Saiba o que são os enteógenos, também chamados de ‘plantas de poder’
É importante explicar que tudo o que aqui escrevo são visões de mundo pessoais, então, estejam à vontade pra exporem suas vozes. Mas, com respeito ao direito de todos é claro, pois nesse espaço estamos livres pra dizer o que pensamos.
O significado de enteógeno é algo como “manifestar o Deus (o Divino) interior”, ou seja, manifestar a existência divina que há dentro de si mesmo.
Esse sentido é entretanto subjetivo, e dependente de qual interpretação se atribui à Deus e o que se considera como Divino.
A raiz da palavra vem do grego (en = dentro/interno, theo- = deus/divindade, genos = gerador), ou “gerador da divindade interna”.
Já etnobotânico é outro termo que vem sendo usado pra designar algumas plantas de poder. Porém, é mais utilizado para caracterizar a relação entre grupos humanos e seus meios vegetais.
Clique aqui e baixe o Aplicativo: Guia de Enteógenos
Os Enteógenos e o Poder da natureza
Muitas substâncias conhecidas hoje pela ciência vieram das plantas, como por exemplo, os antibióticos, anestésicos e ansiolíticos.
São tantas as propriedades que a natureza possui que nos é facultado apenas parte de todo esse conhecimento.
Como uma das questões mais intrigantes sobre o ser humano é a busca de sentido de existência, o paradigma sobre a razão da vida, foi e continuará sendo muito natural que a humanidade procure respostas para suas necessidades físicas, psicológicas, sociais, emocionais e espirituais na natureza, nos animais, elementos e claro nas plantas.
As plantas chamadas enteógenas possuem a capacidade de expandir a consciência. Desse modo, ao utilizá-las corretamente o ser humano é levado a um estado de consciência diferente do comum.
Assim essas substâncias naturais alteram a percepção humana de fatos, objetos, sentimentos memórias entre outros já relatados.
A essa experiência deu-se o nome de enteogenia, que é o fato do ser humano através do uso de plantas, fungos e rituais de cunho espiritual-religioso buscar o encontro da manifestação da consciência divina que habita cada um.
Segundo a ciência, a prática da enteogenia existe desde os primórdios da humanidade, devido haver registros de sua ocorrência em diversos momentos da História.
Existem evidências do uso intencional de enteógenos com o objetivo de alcançar estados alterados de consciência tanto por seres humanos como por animais.
A exemplo de mariposas Manduca quinquemaculata que se alimentam de flores de Datura meteloides, uma planta que contém alcaloides psicoativos como a atropina.
Bem como javalis e primatas que cavam a terra procurando raízes do poderoso arbusto Tabernanthe iboga, uma planta africana popularmente comum em cerimônias religiosas de regiões Bwiti. A qual atualmente é estudada como alternativa ao tratamento de dependências químicas (Samorini, 2002; Labate, 2003).
Psicoativos e Enteógenos
Convém aqui explicar que nem todos os psicoativos são enteógenos, apesar de muitas substâncias como ecstazy, cocaína e medicamentos sedativos produzirem efeitos sobre a mente (o que faz todo psicoativo) essas não possuem o mesmo efeito, por exemplo, da psilocibina, dimetiltriptamina e até mesmo do lsd, que em condições adequadas podem gerar estados de consciência considerados “trabalhos espirituais”, de cura, com muitos efeitos positivos sobre a personalidade da pessoa.
Ao contrário dos enteógenos, muitos psicoativos podem prejudicar o organismo causando doenças físicas e psicológicas, como anorexia e dependência química.
Concluo com estas palavras, que aqui nenhum de nós incentiva o uso irresponsável de drogas e substâncias alucinógenas, mas apenas se exerce e defende o direito de cada pessoa de obter o conhecimento de onde quiser.
Por fim, se a humanidade até aqui conservou esse conhecimento e a ciência consegue demonstrar efeitos positivos de muitas substâncias denominadas enteógenos, considero importante debatermos a evolução da consciência através do poder da floresta.
E você, conhece algum enteógeno?
Mantém alguma prática que denomina enteógena?
Paz e Luz!!!