Veja como é fácil plantar alecrim e fazer mudas em casa!
Como fazer mudas de Alecrim
Hoje, estou compartilhando aqui com vocês o fruto de experiências próprias e também de estudos.
Passo a passo… Veja!
- Cortar com uma tesoura afiada alguns galhos de alecrim de aproximadamente 8 centímetros, sempre que fazer mudas usar de 3 a 4 galhos, pois nem todos dão certo e criam raízes.
- Recomenda-se escolher galhos jovens, com a haste macia.
- Retirar as folhas da base do galho.
- Fazer um furo na terra dos copinhos preparados previamente.
- Pode fazer uma estufa pra proteger a muda ou não, depende do clima e de onde elas vão ficar pra enraizar. Eu não fiz estufa, elas ficaram na varanda do fundo do quintal, já que tinha umidade suficiente no ambiente.
- Na hora de regar é apenas o suficiente para manter os galhos vivos sem murchar.
- Evite o sol forte para as mudas enraizarem.
- Em média as mudas enraizaram entre 1 mês e 1 mês e meio, sem problemas.
Como plantar alecrim
O alecrim é uma planta medicinal de fácil cultivo. Espere regando as mudas até poder ver as raízes brancas aparecendo no fundo e dos lados (por isso é mais fácil reutilizar copos plásticos transparentes). Nessa etapa, já é possível sentir o cheiro da planta nas raízes crescendo.
Quando for transplantar sua muda escolha um lugar com sol pleno, solos arenosos, e pedregosos, sem necessitar de muito adubo e regras de composição do solo.
Leia também: 17 truques de jardinagem para combater pragas, doenças e melhorar o solo
Caso você for cultivar o alecrim em vaso, escolha um vaso de tamanho grande. Porque este arbusto cresce rápido e tem flores que variam entre azul claro, rosa e lilás.
Suas folhas são muito utilizadas na culinária e na medicina:
- como tempero,
- na forma de chá para estimular a digestão,
- desintoxicar o fígado e a vesícula biliar,
- melhorar a circulação e prevenir doenças cardíacas
- para combater o vírus da gripe, herpes simples, tratamento de asma,
- cansaço mental e dores de cabeça.
Também são feitas tinturas para contusões, gota e reumatismo, banhos, compressas, e aromaterapia com o óleo essencial de suas flores.
O alecrim é uma planta adorada pela humanidade desde a antiguidade, sendo que, há referências de seu uso há 2.000 anos a.c.
Atualmente, esta erva mágica com superpoderes é pesquisada na medicina e mantém-se como planta fundamental no jardim de toda mulher erveira.
As nossas primeiras mudas vieram de galhos quase secos, mas hoje temos um alecrim lindo, enorme e saudável plantado no canteiro.
Por fim, além de poder doar mudas e ver as plantas na casa de parentes e amigos temos alecrim de sobra no quintal.
Portanto, experimente fazer suas mudas e ter mais elementos da natureza dentro de casa. E se quiser conte pra nós aqui os seus resultados!
Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo(a).
Leia também: 10 bons motivos para você ter mais plantas em casa
Boa noite amigos,gostaria de tirar uma dúvida:as mudas são colocadas nos copinhos sem furos?Não entendi essa parte e qual terra coloco no mesmo?Por favor!Agradeço!!
Boa noite Maria Aparecida, os copinhos devem ser furados embaixo sim. A terra você pode pegar em algum jardim, ou comprar Terra Vegetal em lojas para cultivo e jardinagem.
bom dia! gostaria de saber como cultivar pimentão, tenho alguns pes, mais eles ficaram com as folhas todas enrugadas, mais nao vejo insetos, e as couves tambem. pode mim ajudar?