Conheça a Argyreia nervosa, popularmente conhecida como trepadeira elefante, uma planta de poder
Oi pessoal! 🙂
Este post é parte da série sobre os enteógenos, ou também chamados etnobotânicos e plantas de poder. Essas espécies de plantas e fungos despertam a atenção de muitas pessoas, seja por curiosidade ou qualquer outro motivo. Sem o intuito de levantar a questão a respeito do seu valor medicinal ou religioso abrimos espaço aqui para veicular informações que consideramos úteis e importantes e que tão logo podem surgir em nosso caminho quando nos propomos a estudar a consciência.
Falaremos neste texto sobre a Argyreia nervosa, cujo nome popular mais conhecido no Brasil é Trepadeira elefante. Essa é uma planta muito bonita e muito utilizada como ornamental nos jardins das casas.
A planta enteógena ‘trepadeira elefante‘
Descrição: É uma trepadeira com folhas grandes em formato de coração e flores em forma de sino, cor-de-rosa com o interior de tons violeta. O fruto tem o tamanho aproximado de uma bolinha de gude, marrom contém as sementes aveludadas. A Argyreia nervosa pode chegar a altura de nove metros ou mais. Por ser uma espécie invasiva, acaba por tornar-se um problema por vezes. Pertence à família botânica Convolvulaceae.
Entenda melhor o que são psicoativos e enteógenos
Histórias e usos: Essa planta é nativa da Índia oriental, Bangladesh, Polinésia Francesa, Hawaii e Tonga. Os efeitos psicodélicos dela foram descobertos no Hawaii na década de 1960. Possui história de consumo em contexto espiritual-religioso por índios da América do Sul.
Seus efeitos são tidos como parecidos com os da Ololiuhqui (Rivea corymbosa), a qual de acordo com pesquisas e relatos históricos era utilizada tradicionalmente em rituais enteógenos pelos Astecas e é nos dias de hoje, principalmente por povos em Estados do México.
Princípio-ativo: LSA (amida do ácido lisérgico), também conhecido como Ergina, LA-111 e amida do ácido d-lisérgico, um alcaloide. É um derivado da triptamina substância naturalmente ocorrente em muitas plantas, fungos e animais, a qual provoca efeitos semelhantes aos do LSD, porém muito menos estimulantes, com efeito sedativo em doses altas, provocando sonolência. Estão presentes outros alcaloides ergolínicos: ergina (d-LSA), isoergina (I-LSA), ergometrina, lisergol, isolisergol, elimoclavina e chanoclavina.
Gostando desse assunto? Veja mais fotos e informações no App: Guia de Enteógenos
Doses: As referências pesquisadas sugerem alguns parâmetros como, para se ter algum efeito, de 1 a 4 sementes, para ter efeitos de uma “iluminação” de 3 a 6 sementes, uma dose comum seria de 5 a 8 sementes, uma dose forte de 7 a 12 sementes e uma dose pesada 12 sementes ou mais. A duração média dos efeitos é considerada de 4 a 8 horas.
Efeitos: Euforia, sentimento de introspecção, aumento da apreciação sensorial e estética, riso, alucinações visuais com olhos abertos e fechados, interesse em coisas que habitualmente ignora, pensamentos e palavras incomuns, alteração na percepção do tempo, relaxamento ou preguiça, náuseas, gases, dores abdominais, tontura, confusão mental. As alterações perceptivas oscilam entre clareza e confusão mental, sensação de peso e leveza corporal, mudanças nas percepções visuais que podem chegar a durar 6-10 horas, a depender da dose.
Ocorrência no Brasil: Essa trepadeira existe no Brasil por ter sido trazida e cultivada ornamentalmente, não é nativa. Comumente encontrada em fachadas de casas, muros, terrenos e sobre árvores. Possui registro de ocorrência para os Estado de Minas Gerais e São Paulo.
Eai, gostou desse artigo?
Participe! Comente! Deixe sua opinião!
Siga em Paz e Luz!
Leia também: Uso naturalístico de psilocibina é associado a melhorias persistentes na saúde mental e no bem-estar
um amigo me contou que em cumprimento a lei os cultivadores dessa planta são obrigados a colocar toxina nas sementes para evitar consumo, e eu fiquei na dúvida se essa informação procede, pesquisei sobre o assunto mas não encontrei nada esclarecedor até o momento.