O que é Aromaterapia?
A Aromaterapia é um ramo da medicina herbal que usa as propriedades medicinais dos óleos essenciais extraídos de plantas.
Mas, tais óleos essenciais devem ser extraídos por destilação a vapor, água e destilação a vapor ou prensagem a frio para que mantenham a eficácia.
Esse uso de óleos essenciais de plantas remonta aos tempos antigos no Egito, Itália, Índia, China… e foi o químico francês Rene-Maurice Gattefosse quem cunhou o termo Aromaterapia, quando testemunhou o poder de cura do óleo de lavanda em queimaduras na sua pele, em 1937.
A aromaterapia hoje é amplamente praticada na América do Norte e Europa, muito integrada em tratamentos holísticos é usada em spas, clínicas, alimentos, cosméticos terapêuticos, em produtos para o ambiente como velas, aromatizadores elétricos e itens pessoais para relaxamento.
Como funciona a Aromaterapia?
Certamente os óleos essenciais podem afetar quase todos os órgãos do nosso corpo, por isso mesmo, cuidado! Cada óleo essencial tem efeitos farmacológicos fortes no organismo, por exemplo: antibacteriano, antiviral, diurético, vasodilatador, tranquilizante ou estimulante de hormônios.
Ao inalarmos um óleo essencial as moléculas entram na cavidade nasal e estimulam o sistema límbico no cérebro.
Tal sistema influencia nossas emoções e memórias, pois é conectado a partes do corpo que controlam os batimentos cardíacos, pressão arterial, nível de estresse e respiração.
Além disso, é ele que determina o trabalho das glândulas de equilíbrio hormonal como as suprarrenais, hipófise, hipotálamo e tireoide.
Assim, os usos e benefícios dos óleos essenciais são muitos – e o mais importante: funcionam.
A Aromaterapia PODE te ajudar a ter equilíbrio emocional e fisiológico.
Quando usar os óleos essenciais
Você pode usar a aromaterapia para tratar e ajudar o tratamento em muitas áreas da saúde, como cito abaixo:
- Acne, alergias, picadas de insetos
- estresse, síndrome pré-menstrual (SPM), dar energia, menopausa
- contusões, entorses, dor muscular e nas articulações, artrite
- feridas, herpes, queimaduras, cicatrizes
- indigestão, náuseas, dores de cabeça
- bronquite, resfriados, gripe, sinusite, dor de ouvido
- insônia, relaxamento, nervosismo e agitação.
Como e quais óleos usar para fazer Aromaterapia em casa
Os óleos essenciais e portanto a Aromaterapia podem ser usados em casa inalando ou aplicando na pele.
Inalar o vapor de óleos essenciais é fácil, comum desde a antiguidade, em saunas, ideal para desconfortos respiratórios.
Assim, existem duas formas fáceis de inalar os óleos essenciais para ajudar na respiração, dar energia, relaxar após um dia estressante…
Para esses efeitos é bom usar os óleos de eucalipto, tea tree, alecrim, lavanda.
A primeira é pingar 2-3 gotas do óleo essencial que preferir no box na hora do banho;
A segunda é pingar as 2-3 gotas do óleo que escolher em uma bacia com água bem quente, em seguida colocar o rosto sobre o vapor com uma toalha na cabeça para formar uma tenda.
Também vale acrescentar o óleo essencial em compressas, máscaras faciais e óleos de massagem.
Cuidado!
Os óleos essenciais podem ser tóxicos e só devem ser utilizados via oral sob a orientação de um profissional qualificado.
Além disso, qualquer pessoa pode apresentar irritação ao aplicar um óleo essencial direto na pele, principalmente crianças e idosos, então é sempre recomendado:
Primeiramente fazer o uso correto, se deve ser diluído, se pode ser aplicado na pele, cuidados ao expor-se ao sol, gravidez, amamentação;
Segundo, sempre fazer um teste na pele antes de usar qualquer novo óleo essencial, inclusive para se familiarizar com o aroma, que pode ser bem forte e estranho, especialmente se você nunca usou um extrato de planta puro.
[Via]