Mapa interativo mostra onde ficava sua casa durante a era dos dinossauros

planeta Terra na era dos dinossauros; Terra há 300 milhões de anos; como era o planeta na Pangeia; continentes; época dos dinossauros Pangeia

Com o nome de Mapa da Terra Antiga, a plataforma reúne informações de distintos períodos, mostrando a evolução do nosso planeta

Ao longo de sua história, nosso planeta sofreu inúmeras transformações: extinções em massa, surgimento de novas espécies e a configuração atual dos continentes.

Entretanto, você já imaginou onde era exatamente a sua casa atual na época dos dinossauros?

Pois agora, basta acessar a plataforma com o mapa interativo que te permite essa viagem no tempo, unindo informações de várias eras da Terra para ilustrar sua evolução.

Mapa da Terra Antiga: funcionalidade

O Mapa da Terra Antiga (acesse aqui para explorar) mostra que a Terra que conhecemos hoje resultou do constante movimento de extensas placas tectônicas que gradualmente se ajustaram como peças de um intrincado quebra-cabeça.

Para fazer este mapa interativo, o criador Ian Webster usou dados tectônicos de placas e os mapas paleogeográficos de C.R. Scotese, do Projeto PALEOMAP.

Assim, ao longo de milênios, essas placas se deslocaram vagarosamente até alcançar a configuração atual.

Por meio desse mapeamento, você pode inserir sua localização atual e acompanhar a transformação do planeta, conforme detalhado pelo IFLScience.

Opções de exploração

Ao acessar o Mapa da Terra Antiga, a plataforma apresenta uma visão da Terra há 240 milhões de anos, durante a era do supercontinente Pangeia.

Entretanto, é possível selecionar imagens de 750 milhões de anos atrás até os dias de hoje.

Aos usuários de computadores, ao pressionar simultaneamente as teclas esquerda e direita do teclado, é possível testemunhar a separação dos continentes, culminando na formação dos continentes atuais.

O mapeamento também dispõe de alternativas que permitem visualizar momentos cruciais da história da vida na Terra, como os primeiros vertebrados, os primeiros hominídeos e a extinção dos dinossauros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *