Espécime, que tinha 5 centímetros de altura, viveu há cerca de 115 milhões de anos
Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, encontraram no Estado brasileiro do Ceará o fóssil de cogumelo mais antigo do mundo.
Assim, os cientistas divulgaram a descoberta impressionante em um artigo publicado nesta quarta-feira, 7, na revista científica Plos One.
Este cogumelo viveu há cerca de 115 milhões de anos, durante o Cretáceo. Ou seja, quando a Terra era dominada pelos dinossauros como tiranossauro, espinossauro, velocirapitor e tricerátopo. Nessa época, o supercontinente Gondwana estava se separando.
Acredita-se que ele tenha caído em um rio, sendo então, arrastado até uma lagoa salgada, na qual ficou enterrado debaixo de sedimentos a ponto de fossilizar.
E agora, os pesquisadores encontraram o fóssil deste exemplar de fungos em uma formação calcária na Chapada do Araripe.
Veja também: Agricultores encontram fóssil de mamute com mais de 15 mil anos
Antes desta descoberta, os fósseis mais antigos de cogumelos até então encontrados estavam em âmbar.
Segundo uma divulgação de informe da Universidade de Illinois, o cogumelo tinha 5 centímetros de altura e recebeu o nome de Gondwanagaricites magnificus.
Conforme disse Sam Heads, paleontólogo da Universidade de Illinois ao site da instituição: “A maior parte dos cogumelos cresce e desaparece em poucos dias”.
Entretanto, Heads descobriu o cogumelo quando digitalizava uma coleção de fósseis da região. Assim, segundo o cientistas: “O fato deste cogumelo estar totalmente preservado é surpreendente”.
*Fonte: Plosone
Gostei da novidade, bem bacana esse conteúdo.Vou vir mais vezes aqui conferir.
Se tiver algum conteúdo a mais pode enviar no meu email. Um Abraço