O ADAM, primeiro gel anticoncepcional masculino, alcançou uma eficácia de 99% em seus testes iniciais.
Desenvolvido pela Contraline, uma empresa de biotecnologia nos EUA, esse hidrogel não hormonal impede a liberação de espermatozoides durante a ejaculação. Ao mesmo tempo, mantém intacta a experiência da ejaculação para os homens.
Em testes com homens entre 25 e 65 anos, a contagem de espermatozoides diminuiu consideravelmente, chegando a uma redução de 99 a 100% um mês após a aplicação do gel, sem relatos de efeitos colaterais graves.
O CEO da Contraline, Kevin Eisenfrats, descreve o anticoncepcional masculino em gel como um filtro para o esperma. Nesse sentido, ele age permitindo a passagem do líquido seminal enquanto bloqueia os espermatozoides.
Leia também: Casais sem filhos têm relacionamento mais estável e feliz, aponta estudo
Alternativa para a vasectomia
Ele compara esse método a um DIU para homens, oferecendo uma alternativa reversível à vasectomia.
Ou seja, ideal para quem não está prontamente interessado em uma solução permanente de contracepção.
O procedimento é simples:
- utilizando anestesia local em consulta médica, o profissional irá injetar o gel no canal deferente, responsável pelo transporte dos espermatozoides dos testículos para fora do corpo.
A próxima etapa envolve ensaios clínicos para avaliar a reversibilidade do gel.
Como funciona o procedimento?
Ao contrário da vasectomia, que corta e fecha os canais de transporte dos espermatozoides, o método Contraline envolve um pequeno furo no saco escrotal, usando um dispositivo para inserir um gel especial nos canais deferentes.
Após a remoção do dispositivo, o furo se fecha naturalmente.
Apesar dos resultados iniciais promissores, serão necessários mais testes clínicos para avaliar a eficácia do gel na prevenção da gravidez e sua reversibilidade.
Leia também: 45% das brasileiras não sabem quando ou se terão filhos
Duração da contracepção
A princípio, o gel foi projetado para se dissolver ao longo de 1 a 2 anos. E nesse período, os homens serão acompanhados para compreender a duração desse processo.
Por fim, com potencial para revolucionar a contracepção masculina, a expectativa é que o produto esteja disponível para venda até 2027.
Leia também: Anticoncepcional pode afetar área do cérebro ligada ao medo, revela estudo
Fonte: Weird