Vídeo revela orcas encurraladas no gelo ao largo da costa de Hokkaido, Japão.
Primeiramente transmitidas pela emissora nacional japonesa NHK, as imagens mostram as baleias lutando em meio a uma vasta extensão de gelo.
O local fica próximo à península de Shiretoko, reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco.
Na manhã desta terça-feira, um grupo de pelo menos 13 orcas foi avistado, agrupadas e emergindo ocasionalmente para respirar, enquanto estavam presas no gelo.
Segundo o jornal japonês Yomiuri, o gelo flutuante estava se deslocando para o sul e atingiu a costa de Rausu na mesma manhã.
O especialista marinho Seiichiro Tsuchiya, realizando pesquisas na área, descobriu os animais encurralados através de seu drone.
Ele relatou à emissora: “Avistei cerca de 13 orcas com as cabeças emergindo de um buraco no gelo. Pareciam estar lutando para respirar”.
O que dizem as autoridades
As autoridades locais afirmaram que o gelo espesso impediu qualquer acesso direto ao local. Deixando-os assim, capazes apenas de observar e torcer para que o gelo se quebre, e permita que as orcas escapem.
“Não nos resta outra opção senão aguardar que o gelo se rompa e elas consigam sair por ali”, afirmou um funcionário à NHK.
Enfim, ao contrário de outras grandes baleias que podem permanecer submersas por longos períodos, as orcas só conseguem ficar debaixo d’água por cerca de 15 minutos em condições extremas.
Via: O Globo