos, com um comprimento de aproximadamente 6.992 km, embora o Livro dos Recordes (Guinness World Records) ainda considere o Rio Nilo o mais longo do mundo.
Deserto Wadi Rum
O Wadi Rum, também conhecido como ‘Vale da Lua’ devido às suas formações rochosas, é um deserto de mais de 720 quilômetros quadrados que inclui dunas, cânions e montanhas, localizado no sul da Jordânia (Ásia). É um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2011.
Os ventos constantes são os responsáveis por esculpir essa paisagem, já que são eles que dão forma a imponentes formações de arenito e granito. Paisagens realmente impressionantes, e por isso, esse deserto já foi palco de gravações dos filmes ‘Rogue One: Uma História Star Wars’ e ‘Perdido em Marte’.
Ponte Golden Gate
A ponte, que fica em San Francisco, na Califórnia (EUA), foi projetada com a cor laranja a fim de aumentar a visibilidade em meio aos nevoeiros que ocorrem na cidade, algo que é muito comum. Ela liga a cidade de São Francisco até Sausalito.
Assim, a inauguração desta ponte se deu em maio de 1937, possuindo um comprimento de 2.737 metros e altura máxima de 227 metros. Atualmente, por ela, trafegam cerca de 100 mil veículos por dia. No inverno, a neblina é mais leve e os dias mais curtos, então tem-se a melhor vista da ponte da ISS.
Mina de Cobre Kennecott
Por fim, temos a Mina de Cobre Kennecott (Kennecott Copper Mine), também conhecida como Mina Bingham Canyon, é uma operação de mineração a céu aberto que extrai um grande depósito de cobre, localizada perto de Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos.
É uma das maiores minas a céu aberto do mundo, com uma área de cerca de 9 quilômetros quadrados e 800 metros de profundidade, e está em operação há mais de um século. Atualmente, emprega 1.800 pessoas que diariamente extraem cerca de 450.000 toneladas de minério.
Leia também: A primeira multa por lixo espacial da história aplicada nos EUA
Via: O Tempo