5 Plantas com o poder de expandir a consciência e induzir sonhos lúcidos

maconha; planta de poder; planta que expande a consciência; plantas que induzem sonhos lúcidos

Espiritualidade: conheça 5 plantas de poder que expandem a consciência e induzem sonhos lúcidos

Antes de mais nada sabemos que a relação entre as plantas e a espiritualidade remonta aos tempos mais remotos da história humana.

Já que diversas culturas ancestrais utilizavam ervas e plantas para expandir a consciência, alcançar estados de êxtase ou compreender melhor os mistérios do universo.

Assim, neste artigo, exploraremos cinco ervas notáveis que são conhecidas por suas propriedades de alteração da consciência e seus efeitos nos sonhos.

1- Cannabis (Cannabis sativa):

De antemão começamos com a Cannabis, também conhecida como maconha, que é uma das plantas mais discutidas e controversas quando se trata de suas propriedades psicoativas.

Compostos como o THC (tetra-hidrocanabinol) e o CBD (canabidiol) interagem com o sistema endocanabinoide do corpo humano, proporcionando efeitos de relaxamento, alterações sensoriais e, em algumas pessoas, uma maior conexão espiritual.

Utilizar Cannabis para fins espirituais é uma prática antiga em algumas culturas indígenas e religiões, onde a valorizam por seus efeitos introspectivos e de ampliação da consciência.

2- Ayahuasca (Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis):

Em segundo lugar temos a Ayahuasca: uma bebida sagrada utilizada por povos indígenas da Amazônia há milhares de anos para rituais espirituais e cura.

Recebendo também nomes populares de ‘vinho das almas’ ou chá de santo daime, tradicionalmente prepara-se essa bebida através da combinação de duas plantas: o cipó Banisteriopsis caapi com as folhas da Psychotria viridis.

A Ayahuasca contém poderosos compostos psicodélicos, como a DMT (dimetiltriptamina), que induzem estados de profunda introspecção, experiências visionárias e conexões com dimensões espirituais.

Sendo assim seu uso é cercado por tradições ancestrais e rituais que buscam a cura e o crescimento pessoal.

3- Salvia divinorum:

Esta planta é originária do México. Xamãs e praticantes de medicina tradicional a utilizam para obter insights espirituais e transcendentais.

A Salvia divinorum contém um poderoso composto: a salvinorina A, que é um dos alucinógenos naturais mais potentes conhecidos.

Seu consumo pode levar a efeitos psicodélicos intensos, incluindo despersonalização, sensação de voar ou viajar para outros mundos e alterações temporais na percepção.

4- Cacto Peyote (Lophophora williamsii):

cacto peyote; cacto psicodélico; planta de poder; psicoativo; psicodelia; planta psicodélica; alucinógeno natural
Cacto peyote planta capaz de expandir a consciência e os sonhos. (Imagem: Pixabay)

O Peyote é um cacto nativo do México e do sudoeste dos Estados Unidos, amplamente utilizado em práticas espirituais por povos indígenas americanos, como os Huicholes e os Navajos.

Ele contém mescalina, um alucinógeno poderoso, que é responsável pelos seus efeitos psicoativos.

Desse modo consumir o cacto Peyote é fazer uma jornada espiritual, capaz de proporcionar autoconhecimento, conexões com a natureza e compreensão de questões existenciais.

5- Calea zacatechichi (Erva dos Sonhos):

A Calea zacatechichi, conhecida como “Erva dos Sonhos”, é uma planta utilizada por culturas indígenas da América Central e do México para aumentar a clareza e a intensidade dos sonhos.

Acredita-se que o consumo dessa erva antes de dormir facilite a lembrança dos sonhos, bem como a obtenção de sonhos lúcidos, nos quais a pessoa está consciente de que está sonhando e pode influenciar o rumo dos eventos oníricos.

Por fim ressaltamos a importância de se tratar com respeito e responsabilidade o uso dessas plantas com fins espirituais.

Até porque muitas delas são consideradas sagradas e são utilizadas somente dentro de tradições culturais específicas, com propósitos bem definidos.

Além disso, o uso de plantas com substâncias psicoativas pode ser ilegal de alguma forma em países como o Brasil e então você deve se orientar quanto a lei.

Como tudo na vida, eventualmente é de se esperar que plantas que alteram a consciência podem apresentar riscos para a saúde mental e física.

Portanto, é fundamental que qualquer pessoa interessada em explorar essas práticas o faça com orientação adequada, respeito aos conhecimentos tradicionais e cuidados com sua própria integridade física e emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *