



6 Cogumelos com propriedades medicinais contra o câncer comprovadas pela ciência
Cogumelos da imortalidade: A medicina moderna e o uso de antigas ervas da Medicina Tradicional Chinesa
Os cogumelos medicinais e os extratos de cogumelos são utilizados em todo o mundo para combater o câncer, controlar e melhorar a resposta imune.

Abaixo estão os 6 cogumelos que combatem o câncer mais bem pesquisados pela ciência. Eles são ricos em polissacarídeos e beta glucanos, os principais ativos imunológicos.
Lentinula edodes (shiitake), Grifola frondosa (maitake), Ganoderma lucidum (mannentake) e Cordyceps são fungos que possuem história de uso medicinal há milênios em partes da Ásia. As pesquisas indicaram que os cogumelos têm atividades anti-cancerígenas, antivirais, anti-inflamatórias e benefícios hepáticos.
Cogumelo Rei (Ganoderma lucidum)
(Reishi Ling Zhi, Mannentake, “The Mushroom of Immortality”)
Este é um dos grandes tônicos para longevidade da medicina chinesa utilizados no tratamento do câncer na medicina chinesa tradicional e moderna para melhorar a vitalidade, a força, a resistência e prolongar a vida.
O Reishi aumenta a resposta imune, alivia os efeitos colaterais de quimioterapia, como náuseas e danos nos rins, e protege o DNA celular ao aumentar a capacidade antioxidante.
Você pode comprar Reishi e produtos derivados online Aqui
Shitake (Lentinula edodes)
(Floresta Negra Mushroom ou Xiang Gu, Cogumelo Perfumado)
Este é um cogumelo tenro e saboroso, um dos meu favoritos, é maravilhoso! Encontrado em muitas cozinhas asiáticas, conquistou o paladar de muitos brasileiros. É considerado uma iguaria e um cogumelo medicinal.
Shitake contém um glucano chamado AHCC (Active Hexose Correlated Compound) e é amplamente utilizado no tratamento alternativo e complementar de câncer no Japão devido às seus benefícios ao sistema imunológico. Lentinan, um composto encontrado em Shitakes, é um medicamento intravenoso com propriedades antitumorais usado contra o câncer. Estudos clínicos associaram lentinan com maior taxa de sobrevivência, maior qualidade de vida e menor recorrência de câncer.
Coriolus versicolor (Trametes versicolor)
(“Cogumelo cauda de peru” Yun Zhi)
Este é um dos cogumelos medicinais mais bem pesquisados do mundo.
É um modificador de resposta biológica. Também chamado de Turkey Tail é usado na medicina chinesa como um tônico há séculos.
Estudos mostram que melhora as taxas de sobrevivência e age como um modulador imunológico com propriedades estimulantes do sistema imune e antitumorais.
Alguns estudos mostram que pode aumentar os efeitos do tratamento de câncer com quimioterapia e reduzir os efeitos colaterais da radioterapia.
Cordyceps sinensis
(Fungo Chinês Fongo Dong Chong Xia Cao)
O fungo Cordyceps atua como um estimulador imunitário, aumentando as células T (que combatem vírus e células cancerígenas) e células Natural Killers, além disso, prolonga a vida dos glóbulos brancos, melhorando a resolução de infecções.
Ele demonstrou propriedades antitumorais e também protege os rins dos efeitos colaterais da quimioterapia. É um dos tônicos mais utilizados em fórmulas anti-câncer na medicina chinesa.
Maitake (Grifola frondosa)
(Cogumelo Nuvem Hui Shu Hua)
Esses cogumelos maitake são usados na medicina tradicional chinesa e japonesa para melhorar o sistema imunológico, sendo um dos principais cogumelos da culinária japonesa.
Estudos demonstraram que pode melhorar a resposta imune inata para combater infecções, bem como a resposta imune adaptativa que confere um aprimoramento imune a longo prazo.
Maitake também protege as células com suas propriedades antioxidantes e diminui o fator inflamatório enzima COX2 tão comum na fisiologia do câncer.
Estudos também mostraram que Maitake possui potenciais propriedades anti-metastáticas que inibem a proliferação e disseminação do câncer.
Chaga (Inonotus obliqus)
(Black Fungus da árvore)
Esse é usado como cogumelo medicinal na Medicina Tradicional da Rússia e do Leste Europeu. Chaga foi estudado como um potencial agente anticancerígeno.
Chaga contém a betulina, um precursor do ácido betulínico, que mostrou inibir a enzima promotora de câncer topoisomerase. O ácido betulínico foi considerado ativo contra câncer de pele, cérebro, ovário e cabeça e pescoço, promovendo a apoptose ou a condução natural à morte celular programada. As células cancerosas não passam por este ciclo de vida natural e se tornam imortalizadas, não morrendo elas acabam por gerar doenças como o câncer.
Meu amigos com esses cogumelos medicinais é isso que eu chamo de dar um up no Sistema Imunológico!!! Bem sabiam os chineses desde de tempos antigos e a ciência moderna vem confirmar as propriedades medicinais milagrosas desses fungos. Que presente da natureza, para mim maior não há.
Espero que você tenha gostado da leitura e que sejam úteis pra você essas informações.
E até a próxima, com mais sobre os cogumelindos galera 🙂
Essas declarações não substituem a consulta médica para diagnosticar, tratar, curar ou mitigar qualquer doença. Consulte seu médico antes de tomar decisões relacionadas à sua saúde.
*Fonte: Huffingttonpost


