Cirurgiões em Nova York realizam o primeiro transplante completo de olho do mundo de forma bem-sucedida.
Antes desse avanço, os procedimentos estavam limitados ao transplante de córnea, a parte frontal do olho que é transparente.
Desde a cirurgia, realizada há seis meses durante um transplante parcial de rosto, o olho transplantado mostrou sinais promissores de saúde.
A equipe cirúrgica da NYU Langone Health observou vasos sanguíneos funcionando adequadamente e uma retina com boa aparência. Eduardo Rodriguez, líder da equipe, comentou: ‘O simples fato de termos realizado um transplante de olho é um grande avanço, algo pensado por séculos, mas nunca concretizado.’
Assim sendo, a equipe anunciou a realização do primeiro transplante completo de olho em um ser humano. Já que até então, os médicos anteriormente só faziam transplantes de córnea, a camada frontal transparente do olho.
O paciente, Aaron James, é um veterano militar de 46 anos do Arkansas, que sobreviveu a um acidente elétrico de alta tensão que causou danos no lado esquerdo do rosto, nariz, boca e olho esquerdo.
Inicialmente, os médicos planejavam incluir o globo ocular no transplante facial por motivos estéticos. ‘Se houvesse chance de restaurar a visão, seria incrível, mas o objetivo era realizar a operação técnica e garantir a sobrevivência do globo ocular’, explicou Rodriquez.
Paciente não recuperou a visão
Atualmente, o olho transplantado não está conectado ao cérebro através do nervo óptico. Embora a visão não tenha sido restaurada neste caso, o transplante do globo ocular viável abre diversas possibilidades.
Outras equipes estão explorando métodos para conectar redes nervosas do cérebro a olhos cegos, como a inserção de eletrodos, buscando restaurar a visão.
Rodriguez mencionou: ‘Se pudermos colaborar com outros cientistas que trabalham em métodos para restaurar a visão ou imagens no córtex visual, acredito que estaremos mais próximos desse objetivo.’
James, mantendo a visão no olho direito, estava consciente de que talvez não recuperasse a visão no olho transplantado. ‘Eu disse a eles: ‘mesmo que eu não possa ver… talvez todos possam aprender algo para ajudar a próxima pessoa’. É assim que se começa. Espero que isso abra novos caminhos’, compartilhou.
Rodriguez não descarta a possibilidade de o veterano militar recuperar a visão no olho transplantado. ‘Não podemos afirmar que ele verá. No entanto, da mesma forma, não podemos dizer que ele não verá’, comentou Rodriguez. ‘Neste ponto, estamos satisfeitos com os resultados alcançados em uma operação tecnicamente exigente.’