Alface selvagem a planta conhecida como morfina natural e fácil de cultivar

A alface selvagem é uma planta conhecida como morfina natural que você pode cultivar em seu jardim

Para adeptos do uso da medicina alternativa, fitoterapia e etnobotânicos a Lactuca virosa ou alface selvagem planta conhecida como morfina natural, serve como alternativa aos medicamentos que causam dependência e efeitos colaterais no tratamento da dor.

A alface selvagem é uma planta com propriedades analgésicas que nasce sozinha em muitos quintais. Pois como o próprio nome popular dela diz ela é uma planta “selvagem”.

Mas você também pode cultivá-la em seu jardim facilmente, com cuidados básicos de cultivo.

Assim como várias plantas de uso medicinal a alface selvagem pode ter outros nomes ou ser confundida com plantas de mesmo nome popular, e é muito importante cultivar a planta da espécie correta.

Sendo assim vale a pena procurar uma muda da planta Lactuca virosa, ou seja, da espécie certa de alface selvagem para ter certeza do que está cultivando.

Lactuca virosa (lactucarium)

A dor é um sintoma comum e que pode se tornar uma doença crônica. Ela derruba até os mais fortes.

É tão prevalente que atualmente vivemos uma epidemia de pessoas com dependência de opiáceos para tratar a dor crônica ou aguda.

Infelizmente, com tantos precisando encontrar alívio para suas dores, uma grande parte da população torna-se dependente desse curativo químico, que muitas vezes só disfarça o problema, em vez de tratar a causa.

Por conta da dependência que medicamentos opióides causam deve-se ter muito cuidado ao tomá-los.

Nos Estados Unidos a epidemia de dependentes de analgésicos é tão grande que muitas clínicas de reabilitação surgiram para ajudar as pessoas a combater esse vício.

Alface selvagem: planta conhecida como morfina natural é usada contra dores como alternativa natural à medicamentos analgésicos

alface selvagem analgésico natural
‘alface selvagem’

Lactuca Virosa é o nome científico da planta alface selvagem, que muitas pessoas usam no lugar de medicamentos prescritos para dor. É uma planta frondosa e alta, com pequenos eixos amarelos, e é fácil de cultivar no jardim de casa.

Mais comumente encontrada na América do Norte e na Inglaterra, é um primo da alface que normalmente vemos na mercado. Também é chamada de alface amarga, ou mais ligado ao propósito que trazemos aqui, morfina natural e ainda alface de ópio.

A razão pela qual a alface selvagem é conhecida como morfina natural, é pelos efeitos sedativos e de alívio da dor analgésico/anestésico que a substância branca encontrada no caule e nas folhas dela produz.

Esta substância leitosa é chamada lactucarium. E, embora não contenha opiáceos, tem efeitos colaterais similares quando usado – age diretamente no sistema nervoso central (SNC) para diminuir a sensação de dor, assim como a morfina.

A alface selvagem faz parte das plantas com histórico de uso medicinal para tratamento de vários tipos de dor

alface selvagem
Lactuca virosa

No século XIX, já estavam usando a alface selvagem como um substituto do ópio. Mas, foi nos anos 70 que começou a ganhar popularidade significativa por aqueles que queriam um remédio mais natural.

Os indivíduos estavam começando a usá-la para alívio da dor, bem como para fins recreativos.

As pessoas que usavam alface selvagem preparavam-na de maneiras diferentes, começando no dia anterior ao uso.

Uma das formas de preparo era cozinhar a planta numa panela com água e açúcar, até ela ficar com uma consistência espessa semelhante a um xarope. Embora esta fosse uma forma eficiente, era bastante amargo mesmo com o açúcar adicionado.

Entretanto a forma mais comum de usar a alface selvagem, era secar o caule e as folhas para usar como um chá de ervas.

O chá da alface selvagem continua popular até hoje. Mas atualmente também é comum secar a planta de alface selvagem para fumar ou vaporizar. Se você não gosta ou não tem como cultivá-la, outra opção é comprá-la na internet como erva seca, extrato ou resina.

Outros benefícios

A seguir estão os principais usos para que serve a alface selvagem, planta medicinal analgésico/anestésico natural:

Enxaqueca – Pessoas que o utilizam para este propósito afirmam que sentem menos enxaquecas do que antes de iniciar o uso da erva.

Insônia – O uso de alface selvagem é frequente por pessoas com problemas para dormir. Ela produz um estado de consciência relaxado e eufórico, ajudando a pessoa a adormecer mais fácil, sem os efeitos viciantes das drogas pesadas para dormir comumente prescritas.

Ansiedade – A alface selvagem pode atuar como um sedativo suave, permitindo que pessoas com ansiedade experimentem alívio do estresse que ela causa.

Asma e tosse – A alface selvagem tem propriedades antitussígenas, que aliviam ou param a tosse. Além disso, observou-se que os pacientes asmáticos que usaram opiáceos apresentam mais episódios de crises asmáticas quando eles tentam parar e retirar o uso dos opiáceos. Assim, o uso de alface selvagem em vez de opiáceos prescritos, poderia ser uma opção melhor para essas pessoas.

Além dos benefícios acima, a alface selvagem produz um estado eufórico, semelhante aos opiáceos, mesmo que não contenha nenhum opiáceo real … sendo ela perfeitamente legal.

Interessante né?

E você, já teve ou quis substituir alguma medicação para dor por alternativas naturais?

Lembre-se: compartilhar sua experiência pode ajudar outras pessoas!

Gratidão.

Via Corespirit

 

Um comentário em “Alface selvagem a planta conhecida como morfina natural e fácil de cultivar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *