As melhores plantas para purificar o ar de casa, segundo pesquisa da NASA

plantas que mais purificam o ar segundo pesquisa

Sem dúvida, as plantas de interior são muito mais do que apenas elementos decorativos. Elas também são purificadores de ar naturais, capazes de remover toxinas e melhorar a qualidade do ambiente em que vivemos.

Ao menos, é o que indicam estudos científicos como o da NASA Clean Air Study, por exemplo. Os quais investigaram as plantas mais eficazes na remoção de substâncias poluentes comuns, como benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e amônia.

Se você está pensando em trazer um pouco mais de verde para sua casa e, de quebra, respirar um ar mais puro, este post é para você.

As melhores plantas para purificar o ar, segundo o estudo da NASA então, seriam estas:

  • Jiboia (Epipremnum aureum)
  • Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
  • Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
  • Dracena (Dracaena deremensis)
  • Clorofito (Chlorophytum comosum)
  • Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)

Jiboia (Epipremnum aureum)

Muito popular no lares brasileiros, a jiboia, planta de crescimento rápido e fácil manutenção, é uma das favoritas para purificar o ar. Isso porque, a jiboia é especialmente eficaz na remoção de formaldeído, xileno e benzeno. Ela é perfeita para pendurar em cestos ou para decorar prateleiras. Além disso, se adapta a diversas condições de luz, tornando-a uma ótima opção para iniciantes.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

Uma verdadeira heroína, a Espada-de-São-Jorge é conhecida por sua resistência e por sua capacidade de purificação. Pois, ela remove toxinas como benzeno, formaldeído, tricloroetileno e xileno do ar. Outra grande vantagem é que ela continua liberando oxigênio e removendo poluentes durante a noite, tornando-a perfeita para o quarto.

Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)

Com suas folhas verde-escuras e flores brancas elegantes, o Lírio-da-paz é um excelente purificador. Visto que, ele atua na remoção de uma ampla gama de poluentes, incluindo amônia, benzeno, formaldeído e tricloroetileno. O lírio-da-paz é uma planta que gosta de sombra e solo úmido, ideal para escritórios ou salas com pouca luz natural.

Dracena (Dracaena deremensis)

Existem diversas variedades de Dracena, e todas são ótimas para melhorar a qualidade do ar. Pois, essa planta ajuda a remover poluentes como xileno, tricloroetileno e formaldeído. Além disso, dracenas são fáceis de cuidar e têm uma aparência escultural que se encaixa bem em diferentes estilos de decoração.

Clorofito (Chlorophytum comosum)

Também conhecida como planta-aranha, o Clorofito é incrivelmente resistente e fácil de cultivar. Pesquisas mostram que ele é muito eficaz na remoção de formaldeído e xileno. É ideal para quem busca uma planta de baixa manutenção que ainda oferece benefícios significativos para a qualidade do ar.

Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)

Além de suas flores coloridas e vibrantes, o Crisântemo é uma poderosa planta purificadora. Ele é especialmente bom na remoção de benzeno, uma substância comum em plásticos e produtos de limpeza. No entanto, lembre-se de que a planta só purifica o ar durante a floração.


Dicas extras para ter plantas que purificam o ar:

  • Variedade é a chave: combine diferentes tipos de plantas para combater uma variedade maior de poluentes.
  • Quantidade importa: quanto mais plantas, maior o efeito. A NASA sugere cerca de uma planta a cada 9 metros quadrados.
  • Cuide bem delas: mantenha suas plantas saudáveis e livres de pragas para que possam fazer seu trabalho de forma eficiente.

Cultivar essas plantas em casa não só melhora a qualidade do ar que você respira, mas também adiciona beleza e vida ao seu ambiente.

Aqui em nosso apê, temos muitas plantinhas e até pequenas árvores em vasos! Mas, e você, qual dessas plantas você já cultiva e quais serão suas próximas escolhas, heim?

Conta pra gente, aqui nos comentários!

Um abraço 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *