Comer cogumelos mágicos na gravidez traz risco para a gestante ou aumenta o risco de problemas com o bebê?
Uma dúvida frequente entre os casais grávidos que compartilham do uso de etnobotânicos – fungos e plantas para expansão da consciência – é se consumir os cogumelos mágicos por exemplo, traz algum risco real ao processo complexo de uma gestação e formação de uma nova vida.
Mas buscar informações na internet para saber se pode comer cogumelos mágicos na gravidez infelizmente ainda rende poucos resultados certeiros.
Até porque a pouca informação que existe sobre o tema é muitas vezes confusa, incompleta e enganosamente moldada pela Guerra às Drogas.
Veja nesse artigo o que a ciência sabe até agora sobre comer cogumelos alucinógenos na gravidez. E se há riscos para a gestante ou de problemas congênitos com o bebê.
O que são os “cogumelos mágicos”?
O termo cogumelos mágicos refere-se a cogumelos com propriedades alucinógenas. Ou seja, são cogumelos usados para experimentar os efeitos alucinógenos que produzem, por exemplo a mudança intensa na percepção da realidade durante a viagem psicodélica.
As substâncias alucinógenas presentes nesses cogumelos e responsáveis pelos efeitos de alucinação são a psilocibina e a psilocina.
Os cogumelos psilocibínicos na verdade tem diferentes nomes populares de acordo com cada região do mundo conforme fazem parte da cultura local.
Outros nomes populares além de cogumelos mágicos, são: chapeludos, cogumelo de zebu, cogumelos azuis, shrooms, etc.
No xamanismo a forma ancestral e mais popular de consumir cogumelos mágicos é fresco, pouco tempo após ser coletado. Atualmente é comum o cultivo de cogumelos mágicos em kits caseiros e a secagem dos cogumelos para aumentar o tempo de conservação.
Secos os cogumelos podem ser comidos de muitas formas, seja fazendo chá ou adicionando a alimentos, como frutas, vitaminas, mel, açaí, sorvete, brigadeiro, castanhas e sementes salgadas.
Comer cogumelos mágicos na gravidez causa problemas no bebê?
Não podemos ter certeza. Um único estudo em animais não mostrou maior chance de defeitos físicos de nascimento, mas sem estudos em humanos, os efeitos da psilocibina na gravidez não são totalmente conhecidos.
Além disso, devido à manipulação governamental com a guerra contra às drogas ainda vivemos o reflexo da falta de pesquisas científicas sobre substâncias psicodélicas.
Que podem ter grande ação terapêutica na verdade, como o uso empírico no xamanismo prova e as poucas pesquisas científicas existentes também.
Ainda sobre a questão: consumir cogumelos mágicos na gravidez têm algum efeito sobre o desenvolvimento do cérebro do meu bebê?
Infelizmente não há estudos científicos sobre os efeitos a longo prazo da utilização de cogumelos durante a gravidez. Neste momento, não se sabe (se, e como) os cogumelos mágicos podem afetar o cérebro ou o desenvolvimento de um bebê.
O que são defeitos congênitos
Os defeitos congênitos correspondem a toda anomalia funcional ou estrutural do desenvolvimento do feto cuja causa veio de algum fator de antes da criança nascer, seja genético, ambiental, ambos ou desconhecido. Cerca de 3 em 100 crianças apresentam defeitos congênitos.
A cada gravidez, a mulher começa com uma chance de 3-5% de ter um bebê com algum defeito de nascença. Isso é chamado de ‘risco da experiência’.
Logo, comer “cogumelos mágicos” pode aumentar o risco de defeitos congênitos?
Não há pesquisas que sugiram que comer cogumelos alucinógenos durante a gravidez aumente a probabilidade de defeitos congênitos ou baixo peso ao nascer.
No entanto, eles poderiam teoricamente contribuir para o desenvolvimento deficiente, obstruindo o fluxo sanguíneo ou promovendo o parto precoce (não confirmado).
Como não há pesquisas em humanos disponíveis para confirmar se os cogumelos são seguros durante a gravidez, é aconselhável evitá-los inteiramente nesse período.
Exceto os cogumelos culinários, que são ótimos alimentos, super nutritivos.
Para comer cogumelos comestíveis na gravidez com segurança temos informações aqui.
E sobre comer cogumelos mágicos enquanto estou amamentando?
Como mostramos acima, não existem estudos científicos com uma resposta conclusiva sobre comer cogumelos mágicos na gravidez e também não existem sobre o uso durante a amamentação.
Semelhante a tomar cogumelos durante a gravidez, quase não há pesquisas para confirmar a segurança de tomá-los durante a amamentação.
As substâncias que você toma durante a amamentação podem passar para o bebê através do leite materno, e isso inclui psilocibina e psilocina, os dois ingredientes ativos dos cogumelos.
Mesmo em pequenas quantidades, eles podem afetar o sistema nervoso em rápido desenvolvimento de uma criança de maneiras que ainda não sabemos.
Resumindo
De um modo geral, não é seguro comer cogumelos mágicos na gravidez.
Nem durante a amamentação, assim como tantas outras substâncias.
Segue sendo maior a ausência e não a presença de dados científicos sobre como drogas psicodélicas como cogumelos mágicos e lsd afetam nosso organismo.
Para mais informações abaixo está uma lista de links, dá uma olhada:
- MotherToBaby
- Além da concepção: Psicodélicos e Gestação
- Psychedelics Today: Psicodélicos e Gravidez
- Cogumelos Mágicos e Gestação