Entenda o Turismo Ecológico – Curtir a natureza com Consciência
Explicando de maneira sucinta e simples, o turismo ecológico consiste no uso do meio ambiente para o lazer com consciência, evitando qualquer prejuízo à natureza.
Estamos cada dia mais conscientes de como prejudicamos nosso planeta no passado e ainda o fazemos.
Quantas árvores são arrancadas, o consumo desordenado dos recursos naturais e a contaminação de solo, água, ar, entre outros.
Inserido no movimento de conscientização e preservação da natureza, o turismo ecológico ou ecoturismo é um setor em expansão no mundo, e consideravelmente no Brasil, país tropical, cheio de paisagens paradisíacas.
O Ecoturismo como também é chamado visa manter o acesso do ser humano para desfrutar de bem-estar em meio à paisagens, animais, plantas, praias, cachoeiras, trilhas prezando pela sustentabilidade.
Ou seja, objetivando um equilíbrio entre o consumo e a sobrevivência dos moradores e da própria natureza. Também representa novas experiências relacionadas à natureza ligando lazer, turismo, esporte e educação ambiental.
Observando a natureza
No turismo ecológico, promove-se a consciência ambiental, o consumo consciente de materiais descartáveis, poluentes e que usam recursos naturais na produção. Muitos lugares têm o título de Patrimônios Naturais e Culturais da Humanidade sendo usados com responsabilidade, ensinando a preservar o que temos para o bem estar de todos, inclusive das futuras gerações.
Leia também: Consumo consciente é a nova moda
O Brasil vem chamando a atenção dos estrangeiros, e a revista National Geographic já o escolheu como o melhor destino de Turismo de Aventura de todo o mundo.
Turismo ecológico, turismo de aventura, ecoturismo são todas formas de turismo que vêm se destacando no Brasil, sendo incentivado até mais que o turismo convencional. Também pondera, digno de um país rico de beleza natural. Locais que prometem diversão e aventura com muita paz e colírio para os olhos…
Começando pela região Sul do Brasil é possível encontrar ótimas opções para ecoturismo. Desde estâncias com lagos e que oferecem atividades como escalada, tirolesa e contato com animais em viveiros de aves, serpentes e animais de pastagens até chalés e suítes em regiões montanhosas. Essas últimas com enormes paredões, canyons, trilhas, cachoeiras, rapel, boia cross e muito mais.
Confira a seguir, a lista de alguns locais que oferecem turismo ecológico no Rio Grande do Sul
Não poderia deixar de citar o Parque Nacional Aparados da Serra, Rio Grande do Sul. Na cidade de Cambará do Sul a visitação de lugares paradisíacos tem uma paisagem impressionantemente linda, a natureza imponente numa beleza sem fim.
Com roteiros fantásticos para caminhadas em contato com o meio ambiente o ecoturismo é especial ao visitar os cânions Itaimbézinho, da Encerra, do Espraiado, a Pedra Furada, a Pedra da Águia, a trilha Rio do Boi, entre outros localizados dentro do Parque Nacional na Serra Geral – RS.
Os cânions ficam entre o estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e tem mais de 900 metros de profundidade.
Leia também: 5 Formas de reconectar-se com a natureza
Pra quem quer apreciar o contato com a natureza em chalés confortáveis, a Pousada na cidade de Canela chamada Pousada e Parque das Sequoias tem isso como maior diferencial.
Possui seis cabanas (chalés) rústicas e aconchegantes, com televisão e ar condicionado integrada ao Parque junto à natureza exuberante para admirar, se conectar com a consciência íntima, silenciosa e relaxar.
A pousada está localizada em uma área de dez hectares, a 2 quilômetros do centro de Canela e 9 quilômetros do centro de Gramado. Além disso, cercada de exemplares únicos de sequóias, e uma coleção de coníferas, uma paisagem singular no Brasil.
São várias trilhas para trekkings (caminhadas), que podem ser executadas com orientações de guias, bem como o cicloturismo de bicicleta. Tudo para apreciar árvores e pássaros, ambiente perfeito pra fugir das grandes cidades, passar momentos a dois, tirar lindas fotos. Além disso, a Pousada das Sequoias tem o título de “primeiro hotel ecológico do Rio Grande do Sul”.
Outro lugar que oferece turismo ecológico para explorar a natureza com um toque único é o Refúgio Ecológico Pedra Afiada.
Ele existe há 12 anos e procura fornecer um serviço completo para quem quer conhecer os atrativos dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.
Assim, garantem equipe de guias e equipamentos disponíveis para o hóspede experimentar:
- caminhadas no topo e dentro dos cânions, bóia-cross (como rafting, mas em bóias individuais) pelo rio Mampituba;
- rapel nas cachoeiras (com treinamento realizado na pousada);
- e o circuito Canopy (pela copa das árvores ) com ascensão a árvores centenárias, tirolesa (cabo aéreo) e quadriciclo.
Muitas atividades não é? E além disso, o Refúgio Ecológico Pedra Afiada tem os paredões de mil metros de altura do cânion Malacara em frente, o que torna a hospedagem um local único.
Ideal para aquelas pessoas que desejam um local junto à natureza para descansar, ouvir o som do rio, dos pássaros… E para saborear ainda mais, café da manhã e jantar são inclusos.
Atualmente, são 8 apartamentos, todos com sacada, uma suite e dois chalés, sendo a Cabana da Mata, e o Chalé do Penhasco.
Fotos e informações visite: cambaradosul.tur.br, sequoias.com.br e aparados da serra.net