Gili Trawangan: a paradisíaca ilha Indonésia onde servem shakes de cogumelos mágicos
Você que procura um paraíso natural, para passar horas inesquecíveis, momentos incríveis, recarregar as energias… Talvez para aquela tão sonhada viagem ao oriente, talvez, só talvez, essa ilha esteja no seu próximo destino!
Confira o que as Gili Islands Indonésias têm de tão especial que encantam os turistas
As Gili Islands são na verdade 3 pequenas ilhas chamadas Gili Trawangan (ou Gili T. para os íntimos), Gili Meno e Gili Air.
Elas ficam a noroeste de Lombok, ainda na Indonésia, e todas as praias tem areia branquinha e água em vários tons de azul, super transparente e numa temperatura bem agradável.
Gili Trawangan é famosa pela cultura local, na qual o álcool é mal visto por muitas famílias enquanto há bares que orgulhosamente servem shakes de cogumelos mágicos no cardápio! Fala sério, mar calmo, morno e azul, areias brancas, natureza, tranquilidade, paz, cogumelos… você queria?
Na ilha dos cogumelos mágicos que tem cerca de 50.000 habitantes, não se usa carros, tudo é feito com cavalos, charretes, e bicicletas, que estão por todo lado. Você pode alugar uma bike por um valor tranquilo e rodar a ilha em aproximadamente 1 hora, mas claro que você iria parar para curtir o ambiente e tirar altas fotos né? Eu sei, eu sei hahaha
Ao contrário de Bali cuja religião é predominantemente hindu, nas Gili Islands a população é muçulmana, e é um grande contraste ver as turistas andando de biquíni enquanto as locais cobrem até a cabeça com um véu, além disso segundo este relato no Mochilão Trips você pode até ouvir as orações vindo das mesquitas, algumas vezes ao dia.
Gili Trawangan é a maior das 3 ilhas, a mais próxima a Bali, com mais estrutura e várias opções de hospedagem para todos os bolsos – hostels super baratos, guesthouses perfeitas para casais ou hotéis de luxo. A ilha fica há duas horas de barco de Bali, no continente. É possível também pegar um voo de 20 minutos para Lombok, a ilha vizinha, assim pode ir admirando a paisagem de cima, e depois um táxi aquático de lá para Gili T.
Em Gili Trawangan está toda a agitação noturna, festas até altas horas e também drogas que rolam soltas.
Vale lembrar que drogas são absolutamente proibidas no país e o porte delas significa pena de morte, mas não existe polícia em Gili e então elas são anunciadas publicamente nas placas dos bares.
Gili Air é a mais perto de Lombok, uma opção mais tranquila, também com boa estrutura e cheia de opções de hotéis, pousadas e restaurantes, mas sem a badalação noturna de Gili T. Se você quer paz e sossego, esse é o seu lugar.
Já Gili Meno é a menos estruturada das 3, existem sim restaurantes e hospedagem na ilha, mas eles são mais escassos, porém é considerada a mais bonita de todas.
Bali é uma ilha vulcânica e absolutamente turística, isso significa que muitas das praias tem a areia bem escura ou são lotadas ou sujas (ou todas as opções). Existem praias bonitas sim, mas se você realmente quer conhecer um lugar paradisíaco, vá para Gili Islands! Distantes apenas 2 horas de Bali e lá é certeza que você não vai se decepcionar com a beleza das praias. O único aviso é: lá não é o point para surfistas.
À primeira vista, a ilha tem todas as características de um destino de férias perfeito: areia branca, águas turquesas claras, idosos em trajes de banho reveladores, muitas crianças e “famílias felizes de revista”.
O incrível item que diferencia essa das outras praias paradisíacas pitorescas é o fato de que todas as lanchonetes vendem milkshakes mágicos de cogumelos e as ruas estão cheias de placas com frases como “Mega Maximum Radical Mushrooms – Your Return Trip To The Moon”.
Um correspondente da vice contou aqui que após cerca de 30 segundos ao chegar lá, você começa a perceber que os cogumelos são praticamente inevitáveis, se você estiver disposto, é claro.
No café-da-manhã do dia em que chegaram uma senhora com certa idade já estava a oferecer cogumelos psilocibínicos para os turistas enriquecerem seus cereais matinais.
A ilha é predominantemente muçulmana, mas a maioria dos adolescentes que vivem lá estão frequentemente num estado de consciência elevado com os cogumelos e afirmam que o pai ‘os mataria’ se os pegasse embriagados, mas em relação aos cogumelos são tranquilos.
Alguns dizem que a experiência ao todo pode tender à uma sensação de bizarrice, como um programa de férias louco daqueles de cinema, onde os donos dos hostels abertamente oferecem drogas e sua chance de morrer por um acidente com cavalo aumenta em até dez vezes, devido á eles estarem por todo lado.
Mas bem que você há de concordar comigo e com todos os apaixonados por viagens… isso é exatamente o tipo de coisa que você espera encontrar em boas férias: Aventuras!
Curtiu esse post?
Compartilha! E até a próxima pessoal! 😀