Primeiro ser humano recebe o chip cerebral Telepathy, da Neuralink
O dispositivo cerebral desenvolvido pela Neuralink promete ser uma ajuda para indivíduos com dificuldades motoras.
A Neuralink, empresa do magnata Elon Musk, alcançou um marco ao realizar com sucesso o implante de um de seus chips cerebrais sem fio em um ser humano pela primeira vez.
O bilionário anunciou a notícia nas redes sociais na segunda-feira (29), destacando que a “atividade cerebral está promissora” e o paciente estava “se recuperando bem” um dia após o procedimento.
A identidade da pessoa submetida ao implante cerebral da Neuralink permanece confidencial. A divulgação de Musk marca um avanço nas interfaces cérebro-computador (ICC), com o empresário prevendo que a inserção cirúrgica de chips se tornará algo comum no futuro.
A Neuralink recrutou pacientes humanos para seu primeiro teste clínico, obtendo aprovação da FDA. Assim, a empresa direcionou seus esforços para pessoas com quadriplegia devido a lesões na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).
O objetivo inicial do dispositivo é possibilitar que as pessoas controlem um cursor de computador ou teclado apenas com seus pensamentos.
Musk não forneceu detalhes sobre o procedimento ou o progresso do teste clínico. Entretanto, ele mencionou que os resultados iniciais indicaram uma detecção promissora de impulsos cerebrais.
A empresa
A Neuralink, empresa de Elon Musk, tem foco no desenvolvimento de interfaces cérebro-computador (ICC). Sendo assim, seu principal produto, o chip cerebral, visa estabelecer uma conexão direta entre o cérebro humano e os computadores.
- Além do controle telepático de dispositivos, como telefones e computadores, a tecnologia oferece esperança para aqueles que perderam a capacidade de usar seus membros devido a condições médicas.
- O chip cerebral Telepathy, é alimentado por uma bateria sem fio, e utiliza 64 fios flexíveis para registrar e transmitir sinais cerebrais sem fio para um aplicativo que interpreta os movimentos pretendidos pelo usuário.
- Esses componentes, mais finos do que um fio de cabelo humano, são implantados em uma área específica do cérebro responsável pela intenção de movimento.
Cientistas criam chip biodegradável com ‘pele’ de cogumelos
Futuro
Apesar do alegado sucesso do implante do chip cerebral da Neuralink ser um marco importante, é importante observar que as ICCs ainda estão em estágios experimentais. Ou seja, envolvendo cirurgias cerebrais invasivas que ainda não estão disponíveis de maneira generalizada.
Porém, o procedimento tem o potencial de auxiliar pessoas com distúrbios neurológicos e impulsionar avanços significativos na neurociência e medicina.
A Neuralink esteve envolvida em controvérsias nos últimos anos. Em dezembro de 2022, por exemplo, uma reportagem da Reuters apontou que testes da empresa resultaram na morte de 1.500 animais.
Meses depois, o chefe do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos indicou não ter encontrado violações nas regras de pesquisa com animais. Embora, a agência ainda esteja conduzindo investigações sobre o assunto.
Fonte: Engadget