Cientistas filmam plantas ‘conversando’ entre si e avisando de perigos. Veja!

cientistas filmam plantas conversando; comunicação entre plantas; vegetais se conversam; vegetais se comunicam e avisam de ataque de herbívoros

Um recente estudo publicado na revista Nature Communications revela que, assim como os seres humanos, as plantas também possuem a habilidade de se comunicar entre si.

Cientistas da Universidade de Saitama, no Japão, conduziram experimentos fascinantes para registrar essa “conversa” vegetal.

Os biólogos Yuri Aratani e Takuya Uemura alteraram geneticamente plantas para incorporar um biossensor que emitia luz verde em resposta a um aumento de íons de cálcio.

Em seguida, eles colocaram um dispositivo para transferir compostos de plantas feridas e infestadas de insetos para suas contrapartes não danificadas.

Então, utilizando um microscópio de fluorescência, os pesquisadores observaram o fenômeno e registraram um vídeo impressionante do processo.

O estudo desvendou como as plantas, envoltas em uma fina névoa de compostos transportados pelo ar, usam essa comunicação para se protegerem e repelirem herbívoros famintos.

Além de alertarem as vizinhas sobre potenciais ameaças.

Veja o vídeo:

Cientistas captam em vídeo a comunicação entre vegetais

De fato, os cientistas sabiam da existência de comunicação e defesa entre os vegetais desde os anos 1980.

Mas, a novidade foi entender como eles recebem e respondem aos sinais transmitidos pelo ar.

De acordo com os testes do estudo, as plantas não danificadas receberam as mensagens de seus vizinhos feridos e responderam com sinais de cálcio que percorreram suas folhas.

A pesquisa desvendou a intrincada história de como as plantas reagem às “mensagens de alerta” de seus vizinhos ameaçados.

Masatsugu Toyota, biólogo e autor do estudo.

Essa rede de comunicação, invisível aos nossos olhos, desempenha um papel fundamental na proteção oportuna das plantas contra ameaças iminentes.

Essa pesquisa pioneira aprofunda nosso entendimento de como a natureza equipou os vegetais para prosperar e se adaptar em face das adversidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *