Os sambaquis são estruturas gigantes contruídas por povos indígenas que viviam no litoral brasileiro, há milhares de anos
Por milênios, a faixa costeira que se tornaria o Brasil abrigou os sambaquieiros, uma civilização misteriosa que construiu monumentais sambaquis.
Tais estruturas, os sambaquis se constituem de montes de conchas, ossos e terra, alguns com até 40 metros de altura. Onde até hoje é possível encontrar restos humanos.
Mas a história desses ancestrais é ainda é cheia de mistérios. De onde eles vieram? E por que sumiram ou foram substituídos por tupis, jês e outros povos indígenas que habitavam o litoral quando as naus Pedro Álvares Cabral chegaram ao país em 1500?
E quem eram esses ancestrais? Por que desapareceram?
Um estudo recente, publicado na Nature Ecology & Evolution, sequenciou o DNA de fósseis de 34 indivíduos sambaquieiros de diferentes regiões.
Assim, uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e de uma série de outras instituições nacionais e internacionais fez o sequenciamento genético dos fósseis de 34 indivíduos que viveram em quatro diferentes regiões do país num passado longínquo. Sendo que um deles tem 10 mil anos de idade.
Surpreendentemente, eles eram geneticamente diversos, e seu contato com populações do interior era complexo.
As descobertas também revelaram que esses povos descendem dos mesmos ancestrais que migraram para as Américas há 16 mil anos.
Entretanto, por enquanto a história desses povos sambaquieiros, suas origens e o desaparecimento, continuam a ser um enigma fascinante a se desvendar.