Novas descobertas de pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica sugerem que a cannabis poderia desempenhar um papel na abordagem da contínua crise de overdose de opioides.
Uma nova publicação do Dr. Hudson Reddon, juntamente com o Dr. Zach Walsh da UBC Okanagan e a Dra. M-J Milloy da UBC Vancouver, observou que o uso de cannabis está associado a uma redução no uso de metanfetamina cristalina. Isso, entre pessoas com maior risco de overdose no Downtown Eastside de Vancouver.
Aproximadamente 45% dos participantes do estudo relataram usar cannabis para controlar seus desejos por drogas estimulantes nos últimos seis meses. Incluindo cocaína em pó, crack e metanfetaminas, por exemplo.
Uma redução significativa no uso de metanfetamina cristalina foi observada entre aqueles que usaram cannabis para o controle de desejos. Entretanto, esta associação não foi significativa para usuários de crack.
O Dr. Reddon, pesquisador líder do estudo, enfatizou o potencial da cannabis como estratégia de redução de danos.
“Nossas descobertas não são conclusivas, mas contribuem para a crescente evidência científica de que a cannabis pode ser uma ferramenta benéfica para algumas pessoas que desejam controlar melhor seu uso não regulamentado de estimulantes, especialmente para pessoas que usam metanfetamina cristalina,” diz o Dr. Reddon.
“Isto sugere uma nova direção para estratégias de redução de danos entre pessoas que usam drogas.”
O Dr. Walsh, professor de Psicologia Clínica na UBCO e um dos principais pesquisadores em uso de substâncias, destacou a importância de investigações adicionais.
“Embora essas descobertas sejam promissoras, elas destacam a necessidade de estudos mais abrangentes para entender o potencial completo da cannabis no contexto da crise de overdose,” diz o Dr. Walsh.
A pesquisa, publicada no Addictive Behaviors, utilizou dados de um questionário administrado a indivíduos que usavam cannabis e drogas não regulamentadas, incluindo estimulantes e opioides, em Vancouver.
É o mais recente de uma série de estudos que investigam o potencial da cannabis para enfrentar a crise de overdose liderada pelos Drs. Milloy e Walsh e outros colegas do Centro de Uso de Substâncias da Colúmbia Britânica.
O Dr. Milloy é cientista de pesquisa no Centro de Uso de Substâncias da Colúmbia Britânica, ocupando a Cátedra de Ciência da Cannabis Canopy Growth.
Seu trabalho é apoiado pelos Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde e pelo Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos.[UBC Okanagan News]