Uma imagem rara capturou o momento em que uma enorme aranha é “derrotada” e engolida por um fungo parasita, com esporos brotando das costas, pernas e cabeça do aracnídeo.
“Embora não seja incomum encontrar insetos parasitados por fungos ‘zumbis’ na natureza, é uma raridade testemunhar grandes aranhas sucumbindo a esses conquistadores fúngicos”, disse o biólogo evolucionista Roberto García-Roa, que tirou a fotografia.
Primeiramente impressionante, a foto é uma das imagens vencedoras da competição de fotografia BMC Ecology and Evolution. A imagem é do biólogo evolucionista Roberto García-Roa, e ficou em 2º lugar na categoria Plantas e Fungos.
“Na selva, perto de um riacho, encontram-se os restos de uma conquista moldada por milhares de anos de evolução.”
Escreveu García-Roa em um editorial da BMC Ecology and Evolution divulgado hoje, 18 de agosto.
Atualmente, muitas espécies de fungos são conhecidas por parasitar aranhas, e pessoas em todo o mundo estão registrando casos de parasitas brotando dos corpos de aracnídeos mortos.
Até onde sabemos, a maioria das espécies pertence às famílias Cordycipitaceae e Ophiocordycipitaceae.
Neste caso, as espécies de aranha e fungo na imagem de García-Roa não são conhecidas, mas o fungo parece ter entrado em seu hospedeiro e dominado o corpo da aranha.
Nesse sentido, a competição de fotografia BMC Ecology and Evolution convida pesquisadores de todo o mundo a apresentar imagens que capturam o mundo natural.
Abaixo, a foto que venceu na categoria Plantas e Fungos mostra uma formiga que foi colonizada por um fungo zumbi, o Ophiocordyceps. Que, por sua vez, estava com outro fungo parasita.
Fungo Zumbi
O Ophiocordyceps, por exemplo, é um gênero de fungos parasitas conhecido por sua capacidade de transformar formigas em zumbis, controlando seus corpos antes de matá-las.
“As florestas habitadas por esses fungos também compartilham linhagens fúngicas micoparasitas que podem parasitar, consumir e até castrar o Ophiocordyceps.”
Escreveu João Araújo, um micologista do Jardim Botânico de Nova York que enviou a foto vencedora da categoria, no editorial.
“Somente recentemente os cientistas começaram a catalogar e descrever esses fungos ainda desconhecidos que podem matar outros fungos.”
O vencedor geral da competição de 2023 foi uma imagem do fungo invasivor poro laranja (Favolaschia calocera).
Tal espécie foi recebeu sua primeira identificação em Madagascar e desde então se espalhou pelo mundo.
Abaixo a fotografia mostra o fungo crescendo em madeira morta na floresta tropical australiana.
“Apesar de sua aparência inocente e bonita, o fungo poro laranja é uma espécie invasora que desloca outros fungos e está se espalhando pela floresta tropical australiana”, escreveu Cornelia Sattler, da Universidade de Macquarie, na Austrália, que tirou a foto, no editorial.
“É importante monitorar de perto esse fungo, cujos esporos frequentemente os seres humanos transportam, para proteger a biodiversidade da Austrália.”
No ano passado o vencedor geral da competição de 2022 também concorreu com uma foto de fungo parasita.
Finalizando, a imagem campeã acima de García-Roa, tirada na selva peruana, mostra esporos do fungo zumbi Ophiocordyceps brotando do corpo de uma mosca.
Fonte: Live Science