Erva-mate: Porque você deve beber a bebida dos deuses

foto de erva cabaça; cuia de cabaça com chá de erva-mate; forma de cuia tradicional em cabaça para chá mate; como beber chá mate; foto de cuia com erva-mate

O chá de erva-mate é uma bebida que oferece a energia do café, os benefícios à saúde do chá, e a euforia do chocolate

Às vezes chamada apenas de mate, o chá de erva-mate é feito das folhas secas de plantas da espécie Ilex paraguariensis nativa da América do Sul.

A erva-mate, literalmente, significa “erva-cabaça” ou “erva copo.”

Tradicionalmente uma planta Sul americana, os maiores consumidores de mate são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai onde é consumido em 92% de todas as casas.

É muito comum ver os uruguaios andando com erva-mate pela rua a beber enquanto carregam uma garrafa térmica com água quente para refazer seu chá.

O significado cultural do mate nesses países não é exagerado.

A erva-mate é tanto uma parte da sua cultura como beber café está para os Estados Unidos ou beber chá na Ásia.

Você pode encontrar os amigos numa Starbucks para conversar com uma xícara de café, mas a partilha de mate é um hábito consideravelmente mais comum.

Sul-americanos repartem a erva-mate com os amigos bebendo da mesma cabaça usando a mesma bomba como um sinal de amizade e união.

Recebeu o título de ‘a bebida dos deuses‘ por muitas culturas indígenas da América do Sul e de ‘o ouro verde dos Índios’ pelos colonizadores europeus.

Vejamos então as muitas maneiras pelas quais esta bebida faz jus à sua reputação impressionante.

planta sempre-verde erva-mate; plantação de erva-mate; azevinho que é a erva-mate; planta azevinho erva-mate; erva-mate planta; verdadeira erva-mate; horta de erva-mate; erva-mate plantada
Plantas de erva-mate via Lee Torrens | Shutterstock.

Quais os benefícios da erva-mate para a saúde?

Muito parecido com o café, os efeitos mais óbvios da erva-mate são aumentos na energia física, clareza mental e foco. Em 85 mg por porção de 8 colheres de erva-mate contém um pouco menos de cafeína que o café. Ao contrário do café, ele raramente provoca os tremores da cafeína ou interfere com o sono, e não estimula a produção de ácido. Bebedores de erva-mate descrevem que com o efeito da cafeína eles ficam gentis, atentos e calmos, mas geralmente não é tão viciante quanto café.

Para além da cafeína, a erva-mate contém dois compostos relacionados, teobromina e teofilina. Estes três alcalóides trabalham juntos para fornecer efeitos únicos, levemente estimulantes. Alguns atletas usam-no para melhorar o desempenho físico. Também é bom para as pessoas que sofrem de fadiga mental ou física.

Mas a erva-mate é mais do que apenas mais um potenciador de desempenho. É tão nutricionalmente rica que já se disse que você quase pode viver dela. Ela é cheia de vitaminas, minerais e fitonutrientes como os taninos, flavonóides, polifenóis, e aminoácidos. Alguns governos da América do Sul incentivam as mães a dar a erva-mate para seus filhos, especialmente nas áreas mais pobres como uma segurança nutricional, assim como nós podemos dar aos nossos filhos um multivitamínico. Gaúchos argentinos (interioranos) chamam-no de seu “líquido vegetal”.

Dr. Leslie Taylor é uma fitoterapeuta que dedicou sua vida a explorar as propriedades curativas das plantas medicinais da floresta amazônica. Em seu livro The Healing Power of Rainforest Herbs, ela lista os principais usos medicinais para a erva-mate como um tônico geral e digestivo, um auxiliar de perda de peso, um tratamento para alergias, e um tônico para dores nos nervos em geral, fadiga e depressão.

Leve a erva-mate com você quando você viaja. É um grande tônico digestivo que atua como um antibiótico natural contra Escherichia coli (E. coli), uma das causas mais comuns de intoxicação alimentar. É bom para o tratamento da constipação, diarreia e indigestão, e também destrói parasitas intestinais. A erva-mate é rica em compostos chamados saponinas que aumentam o sistema imunológico e têm propriedades anti-inflamatórias naturais.

folhas de erva-mate seca e folhas verde  de mate fresca; planta erva-mate desidratada; foto de planta erva-mate seca; foto de folhas de erva-mate triturada;
Imagem de Erva-mate via Africa Studio | Shutterstock.

A erva-mate protege o coração e o sistema cardiovascular e a frequência cardíaca, normaliza irregularidades no batimento cardíaco, e relaxa os vasos sanguíneos para melhorar o fluxo sanguíneo. Erva-mate aumenta a densidade óssea, pelo menos em mulheres na pós-menopausa – um grupo de alto risco para a osteoporose. Bebedores de erva-mate pós-menopausa tem 10% maior densidade óssea em sua coluna do que as mulheres que não o fazem. Beber erva-mate realiza algumas promessas como uma ajuda na perda de peso, reduzindo o apetite, aumentando o gasto de energia, e melhorando a sensibilidade à insulina.

A erva-mate contém vários compostos anticancerígenos conhecidos e, pelo menos no tubo de ensaio, destrói as células cancerígenas do cólon humano. No entanto, há alguma preocupação de que a erva-mate possa, eventualmente, causar alguns tipos de câncer – especialmente de esôfago, pulmões, boca, faringe e laringe.

O culpado não é provavelmente a erva-mate em si, mas todo o estilo de vida de um determinado grupo de consumidores de erva-mate. Este risco aumentado é encontrado em residentes rurais, que também têm uma propensão para beber cachaça (álcool de cana) e para o tabagismo, e comer uma dieta pobre em frutas e rica em carne. Além disso, essas populações geralmente bebem sua erva-mate escaldantemente quente. É bem sabido que a exposição frequente a líquidos muito quentes aumenta o risco destes tipos de cânceres, de modo que ficar colocando toda a culpa sobre a erva-mate em si é provavelmente infundado.

Como se prepara a Erva-mate

Preparar erva-mate pode ser tão simples ou tão complexo como você gostar. Você pode facilmente preparar erva-mate com saquinhos de chá ou chá a granel. Uma das maneiras favoritas é colocar a erva solta em uma prensa francesa, adicione água quente, e uma infusão como se fosse café. Os pais nos países que bebem mate geralmente iniciam as crianças com o chá feito a partir de sacos de chá, o que torna a bebida mais fraca. Seu sabor é geralmente descrito como gramada e semelhante ao chá verde.

Os puristas podem tremer, mas recentemente a erva-mate tornou-se disponível em garrafas e latas que são adoçadas e de sabor mais parecido com refrigerante do que mate tradicional. Você pode até comprar doses de erva-mate que são semelhantes as doses de cafeína concentrada.

Mas você terá a experiência completa se você prepará-lo da maneira tradicional. Beber mate é considerado uma forma de arte que pode ser comparada com a cerimônia do chá japonesa. Em vez de usar um copo, erva-mate é servida em uma cabaça e toma-se um gole através do canudo chamado de bomba. A Bomba é geralmente feita de metal ou de bambu e inclui uma parte que atua como um filtro. Cabaças tradicionais vêm do calabash ou a planta da cabaça (Lagenaria siceraria) e muitas vezes são muito lindamente esculpidas. Agora você pode comprar cabaças feitas de vidro, cerâmica, ou até mesmo silicone.

Se você quiser preparar erva-mate na forma tradicional, o pessoal da Guayaki, maior distribuidora de erva-mate da América do Norte, fornece essas instruções de preparação:

 

  • 1. Encha a cuia com erva-mate solta.
  • 2. Agite suavemente a cabaça para que a erva-mate fique de um lado, deixando um espaço aberto, do outro lado.
  • 3. Insira a bomba no centro da cabaça.
  • 4. Com cuidado, adicione um pouco de água fria, filtrada no lado aberto para umedecer a erva-mate. Incline a cabaça de modo a erva-mate poder absorver a água.
  • 5. Encha a cuia com água quente, mas não fervente.
  • 6. Conforme você bebe, continua a preencher com mais água quente. Os primeiros goles serão muito fortes, mas o sabor vai diminuindo como mais água sendo adicionada.

Culturalmente, estar bebendo erva-mate (beber mate) é um símbolo de hospitalidade. Todo mundo bebe da mesma cabaça usando a mesma bomba para promover um senso de comunidade. Você pode até mesmo ter visto fotos nas notícias do Papa Francisco, o primeiro papa da Argentina, a partilhar erva-mate com seus seguidores.

Se você ainda não tiver preparado a erva-mate assim antes, eu recomendo assistir a este pequeno vídeo antes de começar. Pode evitá-lo de queimar sua boca, sugando pedaços de folhas através de sua bomba, ou fazer um chá insuportavelmente amargo.

Imagem de erva-mate; foto de cuia e chaleira com erva-mate; imagem de chaleira e cuia de chá mate. chá de erva-mate; erva cabaça; foto de cabaça como cuia
O chá mate ou chá de erva-mate é uma bebida muito popular no Brasil.
Foto: Andrii Gorulko | Shutterstock

Possíveis efeitos colaterais da Erva-Mate

A erva-mate contém quase tanta cafeína quanto o café, por isso, se a cafeína contribui para a ansiedade ou outras condições indesejáveis ​​em você, você pode querer evitar o mate. E ao contrário do chá e café que estão prontamente disponíveis em versões descafeinada, não existe uma versão descafeinada da erva-mate.

Erva-mate em excesso quando você não está acostumado a isso pode levar a fezes amolecidas. A erva-mate não é recomendada para mulheres grávidas, uma vez que baixo peso, defeitos de nascença, partos prematuros, e síndrome de abstinência neonatal têm sido observados. E tenha em mente que se você fumar ou beber álcool bastantes, estes, combinados com erva-mate poderia aumentar o risco de certos tipos de câncer, especialmente se você beber mate extremamente quente.

A erva-mate já é muito popular em partes da América do Sul e seu consumo está subindo rapidamente em muitas partes do mundo – especialmente nos Estados Unidos e em todo o Oriente Médio. Com todos os seus muitos benefícios à saúde, é fácil ver como esta bebida em alta-tendência faz jus à sua reputação como “a bebida dos deuses”.[Via]

Por Deane Alban

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *