Este nutriente de carne e laticínios pode ajudar no combate ao câncer, sugere estudo

cientistas descobrem nutriente em produtos de origem animal que combate o câncer; O ácido transvacênico (TVA), nutriente presente em produtos de animais que pastam pode melhorar a ação das células do sistema imunológico; carne de vaca e leite de cabra e ovelhas podem ter benefícios contra o câncer

Um nutriente presente em carne e laticínios parece ter impacto na luta contra o câncer.

O ácido transvacênico (TVA), um ácido graxo de cadeia longa, contribui para melhorar a ação das células do sistema imunológico. Isso, de acordo com um estudo da Universidade de Chicago nos EUA.

A pesquisa destacou que o TVA, encontrado em produtos de animais que pastam, como vacas e ovelhas, aprimora a resposta imune ao câncer. A análise revelou que este ácido graxo melhora a capacidade das células T CD8+ de se infiltrarem nos tumores e destruírem as células cancerígenas.

Publicado recentemente na revista Nature, o estudo indicou que pacientes com níveis elevados de TVA no sangue tiveram uma resposta mais eficaz à imunoterapia. Isso sugere o potencial do TVA como um complemento nutricional para os tratamentos clínicos.

O professor Jing Chen, um dos autores do estudo, mencionou a complexidade de compreender a ligação entre dieta e saúde, observando que o foco em nutrientes específicos pode revelar como eles impactam a fisiologia e a patologia humanas.

Leia também: A relação entre alimentação e humor está na conexão entre cérebro e intestino, entenda

A influência da dieta na saúde

A pesquisa explorou como os nutrientes afetam as respostas das células T, identificando o TVA como um impulsionador da imunidade antitumoral. O ácido graxo trans foi o destaque entre os compostos estudados, demonstrando sua capacidade em experimentos com células humanas e modelos de camundongos.

Chen ressaltou a possibilidade de outros nutrientes, tanto de origem animal quanto vegetal, possuírem efeitos semelhantes na ativação das células T. A pesquisa, no entanto, enfatiza a necessidade de determinar a dosagem ideal do TVA como suplemento, independente da fonte alimentar.

Além disso, os pesquisadores alertaram sobre os riscos associados ao consumo excessivo de carne vermelha e laticínios, destacando que o estudo não deve ser interpretado como uma justificativa para aumentar o consumo desses alimentos.

Leia também: Dieta vegana tem apenas 30% do impacto ambiental de uma dieta rica em carne, aponta estudo importante

O estudo concluiu que suplementos nutricionais como o TVA poderiam promover a atividade das células T no combate ao câncer. Ainda assim, Chen sugere a existência de outros nutrientes, especialmente de origem vegetal, que possam ter efeitos similares, baseando-se em dados preliminares sobre ácidos de plantas que sinalizam através de receptores semelhantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *