Cogumelos com psilocibina estimulam o crescimento de novas células cerebrais

Pesquisa indica que psilocibina de cogumelos estimula crescimento de novas células cerebrais e a neuroplasticidade.

Cogumelos com Psilocibina estimulam o crescimento de novas células cerebrais, aponta estudo

Por Aaron Kase

Cogumelos psilocibinos já tem uma reputação de ajudar as pessoas a abrirem suas mentes e a ampliarem sua perspectiva sobre o mundo.

Eles têm demonstrado uma capacidade de combater transtornos mentais como depressão e ansiedade.

Agora, a pesquisa científica está mostrando que os cogumelos mágicos podem realmente ajudar fisicamente a reconstruir um cérebro danificado.

Em um estudo realizado pela Universidade do Sul da Flórida e publicado em 2013 na revista Experimental Brain Research, os pesquisadores mediram os efeitos da psilocibina em ratos que foram condicionados a temerem certos estímulos.

Os resultados foram impressionantes.

A psilocibina, principal ingrediente ativo nos cogumelos psicodélicos, foi capaz não só de ajudá-los a superar seu medo, como promoveu o crescimento celular e a regeneração em seus cérebros.

Durante o experimento, os ratos foram expostos a um tom auditivo ao receberem um choque elétrico, treinando-os a temer o ruído, mesmo quando não recebiam o choque.

Os ratos que receberam doses baixas de psilocibina, no entanto, foram rapidamente capazes de deixar a sua aversão ao tom. Enquanto os ratos que não tomaram a substância levaram mais tempo para voltar ao normal.

“Eles pararam de ‘congelar’; eles perderam o medo”, o co-autor do estudo Dr. Juan Sanchez-Ramos disse à Live Science.

Além do mais, os ratos sob efeito da psilocibina apresentaram crescimento de novas células cerebrais, e possivelmente também apagaram memórias de respostas de medo.

Os investigadores acreditam que a psilocibina faz ligação com receptores cerebrais que estimulam o crescimento e a cura. Atuando no hipocampo, uma pequena parte do cérebro que é essencial para a aprendizagem e a formação de memórias.

Esperança

Considerando que o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é tido como resultado de uma resposta semelhante, em que os pacientes não conseguem separar um estímulo proveniente, de um evento traumático.

A psilocibina talvez pudesse ajudá-los a curar seus cérebros como o fez para os ratos.

“A memória, a aprendizagem e a capacidade de reaprender que um estímulo, uma vez ameaçador não é mais um perigo, depende absolutamente da capacidade do cérebro de alterar suas conexões.”

disse o líder do estudo, Dr. Briony Catlow do Instituto Lieber para o desenvolvimento cerebral, ao Real Clear Science.

“Acreditamos que a neuroplasticidade desempenha um papel essencial na aceleração da extinção do medo pela psilocibina.”

“É muito possível que, no futuro, vamos continuar estes estudos, uma vez que muitas questões interessantes têm surgido a partir desses experimentos”, disse Catlow.

“A esperança é que possamos estender os resultados para os seres humanos em ensaios clínicos.”

Psilocibina de cogumelos mágicos estimulou crescimento de novas células cerebrais e neuroplasticidade, em estudo com animais. (Foto: Atomazul)
Cogumelos com psilocibina desidratados.
Via: Atomazul

Os psicodélicos funcionam, em parte, substituindo a “conexão modo padrão” no cérebro, a qual entende-se como responsável por fazer a mente vagar, pela autocrítica e uma incapacidade de se concentrar além do mundo exterior.

Em vez disso, as substâncias ajudam as pessoas a se concentrarem em viver o momento, semelhante a muitas práticas de meditação orientais.

Isso também pode ajudar com TEPT, bem como em outros transtornos mentais como a depressão.

“As pessoas com depressão têm conexões no modo padrão hiperativas e assim ficam ruminando sobre si mesmos, sobre as suas insuficiências, sobre sua maldade, que eles são inúteis, que eles falharam – de tal forma que é, por vezes delirante. [Psilocibina] parece bloquear essa atividade e da um basta nesta análise obsessiva.”

Explicou David Nutt, do Imperial College of Londres Neuropsychopharmacology Unit, para a Natural News.

Nesse sentido, o valor terapêutico se mostra claro.

“[A psilocibina] facilita a extinção da resposta de medo classicamente condicionada, e ela, e agentes semelhantes, devem ser explorados como potenciais tratamentos para transtorno de estresse pós-traumático e condições relacionadas”, conclui o estudo.

No entanto, apesar da demonstração de sucesso e do seu imenso potencial, a psilocibina é atualmente proibida pelo governo dos EUA. E portanto, segue sob uma classificação que a coloca como droga de abuso e sem valor medicinal .[Via]

Link pra pesquisa completa em inglês: aqui.

Um comentário em “Cogumelos com psilocibina estimulam o crescimento de novas células cerebrais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *