Cogumelos são muito saudáveis. Mas existem muitos tipos de cogumelos. Como saber se pode comer cogumelos na gravidez? Veja este guia completo.
Muitas mulheres grávidas sabem que precisam aumentar a ingestão de alimentos ricos em nutrientes quando estão grávidas, e frutas e vegetais estão no topo dessa lista.
Como os cogumelos são nutritivos e versáteis, parece uma ótima ideia comê-los, certo? A resposta não é tão simples.
Você pode comer cogumelos na gravidez?
As mulheres grávidas podem comer a maioria das espécies de cogumelos comestíveis desde que os limpe e cozinhe bem primeiro.
Isso porque o substrato usado no cultivo de cogumelos pode conter toxoplasma gondii, além de que comer cogumelos crus pode causar enjoo e outros sintomas estomacais.
Existem muitos tipos de cogumelos (e formas de servi-los), seja preparando ou pedindo cogumelos em uma refeição por aí espero que este guia completo sobre comer cogumelos na gravidez, possa te ajudar a apreciá-los com segurança.
Afinal, eles são nutritivos e bons para o organismo estando grávida ou não! (falo mais sobre isso depois)
Nota: Esta página abrange apenas cogumelos culinários e comestíveis. “Cogumelos Mágicos” ou “’Shrooms”, cogumelos que tem psilocibina consumida como droga recreativa (e muitas vezes ilegal) nunca deve ser tomada durante a gravidez (fonte: TRV ).
Como comer cogumelos durante a gravidez com segurança?
Se você quiser comer cogumelos com segurança, lembre-se do seguinte:
Mulheres grávidas não devem comer cogumelos crus. Isso, principalmente porque eles são cultivados em solo, que pode ser uma fonte de Toxoplasma gondii, o patógeno que causa a toxoplasmose. A toxoplasmose é uma doença de origem alimentar rara, mas grave, que pode causar complicações na gravidez, incluindo aborto espontâneo (fonte: CDC ).
Cogumelos crus, dependendo do tipo, também podem conter quantidades variadas de agaritina, que é supostamente cancerígeno (fonte: PubMed ). Entretanto, a pesquisa sobre isso é limitada e não há informações suficientes para uma conclusão.
É pouco provável que você coma cogumelos tóxicos o suficiente para chegar perto de um nível perigoso de agaritina, e não há estudos mostrando seus efeitos na gravidez. Outro motivo para evitar cogumelos crus e não cozidos. Acredita-se que a agaritina diminui com o cozimento.
Cogumelos contêm quitina, o que lhes confere textura carnuda e alto teor de fibras. A quitina é difícil de digerir (fonte: Mushroom Appreciation ). Cozinhar os cogumelos faz a quitina ser decomposta, assim tem menos chances de causar indigestão, desconforto comum na gestação.
Cuidados básicos na ingestão de todo cogumelo comestível
Os cogumelos devem ser sempre bem lavados, para remover quaisquer vestígios de sujeira ou detritos. A imersão dos cogumelos os encharca, por isso muitos cozinheiros e chefs gourmet orientam e preferem ‘escovar’ os cogumelos ou usar um pano húmido para limpá-los.
Só que devido à sua forma física, vestígios do solo podem permanecer em fendas como embaixo do chapéu entre as lamelas. Por isso, é melhor lavar os cogumelos em água corrente limpa antes de cozinhá-los.
Cozinhar cogumelos mata as bactérias da superfície e também mata o toxoplasma gondii, se estiver presente (fonte: CDC ). Portanto, limpar e cozinhar cogumelos é a maneira mais segura de comê-los na gravidez.
Não coma nenhum cogumelo que você não tenha identificado – especialmente aqueles colhidos na natureza. Muitos cogumelos tóxicos parecem idênticos aos tipos comestíveis, por isso é melhor ficar com os cogumelos culinários conhecidos e produzidos comercialmente.
Isso se aplica a todos, não apenas às mulheres grávidas!
Uma lista de cogumelos comestíveis mais comuns de se encontrar em lojas e supermercados está mais adiante.
Nesse ponto preciso explicar que nem todos os cogumelos citados nesse texto são fáceis de encontrar e comuns no Brasil, principalmente fora da capital paulista.
Porque infelizmente comer cogumelos e trufas ainda não é tão cultural no Brasil como em muitos outros países como Japão, China, Portugal, Espanha ou França.
Abaixo seguem algumas formas de preparo para cozinhar e comer cogumelos sem riscos.
Métodos de cozimento de cogumelos e segurança na gravidez
Se limpar e cozinhar os cogumelos, eles são seguros para comer durante a gravidez. Idealmente comprar cogumelos frescos é a melhor opção. Mas você pode encontrá-los em outras apresentações. Em caso de dúvidas, segue uma lista deles em diferentes apresentações e formas de cozinhar cogumelos:
- Cogumelos frescos devem ser exatamente isso – tão frescos quanto possível. Cogumelos velhos tendem a ficar viscosos em vez de mofados, então corte todos os pontos macios e viscosos e verifique se há mofo ou deterioração no caule (geralmente a primeira parte do cogumelo que começa a estragar). Limpe-os e cozinhe-os, e eles estarão seguros para comer.
- Cogumelos secos devem ser mergulhados em água quente por 20-30 minutos, ou siga as instruções recomendadas na embalagem. Olhe e remova restos de terra, pedrinhas ou serragem. Não coma cogumelos secos crus, nem os use sem molho. Sempre cozinhe-os primeiro. A água usada para hidratar os cogumelos secos também é ótima para sopas, guisados e risotos.
- Cogumelos cozidos e frios são bons para comer se estiver grávida – por exemplo, em uma salada. Dessa forma você pode também fazer uma deliciosa conserva de cogumelos caseira, bom substituto para cogumelos frescos e crus.
- Cogumelos enlatados, marinados ou em conserva podem ser consumidos com segurança durante a gravidez, pois já são cozidos como parte do processo de enlatamento. Se forem cogumelos marinados, certifique-se de que estão cozidos.
- Cogumelos fritos ou empanados são seguros para comer se você estiver grávida, desde que os cozinhe direito, como nessa receita top de hambúrger de cogumelo.
Muitas vezes os cogumelos não aparecem sozinhos numa preparação culinária, sendo que muitos pratos contêm cogumelos na receita e você pode ter se perguntado se pode comer durante a gravidez.
Aqui estão alguns pratos populares com cogumelos:
- Cogumelos recheados geralmente são seguros para a gravidez, pois são totalmente cozidos. Se eles tiverem um recheio frio do tipo salada, confirme os ingredientes e se você deve comer estando grávida. Por exemplo, esta lista de todos os queijos que são seguros (e inseguros) na gravidez.
- Pizzas de cogumelos são alimentos seguros para mulheres grávidas se os cogumelos forem cozidos antes de usar na cobertura da pizza ou estiverem em conserva.
- Você pode comer Cremes e Sopas de Cogumelos na gravidez, dependendo dos outros ingredientes, claro.
- Torta de cogumelos, molho para macarrão e nhoque com cogumelos; massas em geral combinam com vários tipos de molhos à base de cogumelos.
- O patê de cogumelos não é seguro para comer durante a gravidez, pois pode estar contaminado com a bactéria listeria ou conter ovo cru.
- Café com Cogumelos – O café com cogumelos é um café comum misturado com cogumelos medicinais, como cordyceps, chaga e juba de leão. Mulheres grávidas podem beber café se monitorarem sua ingestão de cafeína e consumirem menos de 200mg de cafeína.
Mas, ainda não há informações científicas sobre os efeitos do café de cogumelos em bebês ainda não nascidos. Portanto, é melhor evitar o café com cogumelos na gravidez até ter mais informações.
Lista de cogumelos seguros (e inseguros) para grávidas
Se você chegou até aqui neste guia, já percebeu que a maioria dos cogumelos comestíveis são bons para comer se forem limpos e cozidos. Porém, eu imagino que uma grávida deve querer ter certeza absoluta se a espécie de cogumelo que está comendo ou já comeu sem saber, é segura.
Para isso algumas informações específicas sobre as espécies mais comuns de cogumelos gourmet serão listados.
Apenas lembre que você SEMPRE precisa cozinhar os cogumelos antes de consumir.
Lista das espécies mais comuns de cogumelos que se pode comer na gravidez
- Cogumelos de fungo preto: geralmente encontram-se secos, ou em muitos pratos asiáticos e chineses.
- Cogumelos chanterelle, mas compre apenas de fontes confiáveis, pois alguns tipos não comestíveis se parecem com estes.
- Cogumelos Chestnut: uma espécie “prima” dos cogumelos Nameko.
- Os cogumelos shitake, portobello, porcini, crimini, enoki, morchella, cogumelos de botão: outro tipo de cogumelo culinário comum, mais na Europa e Ásia.
- Pleurotus ou cogumelos ostra: também chamados popularmente de shimeji. Sempre consuma os cogumelos frescos e cozidos, já que não se sabe os riscos de se consumir na gravidez suplementos de cogumelos ostra. (fonte: VeryWellFit)
Alguns cogumelos não são seguros na gravidez, porque não são consumidos em uma receita cozidos, mas como pó ou suplemento em doses altas.
- Cogumelos Reishi são usados na medicina oriental e chinesa. Eles geralmente vêm em forma de pó ou como suplemento. As mulheres grávidas devem evitar os cogumelos reishi, porque eles, em um pequeno número de casos, foram associados a danos no fígado. Não há informações confiáveis suficientes sobre seus efeitos, por isso é melhor evitá-lo (fonte: Medline )
- Cogumelos selvagens pode significar muitos tipos diferentes, incluindo alguns desta lista. Cogumelos secos selvagens produzidos comercialmente ou seleções de cogumelos selvagens frescos geralmente são seguros para comer durante a gravidez, se limpos e cozidos como qualquer outro.
- Certifique-se sempre de que os cogumelos selvagens vêm de uma fonte confiável e, durante a gravidez (ou não), nunca colha e coma um cogumelo na natureza, a menos que você tenha certeza absoluta do que é.
Lembre-se: muitos cogumelos tóxicos são idênticos aos comestíveis, portanto, a menos que você seja um especialista, evite comer cogumelos encontrados na natureza.
Cogumelos são uma escolha boa e saudável para mulheres grávidas?
Se forem limpos e cozidos adequadamente, os cogumelos são uma boa opção para mulheres grávidas. Eles não têm colesterol e são muito baixos em gordura e calorias, tornando-os uma escolha saudável de vegetais (fonte: NYT ).
Cogumelos podem ser consumidos com segurança no início da gravidez , assim como em todos os outros trimestres.
Claro, a maneira como eles são preparados pode ter um impacto na saúde dos cogumelos durante a gravidez. Cogumelos fritos, empanados ou recheados vão adicionar calorias e gordura, enquanto cogumelos salteados no alho na torrada integral ainda é uma opção saborosa, mas muito mais saudável.
As diferentes maneiras de cozinhar cogumelos – e sua segurança na gravidez – são abordadas acima.
Quais são os benefícios nutricionais de comer cogumelos durante a gravidez?
Além de seu baixo teor de calorias e gorduras, os cogumelos são uma excelente fonte de várias vitaminas, minerais e nutrientes essenciais que você precisará quando estiver grávida.
Embora varie dependendo do tipo de cogumelo que você está comendo, em geral, os cogumelos são uma boa fonte de antioxidantes, como vitamina C, selênio e colina. Eles também contêm várias vitaminas do complexo B, são ricos em fibras e também são uma fonte de folato – que é essencial na gravidez (fonte: Medical News Today ).
No geral, os cogumelos são uma excelente escolha de alimento durante a gravidez, se forem limpos e preparados adequadamente, para torná-los seguros.
Existem maneiras mais saudáveis de servi-los do que outros, mas trate-os como faria com qualquer outro vegetal saudável – coma-os em preparações mais saudáveis, como cogumelos salteados, assados ou grelhados, em vez de fritos, recheados ou em molhos cremosos.
Traduzido e adaptado de Pregnancy Food Checker