Em uma votação histórica, o estado do Colorado, nos Estados Unidos, aprovou por uma margem de votos muito apertada a legalização do consumo dos cogumelos mágicos, incluindo seu componente ativo, a psilocibina, durante as eleições de meio de mandato realizadas em 8 de novembro de 2022.
Com uma estreita maioria de 51% dos votos, a população deu luz verde a uma proposta de lei que permite que pessoas com mais de 21 anos cultivem, consumam e compartilhem esses cogumelos.
Além disso, a emenda também viabiliza a criação de “centros de tratamento”, instituições regulamentadas pelo estado onde os indivíduos poderão ingerir psilocibina como parte de tratamentos para questões de saúde mental.
Diferentemente da maconha, que já é legalizada no Colorado há uma década, a psilocibina não poderá ser comercializada em lojas convencionais.
Os defensores da medida, incluindo os autores da proposta, Kevin Matthews e Veronica Lightening Horse Perez, destacaram que os eleitores do Colorado reconheceram os benefícios do acesso controlado a recursos naturais, como a psilocibina, para auxiliar no tratamento de problemas como estresse pós-traumático, doenças terminais, depressão, ansiedade e outros distúrbios de saúde mental.
A campanha pela legalização da substância recebeu um financiamento considerável, no valor de US$ 4,5 milhões, da Natural Medicine Colorado, uma organização que promove o acesso legal a plantas e fungos que foram criminalizados.
Por outro lado, a oposição à emenda tinha como liderança um grupo com o nome de “Proteja as Crianças do Colorado” (Protect Colorado’s Kids), que arrecadou apenas US$ 51 mil em recursos.
A Proposta 122 também abrirá a possibilidade para que os centros de tratamento ofereçam outros tipos de substâncias psicodélicas a partir de 2026. Como por exemplo, a ibogaína, a mescalina e o DMT.
A expectativa é que os primeiros centros desse tipo comecem a operar em 2024.
Entretanto, algumas incertezas persistem em relação à posse de psilocibina, como, por exemplo, a quantidade máxima de cogumelos que uma pessoa poderá portar ou distribuir. Uma questão cuja decisão ainda será dos tribunais.
Essa indefinição pode dar origem a discussões prolongadas, semelhantes às que ocorreram no estado do Oregon. O qual se tornou o primeiro nos EUA a legalizar os cogumelos em 2020, e levou dois anos para definir os detalhes da regulamentação.[Via]