O uso de cannabis pode aliviar fissura por drogas de rua, sugere pesquisa

Uso de cannabis ou maconha pode diminuir fissura por drogas opioides aponta estudo.

Novas descobertas de pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica sugerem que a cannabis poderia desempenhar um papel na abordagem da contínua crise de overdose de opioides.

Uma nova publicação do Dr. Hudson Reddon, juntamente com o Dr. Zach Walsh da UBC Okanagan e a Dra. M-J Milloy da UBC Vancouver, observou que o uso de cannabis está associado a uma redução no uso de metanfetamina cristalina. Isso, entre pessoas com maior risco de overdose no Downtown Eastside de Vancouver.

Aproximadamente 45% dos participantes do estudo relataram usar cannabis para controlar seus desejos por drogas estimulantes nos últimos seis meses. Incluindo cocaína em pó, crack e metanfetaminas, por exemplo.

Uma redução significativa no uso de metanfetamina cristalina foi observada entre aqueles que usaram cannabis para o controle de desejos. Entretanto, esta associação não foi significativa para usuários de crack.

O Dr. Reddon, pesquisador líder do estudo, enfatizou o potencial da cannabis como estratégia de redução de danos.

“Nossas descobertas não são conclusivas, mas contribuem para a crescente evidência científica de que a cannabis pode ser uma ferramenta benéfica para algumas pessoas que desejam controlar melhor seu uso não regulamentado de estimulantes, especialmente para pessoas que usam metanfetamina cristalina,” diz o Dr. Reddon.

“Isto sugere uma nova direção para estratégias de redução de danos entre pessoas que usam drogas.”

O Dr. Walsh, professor de Psicologia Clínica na UBCO e um dos principais pesquisadores em uso de substâncias, destacou a importância de investigações adicionais.

“Embora essas descobertas sejam promissoras, elas destacam a necessidade de estudos mais abrangentes para entender o potencial completo da cannabis no contexto da crise de overdose,” diz o Dr. Walsh.

A pesquisa, publicada no Addictive Behaviors, utilizou dados de um questionário administrado a indivíduos que usavam cannabis e drogas não regulamentadas, incluindo estimulantes e opioides, em Vancouver.

É o mais recente de uma série de estudos que investigam o potencial da cannabis para enfrentar a crise de overdose liderada pelos Drs. Milloy e Walsh e outros colegas do Centro de Uso de Substâncias da Colúmbia Britânica.

O Dr. Milloy é cientista de pesquisa no Centro de Uso de Substâncias da Colúmbia Britânica, ocupando a Cátedra de Ciência da Cannabis Canopy Growth.

Seu trabalho é apoiado pelos Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde e pelo Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos.[UBC Okanagan News]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *