
A Consumer Reports revelou que, de nuggets a iogurte, quase todos os alimentos testados continham vestígios de plástico.
A presença generalizada desses plásticos, como ftalatos e bisfenóis, levou a organização a pedir uma reavaliação urgente da segurança dos materiais plásticos em contato com alimentos durante sua produção.
Dos 85 alimentos de supermercados e fast foods examinados, 84 apresentaram vestígios de ftalatos. Os quais são usados para fortalecer o plástico.
Além disso, 79% dos alimentos também continham bisfenol A (BPA) e outros bisfenóis, embora em níveis mais baixos do que em testes anteriores.
Apesar de os níveis de ftalatos estarem dentro dos limites estabelecidos pelos órgãos reguladores dos EUA e da Europa, a Consumer Reports destacou a ausência de um nível seguro confirmado pelos cientistas.
E portanto, levantando preocupações sobre a segurança dos alimentos.
Leia também: Estudo revela como o microplástico consegue entrar no cérebro
Esses produtos químicos têm o potencial de interferir na produção hormonal, aumentando os riscos de problemas de saúde como:
- defeitos congênitos
- câncer
- diabetes
- infertilidade
- distúrbios neurológicos
- e obesidade.
O estudo identificou níveis mais elevados de ftalatos em produtos como Cheerios, Gerber (alimentos para bebês) e iogurte Yoplait.
Bem como, em hambúrgueres, nuggets e batatas fritas de cadeias como Wendy’s, Burger King e McDonald’s.
A variação nos níveis, como os quatro vezes mais altos em Chicken Nuggets do Wendy’s em comparação com o Chicken McNuggets do McDonald’s, sugere possíveis estratégias para reduzir esses produtos químicos nos alimentos, segundo James Rogers, responsável pelos testes de segurança da Consumer Reports.
A Consumer Reports enfatizou a urgência de uma revisão dos riscos dos plastificantes pela FDA e outras agências reguladoras, apontando a necessidade imediata de ações.
Empresas como General Mills, Burger King e Wendy’s não responderam aos pedidos de comentários.
Enquanto a Gerber e McDonald’s afirmaram seguir rigorosos requisitos regulatórios e testes para produtos químicos em suas embalagens.
Leia também: FDA quer proibir este aditivo em refrigerantes e bebidas esportivas
Via: Reuters