Comer comida queimada faz mal à saúde?

comer comida queimada faz mal à saúde; por que alimentos queimados fazem mal; é melhor tirar partes queimadas de alimentos; comida queimada acrilamida risco de câncer

Comer comida queimada pode prejudicar a saúde? Estudos científicos exploram a conexão com o câncer, mas afirmam que mais pesquisas são necessárias.

É provável que você mantenha até hoje alguns dos hábitos alimentares que aprendeu quando era jovem, possivelmente sem perceber.

Enquanto alguns desses hábitos podem ser apenas superstições, há um costume que ganhou relevância devido a uma descoberta científica mais recente.

Em 2002, cientistas da Universidade de Estocolmo, na Suécia, descobriram que pode ser aconselhável remover as partes queimadas dos alimentos, como torradas, devido à formação de uma substância que se chama acrilamida.

A acrilamida se forma quando aquecemos certos alimentos a altas temperaturas, reagindo o açúcar dos alimentos com o aminoácido asparagina, resultando na cor e sabor característicos de alimentos queimados.

Embora a acrilamida seja carcinogênica em animais, sua relação com o câncer em seres humanos ainda não tem uma comprovação conclusiva. No entanto, estudos indicam que ela pode ser neurotóxica, afetando o sistema nervoso.

Além disso, a exposição de longo prazo à acrilamida na alimentação pode estar associada a distúrbios neurodegenerativos e outros problemas de saúde. No entanto, a relação precisa entre a acrilamida e o câncer em seres humanos continua incerta.

Embora a indústria alimentícia esteja tomando medidas para reduzir a presença de acrilamida em seus produtos, ainda são necessárias mais pesquisas para entender completamente os riscos associados à ingestão de acrilamida.

Portanto, continuar evitando ingerir partes de comida queimada pode ser uma precaução sábia, mesmo que a relação exata com o câncer permaneça em debate.

Via BBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *