Navio ‘movido a vento’ faz sua primeira viagem ao Brasil, partindo da China

navio movido a vento; navio com velas gigantes energia eólica; navio de carga faz viagem estreia com velas movidas a vento; navio de carga com energia eólica viaja da China para o Brasil; primeira viagem do navio de carga com velas movidas a vento

Um navio de carga com velas especiais gigantes movidas pelo vento partiu em sua primeira viagem

A empresa de transporte marítimo Cargill, que alugou o navio, espera que essa tecnologia ajude a indústria a ser mais amiga do meio ambiente.

As grandes velas, chamadas WindWings, feitas no Reino Unido, foram colocadas no navio para reduzir a quantidade de combustível usado e, consequentemente, as emissões de carbono liberadas pelo transporte marítimo.

A indústria de transporte marítimo é responsável por cerca de 2,1% de todas as emissões de dióxido de carbono (CO2) no mundo.

O navio Pyxis Ocean, que tem as velas guardadas quando está no porto, vai usar o vento para se mover em vez de confiar apenas no motor.

Isso pode reduzir as emissões do navio em até 30%.

A viagem do navio, que levará cerca de seis semanas, será da China até o Brasil, sendo assim também um teste importante para essa nova tecnologia.

As velas têm 37,5 metros de altura e são feitas do mesmo material das turbinas de energia eólica, o que as torna bem resistentes.

Tecnologia promissora

Jan Dieleman, chefe da Cargill Ocean Transportation, diz que a indústria está em uma jornada para se tornar mais ecológica.

Ele sabe que não existe uma solução única, mas acredita que essa tecnologia mostra como as coisas estão mudando rápido.

Há alguns anos, as pessoas achavam difícil reduzir as emissões de carbono, mas agora muitos estão convencidos de que é necessário.

Mas, a dificuldade é descobrir como fazer isso acontecer.

John Cooper, que lidera a equipe que desenvolveu as velas, acredita que metade dos novos navios encomendados até 2025 terão velas movidas a vento.

Ele está confiante nisso porque essa tecnologia economiza muito combustível e, consequentemente, diminui a emissão de CO2.

Dessa forma, isso é bom para o meio ambiente e também para a economia.

A ideia para essas velas veio do Reino Unido, mas elas são fabricadas na China. Isso porque o governo do Reino Unido não oferece incentivos para a fabricação de aço, o material necessário.

Especialistas dizem que usar energia eólica para mover navios é uma boa ideia, já que a indústria de transporte marítimo libera muitos gases poluentes na atmosfera.

Até 2050, a indústria pretende parar completamente de emitir gases que causam aquecimento global. No entanto, alguns críticos não estão confiantes nesse compromisso.

Usar vento para mover navios pode fazer uma grande diferença

Visto que, novos tipos de combustíveis menos poluentes ainda vão demorar para serem desenvolvidos.

Por isso, é urgente encontrar maneiras de tornar as viagens dos navios mais eficientes.

Tecnologias que usam o vento estão ficando mais populares.

Mas, mesmo que mais navios comecem a usar essas tecnologias, ainda não há uma solução única para tornar a indústria mais ecológica.

Alguns navios, por exemplo, não podem usar velas porque isso atrapalharia o carregamento e o descarregamento de cargas.

Apesar disso, muitas pessoas estão otimistas com o futuro das velas movidas a vento.

Elas acreditam que essa tecnologia pode ajudar a indústria a voltar a ser mais sustentável, como era antigamente antes dos motores a combustão.

Fonte: BBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *