Estudo: ‘atletas de fim de semana’ também obtêm benefícios cardíacos

estudo novo sobre exercícios físicos dois dias na semana; pesquisa mostra que fazer exercícios um ou dois dias reduz risco de doenças cardiovasculares; estudo compara atletas regulares com 'atletas de fim de semana'

Primeiramente vamos relembrar que a atividade física é fundamental para a saúde cardíaca, isso segundo a Organização Mundial da Saúde. Nesse sentido, veremos uma pesquisa que aborda o debate entre ser ativo regularmente ao longo da semana ou ser um “guerreiro de fim de semana” que concentra a atividade em um ou dois dias.

Um novo estudo analisou a relação entre esses padrões de exercícios físicos e o risco de eventos cardiovasculares como:

  • ataques cardíacos,
  • insuficiência cardíaca,
  • batimentos cardíacos irregulares e
  • derrames.

O estudo envolveu 89.573 participantes e constatou que tanto os “guerreiros de fim de semana” quanto as pessoas regularmente ativas apresentaram riscos significativamente menores de eventos cardiovasculares em comparação com os inativos.

Atletas de fim de semana x pessoas regularmente ativas

Os “guerreiros de fim de semana” tiveram:

  • uma redução de 27% no risco de ataque cardíaco,
  • 38% menos risco de insuficiência cardíaca,
  • 22% menos risco de batimentos cardíacos irregulares e
  • 21% menos risco de AVC.

Enquanto as pessoas regularmente ativas tiveram:

  • uma redução de 35% no risco de ataque cardíaco,
  • 36% menos risco de insuficiência cardíaca,
  • 19% menos risco de batimentos cardíacos irregulares e
  • 17% menos risco de AVC.

Limitações no estudo sugerem calma nas expectativas

No entanto, o estudo apresentou algumas limitações, incluindo a definição de “guerreiro de fim de semana” como aqueles que fazem pelo menos metade de sua atividade em um ou dois dias, sem considerar os dias reais da semana em que a atividade foi realizada.

Além disso, os rastreadores de atividades não capturam adequadamente exercícios de treinamento de força e atividades estáticas, que também têm benefícios para a saúde cardiovascular.

Pesquisas anteriores sugerem que a flexibilidade nos padrões de atividade pode beneficiar a saúde do coração. Estudos mostraram que sessões curtas de atividade física vigorosa ao longo do dia podem reduzir significativamente o risco de morte cardiovascular. Mesmo pequenas quantidades de atividade física vigorosa, como 19 minutos por semana, estão associadas a uma redução significativa no risco de morte por causas cardiovasculares.

Resumindo

Por fim, os resultados do estudo e pesquisas anteriores indicam que, se for difícil encontrar tempo para atividade física durante uma semana movimentada, é benéfico planejar atividades moderadas a vigorosas em alguns dias da semana ou no fim de semana.

No entanto, a evidência também sugere que a atividade física regular ao longo da semana oferece benefícios adicionais à saúde do coração.

Portanto, a flexibilidade na forma como a atividade física é acumulada ao longo da semana é encorajadora, permitindo que mais pessoas sejam ativas quando for conveniente e prático para elas, combatendo o sedentarismo.

Via The conversation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *