Se você tem um jardim, horta ou algum tipo de cultivo de plantas em casa, certamente já pode ter se deparado com cogumelos por ali, os quais você quis identificar.
Aliás, isso é um bom sinal, já que ter fungos crescendo e cogumelos brotando significa que este solo em questão está saudável e contém nutrientes.
Visto que os cogumelos gostam de locais úmidos e sombreados, muitas vezes o jardim é um local perfeito para eles.
Cogumelos são organismos fascinantes que podem ser encontrados em diversos ambientes, desde florestas até o seu quintal ou horta caseira.
Frequentemente eles têm uma grande variedade de formas, cores, tamanhos e sabores, e alguns deles podem até mesmo brilhar no escuro. Devido à bioluminescência, um fenômeno natural, presente também nos vagalumes.
Entretanto, os cogumelos não são todos iguais, pelo contrário: alguns são comestíveis e deliciosos, outros são medicinais.
Além destes, existem os cogumelos que são venenosos e perigosos para a saúde, sendo potencialmente fatais e os alucinógenos, por vezes ilegais.
Então, como saber quais deles são seguros ou não para o nosso consumo? E como removê-los corretamente se estiverem crescendo em lugares indesejados?
Como identificar e remover cogumelos perigosos
Ao encontrar cogumelos em sua casa ou em algum jardim não os consuma imediatamente.
Porque é muito pouco provável que você saiba identificar logo de cara com segurança se este é um cogumelo comestível ou não. E como já dissemos anteriormente, alguns desses fungos podem ser venenosos e causar efeitos adversos à nossa saúde.
Resumindo, a primeira dica é estudar o assunto. Até porque existem várias opções de livros e aplicativos especializados na identificação dos fungos. Os quais te ajudarão a se tornar capaz de identificar a família e o gênero de um determinado cogumelo.
Nesse sentido, após estudar e pesquisar bem, responda as principais perguntas para identificar cogumelos, que são:
- Possui um tamanho padronizado?
- Qual a forma, cor, tamanho e textura da parte superior?
- Existem brânquias, poros ou dentes sob o chapéu? Se sim, como elas estão presas?
- Existe caule? Se sim, qual o comprimento, cor, textura e afins?
- As brânquias soltam uma substância leitosa?
- É carnudo ou oco por dentro?
- Possui um véu completo ou parcial?
- A parte interna da tampa ou caule exibem uma cor diferente quando cortado ou machucado?
Após responder essas perguntas, você poderá buscar no material de pesquisa escolhido e descobrir se o cogumelo em questão é ou não seguro para o consumo.
Saiba que é difícil identificar cogumelos com certeza nas primeiras vezes que os encontra, pois muitas espécies são semelhantes.
Portanto, não se arrisque por excesso de confiança no seu conhecimento.
Mas, caso não queira identificar ou continue em dúvidas, você pode escolher simplesmente permitir que o cogumelo cresça em paz, ou colher o cogumelo. A segunda opção só indico se por acaso estiver tentando evitar que um animal ou criança possa comer tal cogumelo.
Apesar do crescimento de alguns fungos poder gerar algum incômodo, não recomendamos o uso de fungicidas. Porque tais substâncias químicas podem matar seres vivos importantes para o ecossistema do ambiente, como insetos e minhocas.
Portanto o melhor é aumentar o pH do solo, deixando-o alcalino, o que irá interromper a nutrição dos cogumelos que está vindo de alguma fonte de matéria orgânica desconhecida.
Mas, caso você consiga identificar a matéria orgânica da qual os cogumelos invasores estão se alimentando, basta remover o fungo com as raízes e o pedaço da matéria no qual o cogumelo estava crescendo.
Com informações de Capitalist