Descubra o que é o consumo consciente e se você já pratica
Se você está lendo esse texto provavelmente busca a resposta de pelo menos uma dessas duas questões: o que é consumo consciente? E, como eu posso ser um consumidor consciente?
Como eu já havia falado no artigo ‘Consumo consciente é a nova moda’, essas questões surgem na nossa mente, logo que pensamos na expressão “consumo consciente”.
Muitas vezes ficamos confusos e indecisos em comprar certos produtos, então, se você se interessa nesse assunto vai gostar do que vem a seguir.
Fiz uma lista de características para que entendamos de uma forma simples o que quer dizer ser um consumidor consciente e o que levar em consideração para praticar o consumo consciente diariamente.
Aprenda a considerar tudo o que aquele produto gerou para as pessoas e para o meio ambiente para chegar até você e como o uso dele afetará a vida.
- Quando for comprar qualquer produto, considerar o cuidado com o meio ambiente e com os animais.
- Planejar suas compras antes de fazer.
- Buscar não comprar por impulso.
- Saber utilizar o crédito de forma consciente e organizada.
- Reconhecer que cada ato de compra é uma escolha e tem impacto sobre a vida das pessoas da sociedade em que vive.
- Preocupar-se com a qualidade e preço dos produtos, não ser persuadido por marcas.
- Perceber que o consumo não é uma ação individual, mas com consequência para si, para o planeta e para a vida de outras pessoas.
- Procurar manter um equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade.
- Aproveitar oportunidades para divulgar, praticar e falar sobre consumo consciente.
Viu? Agora você já sabe algumas das considerações que um consumidor consciente deve fazer antes de cada ato de compra, para não ser um consumista. 😉
Via: Meu bolso feliz